Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte, minha GPU (RX 570 GIGABYTE) tem um fan que gira mais que o outro (esquerdo), mas quando colocado em 100% no msi afterburner apenas 1 funciona e além disso nem em nenhum programa detecta a velocidade do fan. Alguem sabe o que pode ser :

Pode ser a bios :, não encontrei em nenhum programa a bios da rx 570, sempre aparece "Unknown"

Quando modificado pelo APP até reconhece, mas fica assim como na 2 foto.

O engraçado que em jogos os 2 funcionam, só que 1 gira mais que o outro, e a temperatura sempre abaixo de 70c mesmo em 100% de uso.

Pelo app da aorus engine, vi que a versão da bios é a F11, alguem sabe se é a de fábrica ou sei la .. help me não tenho garantia mais.

Screenshot_25.png

Screenshot_26.png

Postado

Bom, eu acredito que esse limite de rotação de 90% seja uma limitação da Bios da placa de vídeo, pois numa EVGA GTX 570 que eu tive existia um limite de 75%, mas caso você queira tentar fazer algo pra ver se resolve, vou deixar alguns procedimentos que eu tentaria fazer nesse caso.

1º Atualizar a Bios da placa de vídeo pra reescrever ela e descartar essa possibilidade de problema logo de início. Acho que dá pra fazer através do ATIFlash + Prompt de Comando, se você for tentar, procure um bom tutorial sobre isso.

Segundo a coleção de Bios do TechPowerUp, sua placa de vídeo parece ter somente uma versão de Bios (Versão 015.050.002.001.000000). Caso queira baixar ela: https://www.techpowerup.com/vgabios/192071/gigabyte-rx570-4096-170419

Se for mesmo fazer isso, tome bastante cuidado e use o GPU-Z pra salvar o arquivo ROM original da sua placa de vídeo.

2º Por mais bobo que isso possa parecer, eu tentaria atualizar a Bios da placa-mãe, porque eu já tive problemas anteriores com placas de vídeo em placa-mãe com Bios antiga.

3º Instalaria o driver mais recente (Adrenalin 19.5.2), porque o driver da AMD que o Windows 10 instala é de 2017. :|

4º Se você já usou outra placa de vídeo nesse PC e agora usa a RX 570, talvez formatar resolva o problema, mas a chance disso resolver algo é baixa.

Se nada disso resolver, você pode entrar em contato com o suporte técnico, vai que eles já conhecem esse "problema" e podem te fornecer uma solução mais eficaz.

Por último, um conselho... não acredite em tudo que os programas como HWMonitor, CPU-Z, GPU-Z, etc. mostram, eles nem sempre são 100% precisos e às vezes a gente fica tão ligado nessas informações que acaba nem curtindo o nosso PC.

Postado
10 horas atrás, Strixtar disse:

Bom, eu acredito que esse limite de rotação de 90% seja uma limitação da Bios da placa de vídeo, pois numa EVGA GTX 570 que eu tive existia um limite de 75%, mas caso você queira tentar fazer algo pra ver se resolve, vou deixar alguns procedimentos que eu tentaria fazer nesse caso.

1º Atualizar a Bios da placa de vídeo pra reescrever ela e descartar essa possibilidade de problema logo de início. Acho que dá pra fazer através do ATIFlash + Prompt de Comando, se você for tentar, procure um bom tutorial sobre isso.

Segundo a coleção de Bios do TechPowerUp, sua placa de vídeo parece ter somente uma versão de Bios (Versão 015.050.002.001.000000). Caso queira baixar ela: https://www.techpowerup.com/vgabios/192071/gigabyte-rx570-4096-170419

Se for mesmo fazer isso, tome bastante cuidado e use o GPU-Z pra salvar o arquivo ROM original da sua placa de vídeo.

2º Por mais bobo que isso possa parecer, eu tentaria atualizar a Bios da placa-mãe, porque eu já tive problemas anteriores com placas de vídeo em placa-mãe com Bios antiga.

3º Instalaria o driver mais recente (Adrenalin 19.5.2), porque o driver da AMD que o Windows 10 instala é de 2017. :|

4º Se você já usou outra placa de vídeo nesse PC e agora usa a RX 570, talvez formatar resolva o problema, mas a chance disso resolver algo é baixa.

Se nada disso resolver, você pode entrar em contato com o suporte técnico, vai que eles já conhecem esse "problema" e podem te fornecer uma solução mais eficaz.

Por último, um conselho... não acredite em tudo que os programas como HWMonitor, CPU-Z, GPU-Z, etc. mostram, eles nem sempre são 100% precisos e às vezes a gente fica tão ligado nessas informações que acaba nem curtindo o nosso PC.

1- Atualizei, e continou a mesma coisa.

2- A bios da minha placa-mãe é de fevereiro desse ano, é uma X370 MSI PRO CARBON

3- Já esta no driver atual, alias todo dia busco atualizar.

4- Foi formatado na troca de placa de video

Vou tentar conversar com o suporte técnico sim, e espero que resolvam :(

Sobre esses programas serem imprecisos, não foram só eles, até o proprio software da amd detectou essas velocidades absurdas de 14570532 RPM. Eu preciso saber o motivo, pois estão esquentando até com um pequeno overclock.

Percebi que acima de 50% o outro fan para de funcionar. Até 50% 1 gira mais que o outro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...