Ir ao conteúdo

Dúvida Sobre O Cabo De Energia Com 3 Pinos

UMARIZAL

Posts recomendados

Postado

Olá.

Há muito tempo, quando comprei meu micro, por não ter tomadas de 3 furos aqui em casa, arranquei o pino do meio, redondo (são dois chatos e um redondo). O computador sempre funcionou perfeitamente, mas agora comprei um adaptador (para ligar cabos de 3 pinos em tomadas de 2 furos).

Quero saber se ficar sem aquele pino algo pode atrapalhar meu computador.

Se eu trocar o cabo e usar o adaptador que comprei vai ajudar em alguma coisa mesmo eu não tendo tomadas de 3 furos?

Postado

Cortou tá cortado não precisa reclamar com leite derramado......

O pino só seve se você fazer aterramento com a quela vareta metalica que vai pro solo com um enrrolamento de fio de cobre....mas se não tiver aterramento o pino redondo da tomada não serve pra nada, e mesmo por que o pc ou outro aparelho que tenha esta tomada funcionaria normalmente sem ela.....

Postado

Bem, não sei muito sobre o assunto, mas raciocinem comigo:

Uma tomada com dois furos, tem um furo para força e outro furo para terra, em ligações 110V certo? Assim fechando a corrente quando se liga algum aparelho.

(Uma ligação 220V seriam 2 furos para força. Uma ligação 330V -trifásico- seriam 3 furos com força) Mas isso deixa pra lá, minha ligação é 110V.

Desmontei este adaptador que eu comprei e percebi que o cabo do meio (pino redondo do terra) está ligado por meio de uma plaquinha (de silício, com soldas frias, resistores, LEDs, etc) a um dos Pinos (no caso 2 que saem para a tomada).

Então, concluo, este adaptador liga o pino terra (pino do meio do cabo do computador) em um dos furos da tomada de dois buracos (para o aterramento da casa).

Ah, quanto a minha casa, toda a rede elétrica está ligada sim a um aterramento (uma haste de cobre com cerca de 1,5m, enterrado perto da minha caixa de luz, como disse meu pai, que construiu a casa)

Então a dúvida é a seguinte: Se o adaptador passa o terra do cabo do computador para um dos buracos da tomada (no caso o terra, não o força) vale a pena eu comprar outro cabo com o pino terra (cerca de R$ 6,00) ou não?

Ah, este adaptador também tem dois plugs para telefone, servindo também como filtro de linha telefônica. Ele joga a descarga elétrica vinda da linha telefônica (quando há) para um dos furos da tomada (o furo do terra, não o força, é claro).

Postado

Vale a pena sim você comprar outro com os tres pinos, mas utilizar o terceiro com o aterramento que foi feito pelo seu pai....

Este pino só é cortado quando não se tem tomadas instaslada com aterramento, que não é seu caso......

Postado
Postado Originalmente por ISO9K@04 out 2004, 00:07

Vale a pena sim você comprar outro com os tres pinos, mas utilizar o terceiro com o aterramento que foi feito pelo seu pai....

Este pino só é cortado quando não se tem tomadas instaslada com aterramento, que não é seu caso......

Olá.

Embora a minha casa tenha aterramento, não têm tomadas de 3 pinos...

Todas as tomadas aqui de casa tem 2 pinos chatos e 2 pinos redondos (padrão, sabe?)...

Desde que eu descubra qual o pino terra, posso ligar uma tomada de 3 pinos (compro outra) e ligar o 3 pino no fio que não seja o força?

Postado
Postado Originalmente por Constrator+04 out 2004, 13:11QUOTE (Constrator @ 04 out 2004, 13:11) ISO9K@04 out 2004, 00:07

Este pino só é cortado quando não se tem tomadas  instaslada com aterramento, que não é seu caso......

Olá.

Embora a minha casa tenha aterramento, não têm tomadas de 3 pinos...

Todas as tomadas aqui de casa tem 2 pinos chatos e 2 pinos redondos (padrão, sabe?)...

Desde que eu descubra qual o pino terra, posso ligar uma tomada de 3 pinos (compro outra) e ligar o 3 pino no fio que não seja o força?

