Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet caindo em uma faixa de horário


Posts recomendados

Internet: Fibra Ótica 100mb down / 50mb up
ONU: FiberLink 101
Router: TP Link WR840N


Olá, quase todos os dias da semana a internet cai algumas vezes entre 10h e 12h da manhã e somente nos dias de semana.
Os técnicos já vieram aqui várias vezes, inclusive estando aqui no momento em que a internet caiu, mas ainda não deu pra resolver o problema...
A internet sempre caia durante alguns segundos, às vezes por 10 segundos, 30 segundos ou 1 minuto. Era raro quando caia por mais tempo do que isso. O que não seria problema algum, se eu não jogasse poker online. Aí em cada desconexão, eu literalmente perdia dinheiro, até acabei parando de jogar de manhã pra evitar esse estresse.

Então na última tentativa, o técnico mudou o router de DCHP para Bridge, o que parece ter ajudado bastante. Passou a cair menos, mas ainda cai. E quando cai, cai por alguns minutos e algumas vezes por alguns segundos... Então comecei a pingar com um comando para ver o horário em que cai:

 

Spoiler

 

19/09/2019 10:49:29 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=18ms TTL=242
19/09/2019 10:49:30 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=16ms TTL=242
19/09/2019 10:49:31 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
19/09/2019 10:49:32 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
19/09/2019 10:51:44 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
19/09/2019 10:51:45 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
19/09/2019 10:51:46 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=19ms TTL=242
19/09/2019 10:51:47 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=18ms TTL=242

 

19/09/2019 10:55:28 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=18ms TTL=242
19/09/2019 10:55:29 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=19ms TTL=242
19/09/2019 10:55:30 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
19/09/2019 10:55:31 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
19/09/2019 10:57:43 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
19/09/2019 10:57:48 - Request timed out.
19/09/2019 10:57:49 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=18ms TTL=242
19/09/2019 10:57:50 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=18ms TTL=242

 

19/09/2019 11:46:14 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=17ms TTL=242
19/09/2019 11:46:15 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=18ms TTL=242
19/09/2019 11:46:16 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
19/09/2019 11:46:17 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
19/09/2019 11:46:22 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
19/09/2019 11:46:23 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
19/09/2019 11:46:24 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=17ms TTL=242
19/09/2019 11:46:29 - Request timed out.
19/09/2019 11:46:30 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=16ms TTL=242

19/09/2019 12:47:39 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=18ms TTL=242
19/09/2019 12:47:40 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=18ms TTL=242
19/09/2019 12:47:41 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
19/09/2019 12:47:42 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
19/09/2019 12:47:51 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
19/09/2019 12:47:52 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
19/09/2019 12:47:53 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=19ms TTL=242
19/09/2019 12:47:54 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=18ms TTL=242

23/09/2019 09:20:01 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=28ms TTL=242
23/09/2019 09:20:02 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=28ms TTL=242
23/09/2019 09:20:03 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
23/09/2019 09:20:04 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
23/09/2019 09:20:08 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
23/09/2019 09:20:09 - Reply from 192.168.2.1: Destination net unreachable.
23/09/2019 09:20:14 - Request timed out.
23/09/2019 09:20:15 - Reply from 186.192.81.5: bytes=32 time=28ms TTL=242

 


Cai quase sempre em múltiplos 15 segundos, não sei se é coincidência ou não... Não tenho acesso ao ONU para ver o lease time. E outra coisa, que também não sei se é coincidência ou não... Eu deixei o computador ligado do dia 19 até o dia 24 fazendo esses testes de ping, e só caiu a internet nessas vezes (geralmente cai bem mais). Então dia 24 eu desliguei o PC de noite, e de manhã dia 25 a Internet voltou a cair quando liguei o computador. Também caiu hoje, mesmo sem ter ligado o computador...

 

Onde será que é o problema? Na minha casa, no poste, na central? A ONU já foi trocada, o router ainda não. E sempre fazem teste para ver a qualidade do sinal e dá sempre boa. Aliás, a internet é sempre boa e estável. E outro detalhe importante para quem leu até o final, notei que isso começou dias depois que aumentaram a internet de 50mb para 100mb (eu nem sabia que tinham aumentado, só fui perceber quando fiz um teste quando estava conversando com um amigo sobre a internet). Porém logo de início eu pedi para reduzirem a internet para 50mb para testar se continuaria caindo, e continuou caindo da mesma maneira... E por sinal, minha placa de rede suporta até 100mpbs.

Alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ciro-mota disse:

Seu roteador não é o ideal para uma conexão de 100Mb, mas isso por si só não deveria ser o problema. Você percebe se no momento da queda, algum led da ONU muda ou apaga? 186.192.xxx.xxx é quem no seu teste?

