Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor alternativo, alguém pode ajudar?


Posts recomendados

Pessoal um transistor da fonte do meu sega saturn queimou, o modelo dele é C5027-R. Alguém poderia me ajudar a achar um equivalente? Comprei um 1JTA, nem pesquisei sobre, era o único na loja, mas tenho alguns aqui de sucata, mas não faço ideia se equivalem, quer dizer, até li os datasheet, mas prefiro pedir ajuda para os colegas mais experientes. 

 

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, [Daniel] disse:

https://alltransistors.com/crsearch.php

 

É uma opção, mas sinceramente depende do circuito em um todo pra achar um transistor equivalente com maior precisão, depende qual a função dele no circuito e de como esta ligado. Com isso consegues afunilar melhor o resultado. Um bom técnico sabe averiguar os fatos.

Obrigado amigo, é uma fonte de saturn, acho que o pessoal conhece bem. Mas eu levei num técnico, cara não quis nem por a mão, falei do transistor e tal, cara olhou, viu que não tinha igual, e tirou corpo fora, e outra, a fonte vale uns 40 reais, vai custar mais que isso pra técnico mexer. Kkkk

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, pra mim não é tão comum afinal nunca tive afinidade com vídeo games, o primeiro e último além de ser emprestado foi um mega drive. Observei sua dúvida de forma genérica. Tratando-se de fonte, inicialmente o procedimento é padrão, sabendo alguns parâmetros do circuito poderíamos deduzir alguma coisa. No entanto, pelo valor de uma peça nova, quase não vale o esforço, se não; para aprendizado. Tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, [Daniel] disse:

Bem, pra mim não é tão comum afinal nunca tive afinidade com vídeo games, o primeiro e último além de ser emprestado foi um mega drive. Observei sua dúvida de forma genérica. Tratando-se de fonte, inicialmente o procedimento é padrão, sabendo alguns parâmetros do circuito poderíamos deduzir alguma coisa. No entanto, pelo valor de uma peça nova, quase não vale o esforço, se não; para aprendizado. Tranquilo.

Sim, fico muito agradecido, o site que passou vai ajudar, vou procurar um daqueles que o site sugeriu, fazer o que, espero que funcione. Hehe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado! Depende... Como mencionei tem que analisar o circuito em um todo. Se a topologia da fonte for flyback por exemplo, não é a toa que as tensões desse transistor são altas. Nem tudo você consegue ver com multímetro, apesar de comumente medir a tensão de entrada retificada, entre as conduções há também uma tensão que é refletida para o primário, está é somada a tensão de entrada, ultrapassando facilmente 400V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, geralmente você não deve trocar somente a peça visualmente/literalmente "queimada", é necessário analisar o circuito, depende dele, em alguns casos semicondutores adicionais devem ser trocados por precaução, tudo isso deve ser feito antes de energizar a placa. Obrigado pelo feedback. Lamentamos por não ter obtido sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, [Daniel] disse:

Bem, geralmente você não deve trocar somente a peça visualmente/literalmente "queimada", é necessário analisar o circuito, depende dele, em alguns casos semicondutores adicionais devem ser trocados por precaução, tudo isso deve ser feito antes de energizar a placa. Obrigado pelo feedback. Lamentamos por não ter obtido sucesso.

Pois é, mas avaliei e parece tudo certo, tudo medindo corretamente. 

Você sabe um site que sugere transistor equivalente PNP? Aquele outro só compara os NPN. Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja bem, o site é capaz de achar BJT equivalente de ambos os tipos. Observe que a aplicação deles é diferente e não se espera ao colocar um código de um transistor NPN que ele sugira um PNP. Se você precisa de um transistor complementar, geralmente no datasheet de um deles está especificado:

 

Exemplos:

20190513_133100.png.b1f90c460f0cdc6e770a2ac21521dada.png

 

20190513_133929.png.48047d41b7e31defdf0fc7d067fe6d40.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!