Ir ao conteúdo

Pc athlon 1ghz...esta desligando sozinho!

Rodrigão

Posts recomendados

Postado

Estou fazendo um serviço para um amigo meu, ele tem um AMD Athlon 1GHZ, placa mãe Soyo Pro, só com o som on board, com windows 98, que de uns tempos pra cá vem dando alguns problemas, ele do nada escreve aquela frase “seu computador já pode ser desligado com segurança”, ou já desliga de uma vez. Perguntei aqui para alguns amigos eles acham que é o processador que ta superaquecendo. Gostaria que você que ler e tiver uma ideia do que seja me responda, ou se achar que algum problema de software também de sua opinião. Se alguem conhecer algum programa que monitore a temperatura desse tipo de placa mãe também me passem....!!!!!!

• Membro VIP
Postado

pode ser mesmo temperatura, como possivel também ser memoria também

pode até ser também um bug do windows com a placa (mei difícil)

tem um programinha chamado "motherboard monitor" ou "mbmonitor" que analiza a temperatura da maquina!

caso não seja temperatura, troque de memoria e ve se continua isso

caso não, acho que atualizando a bios possa ser que resolva!

Postado

você falou q o windows vai pra tela q diz q opc já pode ser desligado, nesse caso n é superaquecimento, provavelmente é problema com o windows, c o pc desliga do nada mesmo, tipo você ta mexendo e de repente a fonte desarma ou reseta, dai sim pode c superaquecimento ou memórias com problemas, formtate o pc dele e instale o win de novo instale esse programa q o Baga falou e monitore a temp. e veja c acontece isso, creio q possa ser drivers também mas n tenho certeza, fais isso aí e depois conta o q q deu.

Postado

O mais certo é formatar e depois reinstalar o windows, caso contineu o problema você deverá testar a memória, pois existe grande possibilidade de ser problema de memória.

Postado

Primeiramente, verifique a temperatura, pode pegar numa dessa o HwMonitor que tem um link aqui no clube, pequeno simples e útil, nada pra configurar...e te informa o que você quer saber, temperatura do processador, e de outros sensores existentes na placa-mãe!

Tem cara de superaquecimento, isso é depois de um certo tempo, ocorre em algum tipo de padrão, tpo a cada meia hora ou algo assim?

Mas como disseram os amigos, com o Windows é assim mesmo, pode não passar de um problema de OS...formate primeiro, e certifique-se de instalar todos os drivers corretamente, e o Package da VIA, com os drivers mais recentes, para controladores IDE, AGP e cia Ltda....

Se o problema persistir, é hora de testar peças, primeiro, troque a memória, e caso continue, retire seu processador e teste em outra placa-mãe, verifique se ta causando shutdown...pode ser que a fonte, não esteja provendo corrente continua suficiente, afim de alimentar os dispositivos com a tensão devida...verifique a fonte também

Espero ter ajudado

Postado

Galera valeu pela ajuda, esse PC funcionou muito bem uns 11 meses com windows 98, ai resolvemos particionar o hd para instalar o linux, funcionou mais algum tempo e agora começou a desligar sozinho, depois que começou o problema eu já formatei varias vezes e instalei o windows 98 demovo, tenho quase certeza que não é ma instalação do sistema porque já pedi para um amigo que sabe muito mais que eu dessas coisas fazer o serviço, até porque estava desconfiado que era eu que instalava errado, agora o hd ta particionado mas sem linux, ele não tem tipo um padrão pra desligar, as vezes eu acabo de ligar ele já desliga, outras vezes desliga depois de algum tempo de uso. É muito estranho o que acontece, acho que vou começar a testar as peças, se for superaquecimento não sei o que fazer, porque já fiz testes com o gabinete aberto com um ventilar soprando direto nele, o cooler funciona normal, acho que vou testar mesmo é a memória 1º.

Muito obrigado galera!!!!

Postado

Seguinte, analizando o problema poderá ser várias as causas, também estava desconfiado do Windows, porque não trava ou deliga diretamente a máquina, você já tentou atualizar a bios da mb, se não tentou entra ai e atualiza, www.soyo.com, pois minha placa também é soyo e tive bastante problemas a alguns meses atrás de imcompatibilidade da bios com o Windows e com a atualização da bios resolvi vários problemas, inclusive um problema de desligamento, também sugiro que teste um cooler dos bons, pois tive também bastante problema de superaquecimento da cpu e travamentos, e vou lhe dizer uma coisa, fiz este teste do ventilador e não resolveu, até achei que o cooler estava ok, então coloquei um cooler dos bons e resolveu totalmente o problema, então a máquina passou a funcionar perfeitamente. É um saco este tipo de problema, espero que resolva logo.

Postado

Usando aquele PCCHECK testei tudo que dava pra testar, não deu erro em nada......

Pode até ser incompatibilidade do Windows com a bios, porque quando o pc foi comprado ele veio com um 98, e não dava problema, tenho um aqui em casa, pode ser que é diferente do que veio, tipo 1º ou 2º edição...ele pode ter vindo com o 1º e o que tenho aqui é a 2º.....só se for isso....

Agora vou tentar atualizar a bios....Depois vou tentar o cooler....

Valeu Galera pela ajuda!!!

Postado

Mas ele disse q finaliza o windows (aparece a tela dizendo q pode desligar o pc) c fosse problema com hardware ele ia desligar o pc sem nenhum aviso, creio q seja problema com drivers incompátiveis, n sei...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...