Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caso coloque mais RAM do que seria o limite, o que acontece?


Posts recomendados

Tenho um notebook de 2009/2010. Sempre fui extremamente cuidadoso com o notebook, faço manutenções, limpezas, trocas de pasta térmica, etc. O computador roda liso. Essa é a verdade. Inclusive em jogos ainda consigo obter um bom desempenho (nas configurações mínimas, claro. É um notebook, antigo, e não gamer) 9 anos depois (hoje, 2019), vi uma promoção de RAM. Me surgiu uma dúvida, que é a que perguntei.

Meu notebook suporta até 8gb (de acordo com o manual e fabricante). Tenho 2 slots com 2 pentes de 2gb (4gb RAM ao todo).

O que aconteceria se eu colocasse dois pentes de 8gb? (totalizaria 16gb RAM) reconheceria apenas um pente? Computador não ligaria? Reconheceria os dois pentes (16gb) mas trabalharia no máximo da mãe (8gb)? Pode causar algum dano no notebook em qualquer peça que seja? Queimar algum componente? Forçar algum?

Alguém sabe responder isso?

Fazer um upgrade colocando RAM além do que seria previsto para a máquina causa quais possíveis benefícios e malefícios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@robaraomeunick O PC não ligaria por não reconhecer a memória. Se você tem uma placa-mãe que suporte 8Gb no máximo são em 2 pentes de 4Gb.

 

Acima disso temos um conceito chamado de densidade de memória e memórias muito densas acabam não sendo reconhecidas por chipsets mais antigos. Isso no momento só acontece com memórias DDR2/DDR3. Talvez aconteça com as DDR4 se conseguirem fazer módulos de 32Gb, mas acredito que módulos desse tamanho só virão para DDR5. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody  Exatamente, meu notebook usa DDR3.
Eu tenho 2 pentes de 2gb. (4gb RAM)
Ia comprar 2 pentes de 4gb (8gb RAM), mas comecei a refletir se valeria a pena. (inclusive lhe volto essa pergunta: vale a pena hoje em dia eu fazer isso?) 
Paralelamente comecei a refletir sobre 2 pentes de 4gb ou 1 pente de 8gb (dual x single). Quando fiz essa reflexão, acabei pensando "e se eu comprar 2 pentes de 8gb? Caso não de certo eu uso single (1 pente de 8gb), mas caso funcione eu já tenho os pentes para fazer upgrades de outros notebooks caso eu venha a adquirir futuramente um novo" Foi ai que surgiu a dúvida e eu não consegui encontrar respostas no Google (e vim pedir socorro ao fórum).

A bem da verdade: me formei recentemente e ainda sou desempregado. Mas minha profissão pede um computador (não precisa ser de ultima geração, mas preciso dele funcionando sempre): advogado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!