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boa noite pessoal to tentando fazer gerar números aleatório entre 1 e 2 mais não to conseguindo, e depois pegar esses números trioleatos dentro de outro programas, mais por em quando seria somente os números aleatório, obrigado

 

#include <stdio.h>
#include <conio.h>
#include <stdlib.h>
int main(void)
{
    int i, j = 1;

    printf("Gerando 150 valores aleatorios:\n\n");

    for (i = 1; i < 15; i++)
    {
        /* gerando valores aleatórios entre zero e 100 */
        printf("%d  ", rand() % (2+0+1));
    }


    return 0;
}

  • Obrigado 1
Postado

@Juniorr Lima   para gerar números use a função rand()% valor máximo + valor mínimo ,  mas precisa usar o include <time.h> e também a função srand(time(NULL)) para que os números não repitam os mesmos todas as vezes . e só gera números inteiros , então transforme o número gerado em float  e isso pode ser feito assim   :

#include <stdio.h>
#include <conio.h>
#include <stdlib.h>
#include <time.h>
int main(){
    int j;
    float f;
    srand(time(NULL));
    j=rand()%10;                     /* gera apenas inteiro                         */
    f=(float)j/10+1;                 /* divide num gerado por dez , soma mais 1 e converte para float com casas decimais */
    printf("numero -> %.2f\n\n",f);  /* imprime com casas decimais limitadas a duas */
    printf("    Tecle !\n\n\n");
    getch();
    return 0;                        /* retorna para o Wiondows com o valor zero    */
}

 

  • Curtir 1
Postado
1 hora atrás, devair1010 disse:

@Juniorr Lima   para gerar números use a função rand()% valor máximo + valor mínimo ,  mas precisa usar o include <time.h> e também a função srand(timr(NULL)) para que os números não repitam os mesmos todas as vezes . e só gera números inteiros , então transforme o número gerado em float  e isso pode ser feito assim   :


#include <stdio.h>
#include <time.h>
int main(){
    int j;
    float f;
    srand(time(NULL));
    j=rand()%10;          /* gera apenas inteiro                        */
    f=(float)j/10+1;      /* divide num gerado por dez , soma mais 1 e converte para float com casas decimais */
    printf("%.2f\n\n",f); /* imprime com casas decimais limitadas a duas */
    return 0;             /* retorna para o Wiondows com o valor zero    */
}

nao esta rodando esta dando erro, ate tentei modificar mais nao deu.

 

  • Curtir 1
Postado

Tem um problema que pode atrapalhar se usar a função rand() e pegar só o resto da divisão. É relacionado com o byte, digo, rand()%10 estamos apenas usando os bytes menos significativos do resultado, daí pode ser que haja inconcistencia ou repetição de números pseudo aleatórios muito frequente. Por exemplo, poderemos não ter uma boa "randoness" usando a forma rand()%10, dai pode ser que o valor se repita com muita frequencia.

 

Pra evitar isso devemos usar os bytes mais significativos do int, assim:

float n = rand()/(float)(RAND_MAX+1.0f);  //RAND_MAX é definido em stdlib se não me engano

Dai esse 'n' agora será um número positivo entre 0 e 1 (exemplo 0.2129) e pra pegar um float entre 1 e 2 basta fazer:

float n = rand()/(float)(RAND_MAX+1.0f);  //RAND_MAX é definido em stdlib se não me engano

float outro = 1.0f + (2.0f-1.0f) * n;

 

Postado
  • consegui pessoal obrigado
Em 02/07/2019 às 20:20, devair1010 disse:

@Juniorr Lima   para gerar números use a função rand()% valor máximo + valor mínimo ,  mas precisa usar o include <time.h> e também a função srand(timr(NULL)) para que os números não repitam os mesmos todas as vezes . e só gera números inteiros , então transforme o número gerado em float  e isso pode ser feito assim   :


#include <stdio.h>
#include <time.h>
int main(){
    int j;
    float f;
    srand(time(NULL));
    j=rand()%10;          /* gera apenas inteiro                        */
    f=(float)j/10+1;      /* divide num gerado por dez , soma mais 1 e converte para float com casas decimais */
    printf("%.2f\n\n",f); /* imprime com casas decimais limitadas a duas */
    return 0;             /* retorna para o Wiondows com o valor zero    */
}

nao esta rodando esta dando erro, ate tentei modificar mais nao deu.

 

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