Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal é o seguinte, tenho um processador i5 4200m, de 2,5 Ghz com suporte a Overclock de até 3 Ghz. O problema é que a frequência do processador nunca passa de 2,7 Ghz, o que pode estar ocorrendo?

Já atualizei a bios, testei com Ubuntu, Windows 10 e nada.... É um notebook, alguma sugestão?

Postado

@Rodrigo Lazarotto  Problemas de aquecimento não é, pois o processador foi feito para trabalhar até 100ºC. E observei que isso começou a ocorrer desde que eu troquei os pentes de memoria RAM com uma frequência inferior a de fabrica. Sei que o processador e memoria RAM trabalham independentes, mas isso influência?

Detalhe: Só consigo atingir 2,7 Ghz fora da fonte de alimentação.

Postado

@wallace alberto Eu digo da temperatura porque assim, eu tinha um note com um i7 8750h ele o clock boost dele era ate 4.0GHz se nao me engano porém ele sempre ficava em 95Graus e em 3.5Ghz mesmo a temperatura limite dele sendo 100 Graus, e em relação a fora da fonte eu ate entendo pois fora da fonte ele reduz tudo para economizar bateria.

Postado

Seria anormal se seu processador não chegasse ao clock base de 2.5GHz, mas nada anormal em não chegar ao clock de 3.1GHz, que não é um overclock, e sim um boost (tecnologia Turbo Boost). Os processadores Intel funcionam com diferentes faixas de frequência conforme a quantidade de núcleos do processador que está sendo utilizada, e nunca alcançará o boost máximo com todos os clocks funcionando.

Postado

@GuilhermeGB Mas no caso, seria overclock para alterar a frequência base.

No vídeo abaixo, um youtuber que conseguiu overclockar até 3Ghz e rodar GTA V.

Eu não pretendo usar para jogos, eu irei usar pra cálculos complexos com matlab, por isso o clock do processador é tão importante, estou usando um notebook, pois meu PC não possui clock alto, é um i3.

Postado

Por mais que seu processador "suporte" 100ºC, o sistema toma medidas contra altas temperaturas e alto consumo de bateria reduzindo o clock do processador automaticamente, ainda mais que você está rodando numa temperatura acima do que ele foi classificado pra rodar. Verifique se nas configurações de energia seu notebook está no modo desempenho.

Qual o modelo do i3 do seu PC? Não dá pra comparar um i5 de notebook com i5 de PC, os i5 de notebook perdem para i3 da mesma geração no desktop. Frequência não é tudo, o IPC do processador é quem manda.

Postado

É, de fato não dá pra comparar um processador da primeira geração com um de quarta, mesmo sendo de notebook. Infelizmente talvez você precisa de um upgrade se o desempenho não estiver satisfatório, pois as limitações térmicas e energéticas dos portáteis não possibilitam muita coisa.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!