Ir ao conteúdo

Memórias DDR3 vz CPU-Z

Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Postado

Boa noite turma, sou novata aqui e também no mundo da informática no que tange a manutenção, mas estou tentando aprender o máximo possível com cursos, tutoriais, fóruns e afins, com muita leitura e prática na medida do possível. Meu velho PC de guerra, amigo inseparável das antigas agora é minha cobaia. Espero poder contar com a experiência de vocês e principalmente com a paciência em ajudar e explicar no que for possível. Afinal, ninguém nasce sabendo e compartilhar conhecimento é algo, além nobre, fundamental nos dias de hoje.
Então... vamos lá as dúvidas.
Eu andei tentando obter conhecimento para poder mexer, fazer umas modificações, experimentos e quem sabe um upgrade na minha máquina.
Instalei o CPU-Z para começar a me familiarizar com o que tenho dentro do gabinete e me deparei com o seguinte, conforme consta nos prints abaixo:

image.thumb.png.6e7c7d52a09f7e94952bcfec8e6116aa.png

Notem no 4º e 5º quadro onde eu fiz as marcações em vermelho. Os 3 primeiros são apenas para saberem a configuração de placa-mãe e processador.
No Slot #1 tenho um pente de 4Gb / no Slot #2 tenho um pente de 2Gb. Totalizando 6Gb DDR3.
Minha dúvida é referente a lacuna que eu marquei com uma seta no Slot #1.
Ela está totalmente em branco / vazia, não constam dados de leitura, se comparado com o Slot #2, que já consta leitura.
Alguém saberia fazer uma leitura correta disto pra mim? O significado disto, qual seria? Memória já apresentando problemas?
Obrigada e perdoem se me prolonguei ou fiz perguntas absurdas;

• Membro VIP
Postado

@Daianne Limeira Bom dia.

Vamos para sua dúvida:

De forma mais simples possível, algumas memórias possuem 1, 2 , 3 ou 4 perfis JEDEC(Que nada mais é que um padrão, você pode pesquisar e ler mais sobre), porém algumas memórias possuem somente poucos perfis de velocidade e latência já gravados no chip controlador SPD, isso serve para que já seja configurado o melhor cenário assim que for instalada a memória, contudo algumas placas mãe podem não identificar o melhor e mais rápido perfil, sendo necessário mudar basicamente a velocidade pois ela vai buscar o resto nesse chip.

• Curtir 2
Postado

@Math.Pi @LNPott Obrigada meninos. Eu entendi!

Por acaso, apenas por acaso.... além das explicações dadas... há alguma possibilidade de, também, ser o sintoma de algum problema na memória e não somente uma característica original, predefinida da memória como foi explicado?

Abraços

Postado

@Math.Pi @LNPott show de bola. 

Digo isto porque acho estranho os 2 pentes (Slot #1 e #2), tirando a capacidade de cada uma, são exatamente iguais no que se refere ao fabricante, chips e etc... Só diferem da capacidade, uma 4Gb e a outra 2Gb.

Obrigada mesmo, tudo entendido.

Abç

• Membro VIP
Postado

@Daianne Limeira Você pode notar uma característica física também, um é Single Rank, ou seja somente tem memórias de um lado da placa de memória e o outro é dual ranks, tem os chips em ambos os lados.

Postado
1 hora atrás, LNPott disse:

@Daianne Limeira Você pode notar uma característica física também, um é Single Rank, ou seja somente tem memórias de um lado da placa de memória e o outro é dual ranks, tem os chips em ambos os lados.

Sim, também esta característica física... uma é dual e a outra é single.
Obrigada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!