Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde Colegas, tudo bem?

Estou montando um projeto o qual eu recebo uma informação do módulo bluetooth e de acordo com o conteúdo desta informação eu faço determinada tarefa, como por exemplo, colocar uma saída como nível lógico alto.

Primeiramente, como teste, eu montei o circuito do Atmega 328p na protoboard e utilizei um cabo USB-Serial para o RX e TX do Atmega, o meu sketch é o seguinte:

const int ledPin = 8; 
int txt;

void setup() { 
    Serial.begin(9600); 
    pinMode(ledPin, OUTPUT);
    digitalWrite(ledPin, HIGH); 
}

void loop() { 
    if(Serial.available()){
       txt = Serial.read(); 
       Serial.println(txt);
       digitalWrite(ledPin, LOW); 
    }
}

Quando eu abro o Monitor Serial, seleciono a COM, informo o meu baudrate e digito algum número,  ele retorna alguns caracteres estranhos, como por exemplo, quando digito 1 ele me retorna g⸮V⸮

Em anexo algumas fotos do circuito montado.

IMG_20190808_161040182.jpg

• Membro VIP
Postado

confirme a freq do mc, troque o baudrate do terminal, confirme o protocolo correto, confirme os tipos de dados coerentes das funções, não vejo o gnd saindo,  e o mais importante.. não use led verde.

abç

Postado

Já fiz os testes com baudrates diferentes e a mesma coisa acontece..

O que você quer dizer com "confirme o protocolo correto, confirme os tipos de dados coerentes das funções, não vejo o gnd saindo"?

Obrigado pela ajuda!

• Membro VIP
Postado

De nada

Baurate diferente era pra acontecer coisa diferente.

Dados das funções: que tipo sai dela:  p.ex.

int txt;

txt = Serial.read(); 

txt espera que o dado seja tipo int saindo da serialread(). Se dela sai tipo asc-ii, tem boi na linha.

O mesmo pra serialprint(entrada). Será que ela quer mesmo tipo int na sua 'entrada'? (argumento da função)

Faça um teste com serialprint("teste");

gnd: terra ou comum pros sinais

captura-de-tela-2015-05-01-as-23.14.08-4

é o fio preto gnd que não vi na sua foto. Deve estar do outro lado né? NÉ?!!

Protocolo: o básico é 9600,n,8,1 (n esqueci, 8 bits, 1 stop bit)mas tem 9600,n,7,2 e variantes.

Seu mc deve ser programado com a freq de clock correta

• Curtir 2
Postado

Boa tarde Isa, tudo bem?

É o seguinte, vou lhe atualizar sobre o que está acontecendo...

Como eu estava usando um cabo USB-Serial, ele não estava no protocolo correto para comunicação com o Atmega, já que o RS232 opera em -12V/+12V e o 328 em TTL.

Comprei o conversor USB -> TLL e tudo OK, deu tudo certo...

Porém, agora, quando conecto o RX - TX do HC-05 no TX-RX do atmega, parece que os 2 não funcionam corretamente, não consigo tratar o que eu recebo..

Testei o 328 e o HC-05 no conversor e os 2 funcionaram perfeitamente.

Será que eu preciso realizar alguma configuração HC-05 -> Converter para TTL -> Atmega 328p?

O estranho é que eu vi todos os tutorias como HC-05 -> Atmega 328p.

Obrigado pela ajuda!

• Membro VIP
Postado

Defina melhor ...

14 horas atrás, Guilherme Scherer disse:

não funcionam corretamente, não consigo tratar o que eu recebo..

Tem uma pessoa com dúvida parecida com a sua

Tenta seguir aqueles passos.

Trocadilhamente falando, não tenho contato direto com a família bluethoot.(apesar que fiz um led piscar com o bt do esp32. e nunca mexi com hc-05). E não, a princípio não precisa de nenhuma interface pois ambos são nível 0 e 1. Bem... se quiser pode chamar os resistores de "interface". Talvez se sintam melhor com este "elogio"

HC-05-ZG1643-B23090W_010_Circuit_1200.jp

De fato, depende da alimentação de ambos mas achei este desenho no google e me deu vontade ilustrar

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!