Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema sério com desempenho da CPU em jogos. (Notebook)


Posts recomendados

Após um mês da compra do meu Acer Aspire 5 A515-52G-58LZ, o produto começou a apresentar um grave problema de desempenho em programas mais pesados (games). O que acontece é que o uso da CPU se mantém quase sempre  baixo e a temperatura do mesmo acima dos 80º, mesmo em jogos que utilizam bastante a CPU, como GTA V. Com isso ocorre diversos problemas, como gargalos e quedas bruscas de FPS e mau desempenho da GPU, tornando a fluidez da gameplay bem inconstante. Caso alguém esteja passando pelo mesmo problema ou saiba a possível causa do mesmo, se possível me informe, não queria ter que recorrer a assistência. Desde já, agradeço. 

Acer Aspire 5 A515-52G-58LZ:

  • PROCESSADOR Intel Core i5-8265U de 8ª geração | Quad Core (1,6 GHz a 3,9 GHz) 6 MB de SmartCache
  • MEMÓRIA RAM 8 GB (1x8GB) DDR4 Até 2400 MHz 
  • PLACA GRÁFICA dedicada NVIDIA GeForce MX130 com 2 GB GDDR5 VRAM
  • ARMAZENAMENTO Disco Rígido 1 TB HD (5400 RPM)


Segue imagens abaixo:

 

Captura de Tela (3).png

Captura de Tela (19).png

 

 

*GTA V rodando com configurações gráficas correspondentes a capacidade do meu notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bastante complicado dar um possível diagnóstico com poucas informações, mas um problema bastante recorrente em jogos em notebooks é a questão da temperatura dos componentes aliado a uma barreira de desempenho quando se atinge certa temperatura que certas empresas utilizam.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus Leão @ObitoSPN Possivelmente seja algo relacionado a refrigeração dos componestes mesmo. Percebi que limitando uso da CPU no gerenciamento de energia, a porcentagem de uso dentro do jogo aumenta consideravelmente, pois a temperatura é reduzida. Se eu forçar o máximo de desempenho, o uso cai muito e a temperatura bate os 95º. E isso afeta diretamente o desempenho da minha placa de vídeo :(

adicionado 3 minutos depois

Segue abaixo um exemplo da inconsistência da GPU por conta desse mau uso de CPU:

 

Captura de Tela (22).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, lordlester123 disse:

@Matheus Leão @ObitoSPN Possivelmente seja algo relacionado a refrigeração dos componestes mesmo. Percebi que limitando uso da CPU no gerenciamento de energia, a porcentagem de uso dentro do jogo aumenta consideravelmente, pois a temperatura é reduzida. Se eu forçar o máximo de desempenho, o uso cai muito e a temperatura bate os 95º. E isso afeta diretamente o desempenho da minha placa de vídeo :(

 

Se você tem experiência eu recomendo duas coisas:  Fazer uma troca de pasta térmica e o undervolting.

Se não tem tanta experiência uma dica é jogar com ele inclinado, ou comprar uma base de refrigeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...