Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde, galera. beleza?

pedi a instalação de uma internet de 300mb recentemente, foi instalada há 2 dias e eu não estava em casa, ou seja, não consegui tirar uma dúvida com o técnico. Este que passou uma informação p/ quem acompanhou a instalação aqui em casa. O técnico disse o seguinte: que a velocidade de 300mb seria dividida 100mb apenas para o quarto (aquele cabo azul com ponta rj 45), outros 100mb ficaria para o wi-fi e os outros 100 ficariam inativos devido a falta de um terceiro aparelho.

andei fazendo uma pesquisa rápida antes de postar aqui e percebi que o cabo azul (cat5 se n me falha a memória) suporta até 100mb apenas dependendo da distância (o cabo q vem do modem tem por volta de uns 10 a 15 metros). Alguem sabe me dizer se o que ele disse é realmente verídico? se for, tem como fazer com que outra versão do cabo transfira o resto da velocidade? Tb percebi que há duas frequências de wifi: 2.4 e 5ghz.

OBS: É VIVO FIBRA

desde já agradeço a atenção!

• Membro VIP
Postado

Boa tarde.

O técnico infelizmente pode ter falado bobagens ou me desculpe, a pessoa que o recebeu não entendeu bem o que ele quis citar. Os 300Mb estarão disponíveis para toda a rede sem divisão caso os aparelhos estejam conectados ao modem principal via cabo ou utilizando wireless 5GHz.

Para os PCs e repetidores, eles precisarão ser padrão gigabit para o correto funcionamento. Caso os aparelhos sejam padrão megabit, eles estarão limitados a apenas 100Mb e não haverá divisão alguma. O mesmo para o wireless 2.4GHz que terá um desempenho ainda inferior.

Quanto ao cabo, estando com a pinagem ok, ele suportará normalmente gigabit (1000mb) mesmo após 15 metros.

• Curtir 3
Postado

@ciro-mota muito brigado pela resposta!

"Para os PCs e repetidores, eles precisarão ser padrão gigabit para o correto funcionamento. Caso os aparelhos sejam padrão megabit, eles estarão limitados a apenas 100Mb"

A minha mobo, de acordo com o fabricante, aceita 10/100/1000 mbit;

O modem da vivo fibra é aquele askey preto grande de modelo final n1.

Nesse caso, via cabo, suportaria toda a internet?

outra coisa, eu realmente fiz um teste de velocidade e chega apenas 100mb de download e 95 de upload.

Postado

@ciro-mota

Eu estava pesquisando sobre o problema que estou tendo e vi que algumas pessoas tb passaram por isso, porém resolveram dessa forma:

1ª forma foi mudando nas propriedades da placa de rede para velocidade e full duplex + 1gbps (essa opção reinicia minha net e volta pra configuração padrão);

2ª forma foi crimpagem do cabo de forma correta.

A internet cai durante a configuração da "1ª forma" por causa da crimpagem do cabo (pelo que percebi o cabo não tá bem crimpado, pois tem sobra dos fios entre o conector e o cabo encapado). Dessa forma como tá anexa a imagem abaixo.

01.19.jpg

adicionado 10 minutos depois

pode me dizer qual a diferença do primeiro p o último?

no caso do ultimo, percebi que a forma dos fios fica diferente em cada ponta, é isso?

imagem.png

• Membro VIP
Postado

A sobra é algo meramente estético, um pequeno desleixo de quem fez a crimpagem mas não irá impactar na transmissão. Você pode crimpar o cabo escolhendo entre o padrão 568A ou B, isso não é relevante, o importante é estarem todos na devida ordem e fixados.

Eu refaria as duas pontas do cabo.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...