Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, tenho uma fonte C3Tech PUF-4050S e descobri a um tempo que ela é uma fonte genérica ou fonte bomba como chamam, sou leigo, a fonte nunca deu problema e já fazem alguns anos que a tenho, minha configuração é essa:

Core 2 Duo 6300 1.86 GHz
placa-mãe PCWARE Ipm31 G31 LGA775 DDR2
4GB RAM DDR2
GT430 1GB 128bit
HD 150GB
Cooler Xigmatek Loki II

Ontem alguém me passou um Q6600 2.40 GHz e acabei vendo um video que ensina a aumentar de 2.40 GHz para 3 GHz colocando apenas uma fita nele (nunca fiz overclock e não sei fazer, mas essa me pareceu simples), gostaria que alguém me tirasse três dúvidas:

Esse método de "overclock" no Q6600 realmente funciona? É seguro?

Esse Q6600 2.40 GHz, tanto sem overclock quanto com overclock, ainda está dentro dos limites dessa fonte com essa configuração? Dizem que ela é uma fonte de 300W, aqui no adesivo diz que é 500W, se eu colocar esse processador, ainda estará num limite seguro onde a mesma não será tão estressada considerando essa como genérica? É seguro?

E outra, quando se faz overclock, especificamente neste caso, precisa ter um desses coolers "exóticos"? Não sei nem como se chamam ou como funcionam, ou um cooler normal já dá? Meu cooler é um Xigmatek Loki II e ouvi dizer que esse processador esquenta..

Postado
12 minutos atrás, LNPott disse:

@ASMR_ListeneR Sua fonte é uma bomba mesmo, infelizmente é melhor trocar antes de pensar em OC.

Obrigado por responder! E no caso, você se refere especificamente à questão do overclock? E se eu colocar ele "limpo" sem overclock, dá ou também não? E para o futuro: esse "macete" de colocar fitas no Q6600 para aumentar para 3 GHz realmente funciona? E eu precisarei de algum outro cooler diferente ou esse Xigmatek Loki II dará conta?

Postado

@ASMR_ListeneR Sua fonte não é nem um pouco confiável, sem falar que o Q6600 tem um TDP de 105W (tenho um aqui em casa), ou seja, consome bem mais que o seu Core 2 Duo normal. Mesmo com o seu CPU atual na frequência padrão, é um RISCO usar essa fonte. Quem dirá um Q6600 de 105W com overclock ainda.... é um risco muito grande que não vale a pena correr.

Eu mesmo tenho um Q6600 desde 2007 numa máquina "de todos" aqui de casa, e uso uma fonte Corsair CX450 nele. E uso em 2.4GHz normal, nunca fiz overclock pois o uso desse PC aqui em casa é só como servidor de arquivos de mídia, impressora, etc.

Tome muito cuidado com essa bomba (literalmente falando) que você tem aí amigo. Ainda mais se usa estabilizador. Livre-se de ambos, coloque uma fonte boa da Corsair ou EVGA, coloque um filtro de linha Clamper (ou se não tiver o filtro, ligue a Corsair/EVGA direto na tomada, mas nunca estabilizador).

Espero ter ajudado, abraços!

• Membro VIP
Postado

@ASMR_ListeneR O problema é que ela não é confiável e possui baixa eficiência, ou seja, péssima ideá mante-la.

Quanto ao "BSEL Mode", já vi funcionar sim, contudo não é garantido.

https://linustechtips.com/main/topic/767799-how-to-lga-775-bsel-mod-overclocking-with-tape/

Esse cooler promete aguentar até 130w de TDP, só testando mesmo para saber pois a refrigeração do gabinete também é importante.

adicionado 2 minutos depois

Esqueci de perguntar sua placa-mãe, isso também é determinante de será possível.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, LNPott disse:

@ASMR_ListeneR O problema é que ela não é confiável e possui baixa eficiência, ou seja, péssima ideá mante-la.

Quanto ao "BSEL Mode", já vi funcionar sim, contudo não é garantido.

https://linustechtips.com/main/topic/767799-how-to-lga-775-bsel-mod-overclocking-with-tape/

Esse cooler promete aguentar até 130w de TDP, só testando mesmo para saber pois a refrigeração do gabinete também é importante.

adicionado 2 minutos depois

Esqueci de perguntar sua placa-mãe, isso também é determinante de será possível.

A placa-mãe é uma PCWARE Ipm31. 

Que pena, irei tentar trocar com alguém talvez visando um E8500, poderiam me dizer se ao menos esse seria de boa? E se há muita diferença de um Core 2 Duo E8500 3.16 GHz para o Q6600? Sou humilde, apenas queria tentar um Bomba Patch emulado do PS2 e o Daytona USA do Dreamcast :(

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!