Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HTML Desenvolver um e-commerce do 0


hudt

Posts recomendados

Faz muito tempo que gosto de programação web, mas nunca havia me despertado um interesse tão grande como tenho tido atualmente. Na verdade estou até pensando em trabalhar na área de tanto que ando gostando.

 

Ando pesquisando sobre desenvolvimento de um e-commerce como meu primeiro projeto, que seja clean e sem utilização de frameworks (se é que é possível). Ou seja, quero aprender do 0 e fazer tudo do 0.

 

Já que, por enquanto, não tenho intimidade com linguagens, bibliotecas, etc, e também não tenho nenhum curso e/ou faculdade nesse ramo, no atual momento estou estudando front-end básico: marcação HTML5 e estilos com CSS. Também gosto da parte do design e eu mesmo faço meus layouts, pra mim é até fácil pois sempre tive intimidade com ps e ai.

 

Porém, agora que comecei a estudar superficialmente um pouco de back-end, estudando sobre Javascript me deparei com frameworks... muuuitas frameworks! E até me assustei com tamanhos trabalhos que existem atualmente e que servem pra praticamente tudo.

 

Porém, a minha pergunta é, vale a pena eu me aprofundar nisso e quem sabe criar meu próprio framework? (Se é que é preciso). Porquê pra minha finalidade só vou utilizar 20% desses frameworks.

 

Também não tenho ideia nenhuma de como funciona para integrações com plataformas tipo tray, iset, etc.

 

Bom... Como viram tenho um conhecimento bem vago sobre tudo (rs), mas quero bastante aprender sobre programação web pra e-commerce e não tenho ainda um norte.

 

Por exemplo:

 

Quanto tempo demorarei pra aprender tudo que preciso para desenvolver um website básico pra e-commerce? Eu tenho um problema com coisas prontas, gosto de fazer, gosto de aprender...

 

Agradeço a ajuda desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hudt Bom dia, alguns pontos que vou mencionar, mas lembre-se, apenas minha opinião.

 

Citação

 

Faz muito tempo que gosto de programação web, mas nunca havia me despertado um interesse tão grande como tenho tido atualmente. Na verdade estou até pensando em trabalhar na área de tanto que ando gostando.

 

R. Que legal, fazer o que gosta já é um bom começo. O "boom" já passou, mas ainda existe mercado e vá se preparando para a concorrência com empresas, profissionais liberais, freelas, sobrinhos, etc.

 

Citação

 

Ando pesquisando sobre desenvolvimento de um e-commerce como meu primeiro projeto, que seja clean e sem utilização de frameworks (se é que é possível). Ou seja, quero aprender do 0 e fazer tudo do 0.

 

R. Sim é possível e uma ótima ideia para fins de aprendizado.

 

Citação

 

Já que, por enquanto, não tenho intimidade com linguagens, bibliotecas, etc, e também não tenho nenhum curso e/ou faculdade nesse ramo, no atual momento estou estudando front-end básico: marcação HTML5 e estilos com CSS. Também gosto da parte do design e eu mesmo faço meus layouts, pra mim é até fácil pois sempre tive intimidade com ps e ai.

 

R. Procure aprofundar seus conhecimentos em HTML5, CSS e JavaScript, que é o básico para qualquer projeto além de que, não vai ter como escapar de alguma linguagem server-side, mas antes foque no básico.

 

Citação

 

Porém, agora que comecei a estudar superficialmente um pouco de back-end, estudando sobre Javascript me deparei com frameworks... muuuitas frameworks! E até me assustei com tamanhos trabalhos que existem atualmente e que servem pra praticamente tudo.

 

R. Frameworks são muito úteis para agilizar a produção/desenvolvimento, mas é muito importante que se conheça a linguagem base em primeiro lugar.

 

Citação

 

Porém, a minha pergunta é, vale a pena eu me aprofundar nisso e quem sabe criar meu próprio framework? (Se é que é preciso). Porquê pra minha finalidade só vou utilizar 20% desses frameworks.

 

R. Como dito antes, frameworks agilizam bastante a produção dos seus projetos e em alguns casos, eles podem ser customizados, então eu diria que sim, vale a pena, mas reforço que antes disso, deve conhecer bem a linguagem base e ter uma visão ampla do negócio para criar o framework adequado para projetos futuros.

 

Citação

 

Também não tenho ideia nenhuma de como funciona para integrações com plataformas tipo tray, iset, etc.

 

R. Isso é outro capítulo e vai precisar estudar, tb será necessário conhecimentos de linguagem server-side e banco de dados, mas uma coisa de cada vez.

 

Citação

 

Bom... Como viram tenho um conhecimento bem vago sobre tudo (rs), mas quero bastante aprender sobre programação web pra e-commerce e não tenho ainda um norte.

 

 

R. O importante é que você quer aprender, isso é bom! Não pule etapas, básico: HTML, CSS e JavaScript, na sequência alguma linguagem server-side assim como banco de dados onde os mais populares seriam PHP e MySql respectivamente, integração com plataformas de pagamento, conhecimento dos ambientes de hospedagens (provedores). Frameworks e plataformas de integração seriam meios auxiliares para agilizar, otimizar e tornar seguro seu projeto. Em paralelo, entender a rotina/funcionalidade de uma loja virtual.

 

Citação

 

Quanto tempo demorarei pra aprender tudo que preciso para desenvolver um website básico pra e-commerce? Eu tenho um problema com coisas prontas, gosto de fazer, gosto de aprender...

 

R. Pergunta subjetiva, o que você poderia aprender em um ano, outra pessoa poderia aprender em uma semana. Vai depender muito da sua vontade e dedicação mas ponto positivo para o "gosto de aprender" e não tenha receio com "coisas prontas", elas estão aí pra ajudar, desde que você saiba como e quando utilizá-las.

 

Opiniões finais. Conhecimento nunca é demais, aprender é sempre bom, mas se quer ganhar dinheiro desenvolvendo e-commerce, deverá analisar profundamente alguns pontos:

Custo é alto (muito trabalho) e é sempre dependente de serviços de terceiros (mais custos);

Muitas plataformas "open source" já consolidadas no mercado;

Grandes empresas oferecem sistemas prontos para locação (baixo custo/mensalidade);

Interessados geralmente não tem capital de investimento (loja, campanhas, etc);

Entre outros.

Difícil? Sim. Impossível? Não.

 

Espero ter contribuído de alguma forma e boa sorte.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Public2004 Boa noite amigo, me ajudou muito sua resposta pra poder entender melhor, e até primeiramente, como tudo funciona. Irei analisar a viabilidade de tudo, com certeza. E talvez eu até invista meu tempo (o que sobra do tempo na verdade, porque trabalho em outra área durante o dia) pra poder aprender e desenvolver outras coisas, talvez jogos, sei lá... Mas a criação, programação, e ter a possibilidade de fazer eu mesmo as coisas é o que me atrai bastante. Mas enfim, muito obrigado mesmo por ter disponibilizado seu tempo pra me responder. Um forte abraço, valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!