Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Buenas, tenho a seguinte config:
Provedor OI 10mb

Provedor MHNET fibra óptica 50mb

TpLink TL-R480T+(eu havia recomendado um mikrotik mas foi o que me conseguiram)
2 servidores

10 maquinas

E clientes que utilizam serviços que estão disponibilizados em nossos servidores.

Atualmente esta tudo na OI por meio de um switch, eu preciso fazer o seguinte: Todas as maquinas usam mhnet e os servidores usam OI, atualmente no modem da oi já tenho os servidores virtuais configurados no NAT com varias portas liberadas;
Eu sei que consigo replicar isso no roteador TP Link mas como faço para que os as demais computadores não usem a wan da oi e sim da mhnet? Faço isso por rota estática?

A principio assim que o TP Link for ser usado os dois provedores ficam como bridge(DHCP desativado) e ai não sei se preciso deixar portas liberadas no OI e depois replicar no TPLINK;

Postado

Bom dia!
Não sei se será possível criar rota estática nesse router.

Por ser uma rede pequena, faça o seguinte teste. Configure manualmente o DNS em uma estação com o endereço do MHNET.

Utilize o NPerf e verá embaixo qual link estará ativo nesta estação.

Caso o resultado seja satisfatório, você poderá configurar manualmente nas outras estações (vantagem é ser uma rede pequena) ou criar duas VLANs direcionando uma por WAN.

adicionado 6 minutos depois

É possível sim criar rota estática nesse router, vi agora.

Postado

@ThiagoLuiz  Esse router é aqueles com load balance, consigo por até 4 wan nele e utilizar tudo como uma wan só mas não vou utilizar esta função. Foi por isso que eu havia requisitado um mikrotik. Estou sondando as opções e o que consigo fazer com ele, irei testar essa que me passou.

A principio ele tem sim rota como mostrado na imagem;

2019-05-13 09_27_22-.jpg

Postado
1 hora atrás, Lucas Intel disse:

Atualmente esta tudo na OI por meio de um switch, eu preciso fazer o seguinte: Todas as maquinas usam mhnet e os servidores usam OI, atualmente no modem da oi já tenho os servidores virtuais configurados no NAT com varias portas liberadas

Olá!

Você está instalando um aparelho --- TL-R480T+ --- para concentrar coisas que quer manter separadas então esse problemas aparecem :D O propósito desse aparelho é "balanceamento de carga", distribuir o tráfego para até 4 WAN como você disse, tornando isso até onde possível transparente. A Tp-Link também diz que ele aumenta a redundância porque ele alterna o tráfego para outros provedores quando algum para. Claro, não diz lá que você fica sem nenhum tráfego com todos os provedores on-line se esse próprio aparelho falha ;) mas a vida é assim.

Na seção 4.5.4 Load Balance do manual desse aparelho tem uma parte lá que fala das políticas de roteamento --- 4.5.4.2 Policy Routing --- e nessa seção tem um formulário onde você cria regras de controle de entrada e saída para as WAN, e acho que lá você pode criar regras que fazem o que você precisa, usar um certo provedor --- ou mesmo um grupo de WAN --- para um certo micro ou grupo de micros, filtrando pelas portas ou pela aplicação. Acho que já fiz algo assim e usei essas regras

Postado

@arfneto  Poise, meu superior requisitou que fizesse uma pesquisa a respeito, achei mais fácil obter um mikrotik ou edgerouter mas antes que eu pudesse repassar ele já havia comprado um balanceador de carga..... Sendo que nem vamos utilizar a função pra qual este aparelho foi concebido mas segue o jogo. Vou tentar achar o manual completo desse roteador e ver o que eu consigo mas sei que parte doq eu preciso consigo fazer(liberação de portas para determinada WAN)

Postado
2 minutos atrás, Lucas Intel disse:

@arfneto  Poise, meu superior requisitou que fizesse uma pesquisa a respeito, achei mais fácil obter um mikrotik ou edgerouter mas antes que eu pudesse repassar ele já havia comprado um balanceador de carga..... Sendo que nem vamos utilizar a função pra qual este aparelho foi concebido mas segue o jogo. Vou tentar achar o manual completo desse roteador e ver o que eu consigo mas sei que parte doq eu preciso consigo fazer(liberação de portas para determinada WAN)

Tenho o manual em PDF aqui no telefone se precisar avise, mas acho que não vai ter dificuldade

Mas acho que estaria melhor com dois roteadores comuns MAS que permitem digitar o endereço do gateway padrão no DHCP, assim podia deixar todo no automático e só ter um processo pronto para quando eventualmente um provedor falha. Assim poderia ligar os roteadores direto no switch 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...