Postado

Meu caro CONSTRATOR, a utilidade do terceiro pino nas tomadas é para aterramento, e o ideal seria você fazer um separado só p/ seu pc ( um haste de cobre de +- 1.80M) o risco que você corre sem o aterramento é o perigo de tomar choques elétricos , e se você tiver qualquer aparelho na garantia sem o terceiro pino você perde a garantia, o aterramento é essencial p/ proteção , por isso vale a pena você usá-la, mesmo gastando alguns Reais, OK????? Valeu.

• 3 meses depois...
Postado

Esclarecendo:

Em primeiro lugar é importante não confundir cabo terra com cabo neutro. Provavelmente (quase certeza) a haste de aterramento que existe antes de sua caixa de luz não é uma malha de terra de sua propriedade mas sim para aterrar o neutro da rede (que não é a mesma coisa). Então suponho que sua casa não tenha aterramento. Se quiser conferir abra a caixa da tomada onde seu computador está ligado e verifique se existem três fios ( sem contar os que passam direto). Se forem três existe aterramento, caso contrário não existe.

Caso não tenha aterramento, o adaptador que você comprou não serve para nada (no que diz respeito a aterramento). O jumper que ele faz para um dos cabos da rede (que no caso é o neutro) é a mesma coisa que eletricistas desorientados fazem: ligar o pino terra do equipamento no cabo neutro da rede. isto não garamte em hipótese alguma que seu equipamento está devidamente aterrado. Logo não vale a pena comprar outro cabo.

Se quiser fazer aterramento em sua casa procure um técnico experiente (e não um curioso), pois é possível fazer depois da instalação pronta, até relativamente simples.

Último esclarecimento (só para elucidamento): Uma ligação monofásica é feita com um cabo fase e um cabo neutro, obtendo 127 V (ou 220 V em algumas regiões) de diferença de potencial. Uma ligação bifásica é feita com dois cabos fases e obtém-se 220 V de ddp (multiplica-se por raiz de três, pois são vetores), e finalmente uma ligação trifásica (estrela) é feita por três cabos fase e um neutro e obtém-se 220 V de ddp entre fases e 127 V de ddp entre uma fase e o neutro.

Atte

Iberê Faleiro Gavilão

Técnico em eletrotécnica

CREA 174777/TD

• Membro VIP
Postado

O ibererj só não foi perfeito quando citou o sistema bifásico!

Na verdade, em sistema bifásico à 3 FIOS, usa-se 2 fases e 1 NEUTRO. Não conheço nenhuma ligação à 2 fios(residencial) que seja feita com apenas 2 condutores FASE!

Os valores de tensão fase-fase e fase-neutro, dependem do sistema adotado pela Concessionária de energia local. Vejamos.

Aqui na minha região, 220/380V, teríamos as seguintes possibilidades:

- atendimento monofásico: sempre será com 1 fase e 1 neutro.(220V disponível nas tomadas).

- atendimento bifásico: sempre com 2 fases e 1 neutro(220V ou 380V!!!! ) 220V disponível nas tomadas, mas distribuídas entre 2 fases distintas. Lembrando que não é usual tomada comum com 380V à 2 fios!!!).

- atendimento trifásico: sempre com 3 fases e 1 neutro. Aqui, 220V será padrão para as tomadas comuns, mas poderão existir tomadas trifásicas(especiais) para a conexão com motores ou outros equipamentos trifásicos em 380V.

É isso ai....

Postado

me expressei mal. No que diz respeito a atendimento, da concessionária de sua região, a concessionária fornece no ponto de entrega três fios quando bifásico, dois fios fase e um neutro. Mas a ligação de uma carga pode perfeitamente ser com dois fios fase. Por exemplo equipamento de ar-condicionado de 220 V é ligado desta maneir numa região onde o sistema de baixa tensão é 127/220V.

Quanto ao aterramento, recomendo cautela quando forem solicitar serviços a curiosos. Provavelmente ele ligará o terra de seu equipamento no neutro de sua instalação ou coisa pior (no vergalhão da pilastra, na orelha da caixa da tomada, e outras balelas). Coisas deste tipo são piores do que não ter aterramento

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...