Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma ASRock A320M (chipset de entrada pra AM4). Na mesma, possuo um Ryzen 1400 e 2 pentes de 4GB desse modelo (https://br.crucial.com/bra/pt/bls4g4d240fse). Ambos setados em 2666MHz. Alguns dias atrás, tentei subir esse valor pra 2800MHz, mas sem sucesso. Me veio o questionamento: será que uma placa-mãe influencia nisso? Uma melhor sobe mais? Uma de entrada sobe menos? Como diabos funciona?

Então, como funciona? Nos guias de OC em RAM eu só encontro falando sobre qualidade de chip, timming, frequência tensão e tal. Em alguns sites, já vi pessoas subindo a mesma memória a 2800MHz sem alterar a tensão, mas em outras placas mãe.

Em breve, pretendo adquirir um pente de 8GB pra somar 12GB e dar o outro de 4GB pra minha noiva. Serão modelos diferentes, mas da mesma fabricante. Consigo deixar uma frequência maior? Realmente é algo necessário que influencia pra games? Ou só perda de tempo? Serão modelos diferentes, mas da mesma fabricante.

Postado

A placa-mãe aceita até uma certa frequência, entre no site da sua fabricante e veja qual é o máximo.

Se pegar uma memória nova, a placa-mãe vai setar as frequências das memórias para a que tem menor frequenta. Então, você tem que ativar o XMP na BIOS ou fazer o overclock manual.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Para o 1400 entre 2400~2666MHz é o ideal, acima disso é bônus. Placa-mãe não importa já que o controlador de memória tá no CPU. O que vai importar é a qualidade do BIOS, das versões AGESA, assim como os chips da RAM. Placas mais baratas possuem menos funções e updates mais tardios, mas no caso da primeira geração Ryzen tá tranquilo, o que dava pra ser arrumado já foi feito.

Quanto a misturar memórias diferentes, não recomendo.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...