Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação aftermarket cooler para Ryzen 5 3600


Posts recomendados

Pessoal, boa tarde!

Fiz um upgrade recente em minha máquina, e coloquei o famigerado Ryzen 5 3600, porém, jogando Borderlands 3 notei via MSI Afterburner que a temperatura máxima chegou a bater 91ºC, e fazendo o monitoramento OSD, vi que flutuava entre 60~90ºC, e aparentemente isso fazia com que os clocks fossem de 4.0+ pra 3.8~9.

Estava na esperança de manter o box cooler mais um tempo, porém, vejo que não será muito seguro e não está me proporcionando a melhor experiencia.

Gostaria, por favor, que me recomendassem air coolers para tal hardware, custo/benefício de preferência.

Muito obrigado!

 

Obs: Jogo com a tampa do gabinete aberta, meu gabinete é meio antigo, mid tower consideravelmente pequena.

Minha GPU é uma RTX 2060 MSI GAMING Z DUAL, que está batendo máximo 74º C, que em reviews eu vi que é a temperatura correta

Minha placa-mãe é uma TUF B450 PRO GAMING, gostaria de indicações que se encaixassem bem nessa mobo, caso existe algum conflito com slots de ram ou arquitetura dos produtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em promoção e com led:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/6703/cooler-deepcool-gammaxx-400-dp-mch4-gmx400-p-processador-intelamd

Um pouco mais caro, mas sem led e mais eficiente:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11857/cooler-para-processador-scythe-mugen-5-revb-120mm-intel-amd-scmg-5100

 

Os 2 de cima sao otimas opções, eu iria de scythe se tiver grana.

 

Ambos tem a mesma altura, uns 154mm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc a altura em si só implica caso meu gabinete estiver fechado? uso a tampa lateral aberta mesmo, um dia ainda penso em mudar de gabinete pra manter tudo fechadinho e bem ventilado, mas por agora, gostaria de manter assim!

bom, você iria de scythe mesmo sendo praticamente 3 vezes mais caro? vale mesmo a pena? 

obrigado pelas indicações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, ambos sao de perfil bem baixo, entao acho difícil voce encontrar dificuldade de fechar o gabinete ou de trocar no futuro. O scythe deve ser pouca coisa mais eficiente, so que mais silencioso. Dai vai do que voce deseja, eu nao ligo pra leds e por isso iria de scythe. Mas o gammaxx ta muuuito barato, ele costuma custar 200, so ta 100 reais porque vira e mexe eles metem essa promoção ai

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em primeiro lugar, meus pesames tenho os mesmos problemas e o mesmo azar no silicio.

por experiencia e testes posso te dizer que:

gammmaxx 400 vai te reduzir de 13 a uns 20C +- (talvez pouco a +)

mugen 5 rev b   vai te reduzir de 18 a 34C talvez pouco+

e o maelstrom 240t  vai reduzir +- mesmo do mugen

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gungniro @Brc Vocês já me ajudaram absurdos, muito obrigado!
Agora na situação onde não farei OC, gammaxx 400 já seria suficiente? fiquei bem tentado a ir nesse scythe, mas no preço que ele vale, acho que gastei bastante com hardware esse mes já hehehe =/

obs: eu também nao ligo pra leds, mas iria mais pelo custo/benefício mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ramon F. Francisco de nada, 

 

  olha esse link se pra ti for satisfatorio ok.

o meu setei na bios a 4.1ghz e 1.325v  no cpu e soc 1.0.87v a temperatura diminuiu um pouco mesmo com stock cooler(em torno de 4C sobre carga) e pode ter uma melhoria de uns 8% no multicore e 3% no single (caso tenha interesse) em stock meu maximo que atinge e 4.075ghz e a partir de 70C começa diminuir o clock e depois de 82C diminui ao menos 100mhz e aos 85c atinge uns 3.8ghz isso em stock. ja no oc fica sempre 4.1 xD

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pretendo em breve, quando estiver $o$$egado, também pegar um desses também, mesmo não pretendendo fazer overclock por hora, mas eles parecem resfriar bem o processador:

 

Cooler Fortrek Air4 - R$ 60 - pelas especificações, parecido com o Hyper TX3, já tive um desses, para o que você quer deve ser suficiente.

