Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

aproveitando este espaço, gostaria de perguntar a vocês se há alguma informação sobre, talvez, algum defeito de fábrica em relação à esta MoBo. Explico:

Montei um PC 'de entrada' ano passado, utilizando essa placa. Em questão de dois ou três meses o PC começou a reiniciar, primeiro em raras ocasiões até o momento em que reiniciava o tempo todo (e isso ocorria tanto no boot, quanto no Windows já carregado ou até no menu da BIOS). Enviei a placa para a loja, a qual atestou um problema e enviou-me uma nova.

Pois que mês passado (aproximadamente 1a6m após o envio da primeira e 10m após o envio da segunda) o problema começou a ocorrer exatamente da mesma forma. Esta semana enviei a peça para a loja e estou aguardando retorno.

Como não sou profissional da área, gostaria de saber se há, entre vocês, algum conhecimento sobre essa placa possuir algum defeito de fábrica, pois não é possível o mesmo problema ocorrer duas vezes na mesma peça e da mesma forma.

OBS: Não havia alteração na temperatura tanto na MoBo quanto na GPU, e tanto esta quanto a fonte (~9 anos) estão funcionando perfeitamente em um kit mais antigo que eu tinha guardado aqui.

O PC em questão é um Ryzen 3 1200 / 8gb RAM Kingstom/ Geforce GT1030/ Fonte Seventeam 450W/ Windows 10

Agradeço desde já.

• Coordenador
Postado

@mdltmariano Meu computador secundário utiliza essa mesma placa-mãe e está funcionando perfeitamente faz tempo. Essa é uma das placas mais vendidas e, até o momento, não percebi número anormal de reclamações ou a detecção de algum problema crônico. 

Qual é o modelo exato dessa fonte Seventeam? Parte dessas fontes já não eram boas quando foram lançadas, e a sua está com 9 anos... Ela é uma forte suspeita de provocar o problema.

Postado

Olá, é uma ST-450-PCG. É possível que a fonte esteja causando problemas? Seria algo específico dessa MoBo? Porque eu estou usando essa fonte, agora, com uma G31M-ES2C e ela nunca apresentou problemas.

• Coordenador
Postado

@mdltmariano Na época em que foi lançada, essa fonte poderia ser usada, mas já tinha projeto obsoleto. Atualmente, é considerada ruim. A falta de PFC ativo, em si, já é preocupante. É até impressionante que ela tenha durado tanto tempo. 

Componentes eletrônicos reagem a tensões incorretas, ripple e outros problemas de forma diferente. Uma placa-mãe pode reagir de um jeito, a outra de outro. Além disso, o problema pode aparecer de forma intermitente e o risco é maior conforme aumenta a potência demandada. Fato é que essa sua fonte já passou do limite e pode estar operando de forma prejudicial. Não posso te dar garantias da afirmação, mas creio que ela tem boas chances de ser a causa do problema. E, considerando o projeto obsoleto e a idade, eu trocaria sem dúvidas. 

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado pela resposta rápida e pelas informações. O meu plano era trocar a fonte assim que fosse possível, já pensando num upgrade futuro, mas pelo visto não será possível esperar mais. 

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@mdltmariano Eu trocaria. Não posso garantir que resolverá seu problema, mas lhe digo que tem boas chances. E, além do mais, essa fonte já cumpriu a missão dela no mundo... 

Uma dica interessante é dar uma olhada na EVGA 450BT, que está em promoção na Kabum!. Por R$176,00, está com custo x benefício irresistível. Ela tem dois conectores 6+2 pinos para placas de vídeo, PFC ativo, projeto infinitamente superior à sua Seventeam e geralmente custa bem mais caro que isso. 

adicionado 0 minutos depois

Ah, e tem três anos de garantia segundo a EVGA.

• Curtir 1
Postado

O meu plano era substituir a 1030 por, possivelmente, uma 1050 (os valores de modelos mais superiores estão pouco convidativos no momento), e, no futuro, um Ryzen 5 ou 7.

Uma fonte de 450W aceita bem uma 1050?

• 5 anos depois...
Postado

@KairanD Eu tenho essa mesma placa-mãe já ocorreu do meu sistema congelar e reiniciar dando tela azul no meio de jogos Fortnite em especifico e ate hoje sofro essa reportagem de crash sempre em partidas dependendo ate no lobby suspeito que possa ser minhas memórias tenho duas de fabricantes diferentes mas com a mesma frequência e tamanho.

image(1).png.a8a6d5b6988cbf1331321f1cd3db3d62.png

Especificações placa-mãe ASUS A320M-k Placa de Vídeo RTX 3060 12gb  processador Ryzen 5 4600G memórias 2 pentes de 8gb DDR4 2400mhz de fabricantes diferentes veneida e kingston fonte 750w 80plus bronze water cooler 240mm da rise mode meu gabinete e um cubículo e um Gabinete Gamer Rise Mode Glass 06X  SSD 240gb HD 1 tera meu Fortnite esta no HD porque não tenho espaço no SSD   OBS comprei 2 pentes de 16gb estou aguardando chegar espero que seja a memória porque não quero comprar uma placa-mãe ou sei la um processador não sei qual e o real problema image.png.d9a42252033095d394a42e35c8f85120.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...