Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde! 

Tenho uma placa que aciona o ar quente e ar condicionado fo meu carro,

Identifique junto a um amigo que o defeito é um SMD danificado.

Por estar danificado bem na parte superior, não é possivel fazer a leitura completa do codigo.

Na internet encontrei uma pessoa com o mesmo problema e ele informou que encontrou um equivalente, mas este eu não encontro no mercado.

Tudo que sei é que quando a placa funcionava normalmente, a peça ( no caso uma válvula que abre e fecha) recebia a tensão de 12v (abria) e regulava gradativamente ate quase 0 (fechava)

Alguém sabe me dizer se existe algum smd que posso colocar no lugar deste?

Grato15542368707893262745444861588149.thumb.jpg.a890cde9336ed5c8d246e1d588bf044f.jpg

adicionado 4 minutos depois

15542372172007372889638631341837.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Amigo, o que esta tal...

2 horas atrás, Bonsegno disse:

pessoa com o mesmo problema

te relatou? qual o equivalente que ela achou? ok você não encontra no mercado mas nem o nome ela ou a net te passou?

Isto daí ta com cara de regulador de tensão. Se bem que Q deve ser tr ou mosfet mesmo. A régua tapou a visualização mais abrangente do circuito. O primeiro teste: ve se algum contato dele vai pro ci maior, qual ele é e se tal pino é o vcc dele. Vê também se algum vai em direção a entrada 12v. Depois ve se ele vai pra saída tipo pra acionar um solenoide ou algo do gênero. Aí sim pode ser tr ou mosfet mesmo.

Te adiando que ele pode não ter partido e partido sozinho.

• Curtir 2
Postado

@Isadora Ferraz

Bom, sou leigo no assunto, mas o que encontrei na internet como "correspondente" seria fdd 02 AB 3055 e  quem informou, garantiu que estava certo. ( porém, não encontrei no mercado)

O pouco que consigo ler neste que esta na foto é P8T ou P87 (não é possivel ler direito) e logo em baixo 52 70A. 

( não consigo focar na foto)

Esse circuito aciona um solenoide, vou tentar fazer os testes q você falou. 

Muito obrigado por enquanto.

Postado

De cara vejo um regulador de tensão, pois da pra perceber que o pino do meio é negativo, o amigo @Bonsegno poderia medir pra gente ter certeza. Outro indício é o capacitor de 100uF/10V ali do lado, tô quase conseguindo ver o pino 3 do componente desconhecido ligado no positivo do capacitor (isso também pode ser medido pra se ter certeza). 

Resumindo:

Vê se o pino 1 vai no 12V;

O 2 no negativo;

E o 3 no positivo do capacitor. 

Se for isso se tem um regulador de tensão. 

Quem aciona o solenoide é o relé ali do outro lado. 

Eu (eu) arriscaria num 7805 pra ver no que dá. 

• Curtir 1
Postado

Caraca, por isso que é cada um no seu quadrado, como não sou da área de eletrônica não entendo nada, mas vou hoje medir essas tensões e colocar aqui. Até agora muito obrigado a ajuda de vcs.

Postado
1 hora atrás, Bonsegno disse:

mas vou hoje medir essas tensões

Deve medir a continuidade entre os pontos citados, ligar a placa não resolve pois está com defeito. 

• Curtir 1
Postado

Boa Noite. Fiz alguns testes.

Com a placa ligada e desligada.

No carro esta placa é responsavel pelo controle do ar quente entre outras funções.

Quando ela funcionava normalmente, com a seletora de temperatura do ar da cabine no " quente" ela manda um pulso de + ou - 7v para a válvula solenoide e com o ar em modo "Frio" aproximadamente 12v   (ou vice e versa não me recordo)

Medindo diretamente nos terminais deste SMD com a placa ligada. Obtive 5v (como diz na foto) mas quando mudava a seletora do ar de posição para "quente", não acusava tensão.

15543389176361594903027432990299.jpg

• Membro VIP
Postado

Amigo por hora meça apenas com a placa desligada e desconectada como na foto. Escala de bip. Meça entre o 2 e 4 vai ouvir o bip. Agora entre o 4 e o - do capacitor 16v 100uF aquela bolinha branquinha na placa. Depois entre o 3 e algum pino do conector que é a entrada 12V. E depois entre o 1 e algum pino no ci. Se cada medida der bip, isso é um bom indicio que aquilo é de fato um regulador 7805. Se bem que ao medir 5V no 4 ele pode perturbadoramente estar ok e pode ser um LM317 ou do gênero...

Smd é ruim de achar mas com alguma habilidade você pode colocar um pth "normal" TO220.

abç

• Curtir 2
Postado

Boa Tarde, desde ja quero agradecer a ajuda que estou recebendo.

Meu multimetro não tem a escala com bip mas medi tudo na escala que tem o símbolo do Diodo com a placa desligada.

Obtive os seguintes resultados:

1- 2 e 1 - 4  um valor aproximado de 600.

2 - 4  um numero diferente de 1 e bem proximo de 0

4 com negativo do capacitor  um valor perto de 600

1 com pino do CI  varios valores. Variava de acordo com o pino, mas saiu do 1 .

3 com todos os pinos do conector nao acuso nada. ( quando testei com a placa ligada ele acusou 5 v )

• 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!