Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possibilidade de danos em minha fonte: EVGA 500W


Posts recomendados

Há três semanas, meu computador apresentou um sinal de instabilidade, o cooler da CPU não girava, após poucos dias, o computador parou de funcionar. 

Por causa destes fatos, levei o PC para assistência técnica, após alguns testes, fui informado que a o cooler box do processador, com oito anos de uso, e a GTX960, com dois anos e meio de uso, estavam quebradas. Assim, me passaram um orçamento com peças, caras e fracas, para substituir as que estão quebradas. Levando em conta os os fatos acima e que já faz anos que eu não faço um upgrade no meu PC, não consertei o PC na assistência, optei por comprar na Kabum as seguintes peças: i7 8700 (peguei na promoção por R$ 1.500), placa-mãe B360M e 16 GB de RAM.

Conforme o dito pela própria assistência, as demais peças do computador estão funcionando, por causa disto vendi o meu processador, memória RAM e placa-mãe, estas duas últimas com apenas dois anos e meio de uso.

Hoje, fui surpreendido com a ligação do comprador das minhas peças, pois, este, me informou que elas não estavam funcionando, inclusive, descreveu que o coleer da sua CPU não girava quando em contato com a placa, ou seja, o mesmo problema que eu enfrentei, mas no caso dele, a VGA também não entrava em rotação, enquanto, no meu caso, a VGA girava as suas ventoinhas na velocidade máxima. Prontamente desfiz a venda, conforme a vontade do comprador.

De fato, a minha VGA está quebrada, pois já a testei em dois computadores diferentes e o defeito, ventoinha com a rotação no máximo, persiste.

Apesar de a assistência técnica ter me informado de que, com a exceção da VGA e CPU cooler, as demais peças estão funcionando, estou com medo de que o causador de todo este transtorno seja a fonte EVGA 500w, com dois anos e meio de uso.

Pois, amanhã, irei montar as peças que comprei na Kabum, que me custaram em torno de três mil reais, e as únicas peças antigas que vou manter nesta nova configuração é o, inofensivo, gabinete e a fonte, seminova.

A fonte não está com cheiro de queimado, aparentemente está funcionando e os técnicos disseram que está tudo "OK" com ela, porém, quase todo o PC foi para o saco, no meu ponto de vista à placa-mãe quebrou e levou as outras peças junto ou foi a fonte que ficou instável e deu no que deu.

Por fim, qual é a opinião de vocês sobre esta confusão? Qual é a chance de a fonte está quebrada? Vale a pena arriscar? Desculpe-me pelo texto prolixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PanicKenny  - informe mais detalhes sobre seu sistema anterior, a começar pelo modelo exato desta fonte EVGA de 500W. Se utiliza estabilizador de tensão, módulo isolador ou no-break, nos informe também marca e modelo destes. Se os problemas surgiram após algum evento específico, especialmente os de origem atmosférica, comente detalhes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bakura Ryo O exato modelo da minha fonte é EVGA 500W 80 Plus White 100-W1-0500-KR. Não utilizo estabilizador, no-break ou módulo isolador, pois conecto a fonte direto na tomada.

 

Anteriormente, o meu computador era composto pelas seguintes peças: Processador AMD3+ FX 6100, placa-mãe GA-970A-DS3P (rev. 2.x)Memória HyperX Fury, 8GB, 1866MHz, DDR3, CL10, HD 500 GB Wester Digital e TURBO-GTX960-OC-2GD5. Atualmente,  o meu sistema é formada pelas peças: Processador Intel Core i7-8700 Coffee Lake, placa-mãe B360M AORUS GAMING 3 (rev. 1.0), dois pentes da Memória HyperX Fury, 8GB, 2400MHz, DDR4, CL15, HD Seagate BarraCuda, 1TB. Os dois sistemas utilizam a mesma fonte.

 

Posso dizer quanto aos eventos específicos, que morro em um prédio, que a cidade em que moro, Recife, é muito quente e meu quarto é ainda mais quente, não moro perto da praia, mas os eletrônicos sentem um pouco os efeitos da maresia. Na última semana, percebi que quando ligo o ventilador, em qualquer tomada do quarto, a tela do monitor fica, por uns 5 segundos,  preta, este problema também acontece quando eu mudo a velocidade de rotação do ventilador. O monitor, computador e, ocasionalmente, o ventilador ficam conectados em tomadas próximas uma das outras, porém, se ligo o ventilador em outra tomada do quarto o evento persiste. Há época em que meu computador quebrou, este evento não acontecia, mas o cooler da CPU estava com defeito, pois estava rodando bem devagar, portanto, decidir, considerando que o processador FX6100 esquentava muito, comprar um novo cooler e, temporariamente, utilizar como reforço o ventilador para esfriar o computador, péssima estratégia, pois o computador quebrou no mesmo dia. Por causas desses fatos, pensei que o computador tinha parado de funcionar por causa de um defeito no processador, no entanto, o técnico, da assistência, me informou que as peças que estavam com defeito eram o cooler do processador, conforme o já esperado, e a placa de vídeo, GTX 960, e que as demais peças estavam em perfeito estado.    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!