Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações meus colegas da computação.

Recentemente me tornei um entusiasta do Linux, meio que fui obrigado devido à um atrito severo com as limitações do Windows 10 (sinto que o sistema é que me controla, o que é inaceitável visto que deveria ocorrer o oposto). Mas ainda preciso do windows para algumas finalidades, já que é inconcebível rodar Eurotruck Simulator e Cuphead no linux, sendo dois títulos que eu adoro.

Pois bem, para rodar estes dois títulos eu gostaria de ter o windows 7, sei que muitos aqui tratam o fórum como se fosse o "clube do windows 10" já que não importa o quanto o criador do tópico diga que quer usar uma versão anterior do windows, sempre vai haver gente inteligente para enumerar as grandes desvantagens de se usar algo obsoleto (acreditem, eu li dezenas de tópicos onde isso acontece), por isso quero adiantar que não insistam, quero o Windows apenas para rodar estes dois títulos e eventuais limitações de programas incompatíveis com o linux, para tanto quero uma máquina com windows 10 também, mas meu SO principal será o Linux Mint, sistema pelo qual tornei apaixonado nos últimos meses.

Para rodar 3 sistemas operacionais estou pensando no HD, seria ideal ter 2Tb a disposição, sendo 1 para o Linux e 1 para os dois windows. Li algo sobre discos rígidos que funcionam em uma velocidade melhor por causa do slot na placa-mãe, por isso gostaria de saber se é possível uma placa-mãe com as entradas de teclado e mouse antiga e com este slot moderno do HD, que também seja compatível com um processador AMD.

Ainda não decidi com modelo de processador utilizar, gostaria mesmo do Ryzen 5 2400G, por mais que possa ser uma dor de cabeça tentar rodar o windows 7 nisso, apesar de que não seria de todo ruim ficar incapacitado de rodar o windows 7, mas o hardware precisa funcionar corretamente no linux mint.

Ao todo tenho R$2.000,00 a disposição para as peças da CPU, ressaltando que comprarei a placa de vídeo com um valor a parte, quero uma recomendação de placa de vídeo para comprar futuramente, procuro um bom custo benefício e saber se será melhor uma AMD ou Nvidia. A placa-mãe deverá ser escolhida também pensando nestas placas de vídeo, o problema é que eu não entendo nada de placas mães.

Caso o que eu esteja pedindo seja impossível, peço humildemente suas melhores recomendações. Se tiverem builds do pcpartpicker ou do craftmybox estarei analisando também. Desde já obrigado!

Postado

@marcos faccin Cara são poucos que vejo que ainda gostam do nosso velho e querido Windows 7. Não creio que consiga usar o R5 2400G com W7 (infelizmente). Pois a maioria das placas mães dessa nova geração já deixaram de dar suporte para Windows 7, e no máximo Windows 8 acima que ainda possam dar suporte. Mas não custa nada tentar instalar o W7 e ver como fica.

Acompanhando o tópico.

• Curtir 1
Postado

@Thiago Carlini Uma coisa que eu não entendo direito, o que não suporta o W7 é a placa-mãe ou o processador? Ou no caso, o processador não é compatível com nenhuma placa-mãe que dê suporte ao W7? Pois algo que eu verifiquei em todos os posts que procurei sobre tentar funcionar o W7 em um processador moderno, é que todos já tinham computadores montados e no caso eles procuravam adaptar o software ao hardware, eu estou aqui trilhando o caminho inverso.

Inclusive se alguém souber de um tópico de algum maluco que montou um pc pra instalar o W7 pode compartilhar aqui que eu vou analisar.

Postado

@marcos faccin O processador influencia muito pouco em poder usar tal sistema operacional, o que implica é a placa-mãe e os devidos suportes e drivers. Infelizmente o Windows 7 já saiu de linha a uns 2 anos (ou mais), então o suporte para ele drivers de controladores da placa-mãe (chipset, HDD, rede, vídeo onbard e etc...) foi substituído para suporte ao Windows 8. É isso que implica, ás vezes você pode colocar o Windows 7 e faltar alguns drivers como de chipset (que influência também no bom funcionamento do processador, pois é ele que controla tudo no PC) e acaba ficando pior do que se estivesse usando o Windows 10 com todos os drivers devidamente instalados. 

Lembra de quando o Windows XP estava saindo do mercado e o Windows 7 estava sendo implantado? Muitos assim como eu demorou a aceitar o W7 como sistema padrão, pois ainda não tinha suporte a drivers ou até mesmo PC's antigos que funcionavam bem com Windows XP, não se davam bem com o W7 por ser um pouco mais pesado para hardwares mais defasados.

É quase a mesma lógica para o Windows 10, não sei se expliquei muito bem, mas teremos mais respostas de outros que podem te auxiliar melhor.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Lembre-se que placas AMD possuem desempenho sofrível no Linux, incluindo a Vega 8 do 2400G.

Eu pegaria um R5 1600 que tá mais barato que ele e é melhor, em conjunto com placa nVidia que couber no seu bolso. 

Sim, dá pra rodar vários games no Linux (com driver proprietário da nVidia), alguns títulos são multiplataformas como o próprio Euro Truck Simulator, outros por WINE (ex: PlayOnLinux ou Steam Play).

Quanto aos HDs, eu prefiro um sistema por HD, mas se quiser fazer multi boot não há problemas tmb (desde que você não ferre com o bootloader sem querer).

Windows 7 eu acho bobeira, ainda mais com hardware novo, mas você é quem decide.

• Curtir 1
Postado

Bom, acho que não tenho opção senão desistir da ideia do Windows 7, até porque usarei windows para poucas ocasiões.

Estou pensando em comprar um SSD 32gb para o W10 e deixar o Mint no HD, já eu compartilho a minha build do pc part picker

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!