Cooler Fortrek Air6 - R$ 96 - esse parece bruto rs, 6 heatpipes, deve ser exagerado assim como o Deepcool.

Cooler Master Hyper 212 Black - R$ 178 já tive outros da marca, meu irmão teve uma versão desse, é ótimo e silencioso.

 

Mas, antes de sair comprando, veja se está bem encaixado o seu cooler atual, parecem temperaturas muito altas que você está tendo no processador. Nesse vídeo não chega nem perto a temperatura no mesmo processador:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, achei um openbox um pouco mais barato pela Kabum, vejam se vale a pena:
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/carrinho/comprejunto.cgi?codigo=73759&mercadoria=14686839

 

é o mesmo produto, né? eu achei que o preço a vista + frete ficou mais barato, com um prazo bem menor(1~3 dias)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Brc disse:

Noctua NH-U12S

https://imgur.com/kx2eSOb

Noctua NH-U12S com fan extra

https://imgur.com/jPo9NzI

 

Ganhei 2 graus e um pouco a mais de mhz dando stress no multicore

Cara, meu sonho comprar um noctua desse =( hahaha muito caro!!

adicionado 3 minutos depois
2 horas atrás, Gungniro disse:

@dudaskank isso de temperatura sinto te informar que muda muito. ta meio que uma loteria. montei 4 pcs com esse 3600 e alguns trabalha com o stock cooler a menos de 80C e outros pega 93C, uns pega clock de 4.17ghz e tem um pior que o meu que trabalha + quente e no maximo 3.9ghz

Cara, então provavel que pegando esse Gammaxx, terei uma melhor estabilidade em frequencia né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Ramon F. Francisco disse:

Cara, meu sonho comprar um noctua desse =( hahaha muito caro!!

adicionado 3 minutos depois

Cara, então provavel que pegando esse Gammaxx, terei uma melhor estabilidade em frequencia né?

Nao compre, o rendimento dele é quase igual ao mugen 5 e fuma 2...

 

So comprei noctua porque no começo do ano nem a pichau e nem a terabyte tinham os da scythe, so que paguei quase o dobro pelo mesmo rendimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ramon F. Francisco disse:

Pessoal, achei um openbox um pouco mais barato pela Kabum, vejam se vale a pena

 

Acho que não vale também, o open box só economiza R$ 6, e vem com 9 meses a menos de garantia.

 

3 horas atrás, Gungniro disse:

montei 4 pcs com esse 3600 e alguns trabalha com o stock cooler a menos de 80C e outros pega 93C, uns pega clock de 4.17ghz e tem um pior que o meu que trabalha + quente e no maximo 3.9ghz

 

Mas usando o mesmo gabinete? De repente um tem um fluxo de ar diferente do outro também, aí acaba influenciando. E claro, depende da temperatura ambiente também, se o dia estiver mais quente ele vai acabar mais quente também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gungniro

4 horas atrás, Gungniro disse:

@Ramon F. Francisco sim quando a temperatura fica menor o clock aumenta (caso va usar em stock). em stock um gammaxx e o suficiente, mas não recomendo openbox já que talvez vem sem a pasta e só preço da pasta vale + o novo. pelo terabyte ta 86 reais novo.

ah sim, eu peguei um novo mesmo, la pra semana que vem está aqui em casa ja!
só uma dúvida, vale a pena travar em algum clock igual você fez? eu notei ontem que a tensão da minha cpu está como padrão, setada automatica, assim como os clocks e tudo mais... mas notei que a tensão automatica é algo tipo 1.4(e alguns quebrados)V, tá certo isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ramon F. Francisco sim, os novos ryzen trabalham com variaçoes maiores que os anteriores.   sobre carga(emjogos e coisas pesadas) o limite REAL e 1.325v (porém os leitores podem ver até 1.35v)  e sem carga como não são todos os núcleos que estão ativos pode pega até 1.47v que seria normal.  

quando se seta na bios ou pelo ryzen master voltage manual e interessante nao passar de 1.35v( de preferência o mais proximo de 1.325v) e setar o clock que deseja, gosto de usar o cb r15 para testar algo real se fez o teste sem desligar/travar ja tá aceitavel (pra mim). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...