Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Sou muito novato em overclock (nunca fiz), e estou com uma série de dúvidas que talvez um de vocês que tenham experiência possam me ajudar... vou tentar resumir aqui mas detalhando o máximo possível.

Estou com a seguinte configuração:

APU Ryzen 3 2200g

MSI a320M PRO-M2

G.Skill Ripjaws F4-2400C15D-16GVB (são 2 pentes de 8GB, kit)

SSD Kingston A400 120GB

placa-mãe atualizei a BIOS logo que liguei: 7B84v15 de 30/01/2019

Não alterei o processador, rodando padrão 3.5Ghz.

Memória por padrão começou em 2133 sendo na caixa vendido como 2400. Até aí tudo bem, já tinha lido sobre isso, e essa memória disponibilizou 2 padrões XMP, 2133 e 2400 ambos com 15-15-15-35, então ativei o 2400. Instalei win10 e testei o básico. Assistindo um video tela cheia fullHD do Youtube, a tela ficou preta em 10 minutos (o que já me deixou P da vida), pesquisei e vi que ocorre isso por causa dos drivers, atualizei todos e nunca mais (por uns 3 dias) deu tela preta. Ok.

Então, na placa-mãe tem na BIOS um tal de "Memory try-it!" com várias configurações de clock/timing padrão.

Tentei uma qualquer de 2667 e acessei windows normal, naveguei, etc.... instalei de teste o Fortnite (que é relativamente leve, já que a APU não é grandes coisas para jogos - e o objetivo do PC não é esse, apenas para teste), rodou engasgando muito (baixo FPS) em qualidade alta (que veio por padrão no jogo), reduzi para média mas ficou "quadriculado", deixei médio mas com resolução fullHD (1920x1080) e rodou "bonito" e suave (bem próximo do PS4).

Aí tentei passar para 2933 (que é padrão do Ryzen pelo que andei lendo).

Tem 3 perfis no "Memory try-it!" para 2933:

1. 14-16-16-16-34

2. 16-18-18-18-36

3. 18-20-20-20-38

No primeiro perfil, instalei Ubuntu, win10, naveguei, tudo perfeito. Porém, ao tentar jogar Fotnite deu crash, o jogo travou e o relatório da Epic não conseguiu registrr o motivo, desconfiei da memória. Baixei para o segundo perfil citado acima, e rodou perfeito, porém engasgou um pouco (mais do que no 2667) mas não travou, ou seja, a memória realmente influenciou nisso.

Passei um Memtest (via pendrive, dando boot) que demorou 4 horas na configuração 2933 16-18-18-18-36 e zero erros. 

Agora minhas dúvidas:

- Sinceramente, na prática, não senti diferença alguma dando overclock... pelo contrário, engasgou mais no jogo (apesar de nesse caso eu achar que foi a conexão). Como posso realmente verificar alguma melhoria (algum teste prático de dia a dia, não benchmark só para ter números)? Pretendo usar esse PC para trabalho, usando bastante programação e alguns programas gráficos (e pretendo usar Linux), vou sentir diferença no dia a dia?

- Existe algum problema, no sentido de estragar algo, vida util, etc. em manter essa configuração acima do padrão? Ou já que não tem diferença visível no uso comum, melhor deixar o 2400 mesmo?

- Se a resposta das duas perguntas acima forem positivas, ou seja, posso usar em 2933 sentindo diferença e não vai estragar nada, por que então vendem memórias em 2933 (ou 3000) beeem mais caras?? Se basta um overclock???

- Por fim, toda dica ou sugestão será muuuito bem vinda!! :)

Obrigado!!!!

Postado

Antes de mais nada, o Ryzen aceita até 2933mhz de forma padrão. Acima disso só com overclock.

Outra coisa, over de memórias você precisa fazer vários testes, não somente em um game ou uma atividade.

Recomendo postar essa dúvida na área de Overclock

Postado

@Alexx Ares Boa noite, não há problema algum usar em 2933 MHZ, inclusive a minha esta em 2933 e não dá problema algum, se você realizou os testes e foi tudo bem ok o sistema esta estável, se engasgar vai baixando aos poucos até que estabilize, os Ryzen trabalham melhor com memórias mais altas e em duo channel, as memórias de 2933 e 3000 são mais caras porque se fizer overclock chega a 3200 fácil e não precisa de ajustes e existem placas mãe que não permitem overclocks de memória.

Espero ter ajudado, se esta estável deixa 2933 que fica ótimo. 

• mês depois...
Postado

Pessoal,

Obrigado pelas respostas e desculpe a demora em responder, mas agora após alguns meses de uso, posso relatar a experiência até aqui:

Estou usando o Ryzen 2200G na placa MSI A320 PRO-M2 com a função de "turbo" do clock ligada, assim ele fica constante em 3.7GHz e o cooler no máximo (para mim sem problema).

A memória, usando no perfil "try it!" da placa-mãe em 2933Mhz CL 16-18-18-18-36 em dual channel.

Estou usando o Linux Mint 19 e passei sufoco, pois o Kernel não era preparado para os novos Ryzen, nem ligava na instalação, mas pesquisando descobri como instalar, atualizar Kernel, etc.. mas ele tinha uns congelamentos do nada, e identifiquei nos logs que era problema com a placa de video (integrada, APU) e o driver genérico para Linux....

Porém no final de abril a AMD lançou drivers para Ubuntu (que o Mint usa) da APU Vega e instalei... de lá para cá nunca mais tive problemas está perfeito como eu esperava.

Em resumo: os problemas que tive foram de sistema e drivers, creio que processador e memória estão totalmente estáveis nessa configuração!

Obrigado novamente!!

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 11 meses depois...
Postado

@Alexx Ares se possivel, se ainda tiver esse sistema, pode tirar foto da bios na aba de timings com os outros timings? eu tenho essa memoria mas minha placa-mãe nao tem o "try it" da sua, e se você puder me dar os dados que a sua placa-mãe criou para todos os timings a minha ficaria mais estavel...

e qual a tensão q esta a memoria nesses timmings 16-18-18-18-36? obrigado pelo post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...