 

A luz PON pisca quando há uma desconexão. E quando está sem internet por uns dois minutos por exemplo, a luz permanece ligada sem piscar. E o endereço que eu pingo é o globo.com. Hoje já caiu várias vezes seguindo o mesmo padrão... Caiu oito vezes somente entre 10h20min e 10h40min.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente o mesmo erro.
Estive fora nesse final de semana e deixei rolando o teste, não caiu nenhuma vez. Foi só eu chegar em casa e conectar mais um celular (PC+Meu celular+Celular da mãe+Celular da namorada) que a internet começou a cair como sempre... Muita coincidência, não? Só pode ser alguma coisa na ONU ou roteador, sei lá, algo que trave a conexão. Neste momento estou conectado com o PC diretamente a ONU e a internet continua caindo. Deixo o IP e DNS no automático e já tenho esse problema a um bom tempo, já até formatei o PC durante esse tempo e não alterou em nada o problema. Tem como isso ser um vírus na ONU ou router? Não entendo sobre isso...

O suporte já deixou claro que eles não sabem como resolver isso e também não querem me dar a senha para entrar na ONU. Eu tenho como exigir isso? Nesse momento a internet está caindo tanto quanto quando acontece durante a semana...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Equipamento em comodato o provedor pode impor essa prerrogativa de impedir o acesso ao aparelho. Para ser um problema com a ONU, vide seu teste de ping acima, no meio do teste ele tenta resolver o endereço IP da ONU ao invés do endereço de destino do teste.

 

Mas você cita que o técnico configurou como bridge, ai a carga de uso seria do roteador e tecnicamente o problema relatado no ping não deveria ocorrer.

 

Se a ONU foi trocada por marca e modelo diferente, então o problema tende a ser a rede deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ONU foi trocada por um modelo diferente da mesma marca. Nos testes de ping, também faço ping para a ONU e para o router... A conexão permanece ativa entre o PC, ONU e router nos momentos de queda.

Não sei mais o que tento, se troco de internet, se coloco net via rádio pra suprir as quedas... Amanhã vou alterar o plano para 50mb novamente... Provavelmente não irá ajudar, como já testei, mas pelo menos darei menos dinheiro para eles enquanto o problema não é corrigido. Vou continuar fazendo testes, e posto aqui caso tenha algo de interessante para acrescentar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

A internet melhorou drasticamente com a redução do plano para 50mb. A internet ainda cai como antes, mas muito menos. Porém ainda há alguns problemas que creio que sejam por causa do roteador...

Ontem minha namorada não conseguia permanecer conectada ao WiFi, ficava conectando e desconectando. Ela só tem esse problema aqui em casa. E enquanto o WiFi ficava conectando e desconectando no celular dela, a internet caia como de costume em todos os outros aparelhos. Reiniciei a ONU e o roteador e a internet parou de cair, mas o celular ainda sim não conectou na internet. Mesmo após esquecer a rede e reconectar, desligando o WiFi por um tempinho, reiniciando o celular... Isso já tinha acontecido uma vez quando ainda estava com 100mb.

 

Acho que só pode ser problema no roteador, embora agora ele esteja funcionando somente em modo bridge... Mas talvez ele esteja dando pau de alguma forma. A ONU já foi trocada e o roteador não...


Será que compensa comprar um roteador? Se sim, qual? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

A internet ainda cai como antes, mas muito menos. Porém ainda há alguns problemas que creio que sejam por causa do roteador...

 

Ainda vejo como um problema do provedor... de qualquer forma.

 

Citação

Será que compensa comprar um roteador? Se sim, qual? 

 

Depende do valor que se dispõe a pagar e o foco do aparelho. Há vários modelos, porém em padrão gigabit, a lista é muito menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ainda não tinha pensado nessa possibilidade... Mas poderia ser que as quedas, ou pelo menos parte delas, acontecem quando algum aparelho conecta ao WiFi?

Faz poucos meses em que moro nessa casa. Na anterior não havia problema na conexão e tinha apenas meu PC, meu celular e o celular da minha mãe conectados na internet. Depois que me mudei pra cá, passei a ter problemas na internet... Durante algumas semanas, o problema foi que havia dado pau no cabo que trazia a internet para cá, vindo de Palhoça. Então isso foi resolvido. Mas logo em seguida começou a acontecer essas quedas quase que cronometradas... O que aconteceu nesse meio tempo, foi que passou a ter uma smart TV conectada a internet junto com o resto dos dispositivos. Não poderia ser essa a causa do problema? A TV é a Samsung 40nu7100.

Dei uma googlada e vi que várias pessoas já tiveram problemas da internet cair quando um dispositivo específico se conecta à ela. Inclusive quando as TVs conectam ao WiFi... Durante a semana ninguém usa as funções que utilizam a internet. No máximo a TV é usada pra assistir novela. Mas como a internet adorava cair todos os dias mais ou menos na mesma faixa de horário, talvez era quando a TV estava conectando para atualizar as coisas, como notícias, filmes/séries indicadas e tal. Pode ser essa a causa das quedas? As quedas diminuíram E MUITO desde que reduzi a velocidade para 50mbps. Porém essas quedas aumentaram E MUITO quando minha namorada conecta o celular. E hoje, percebi que esse mesmo problema aconteceu quando a TV foi ligada na Netflix. E a TV nunca apresentou problema de conexão com o WiFi...

E o estranho é que, segundo a minha namorada, a imagem não travou por nenhum momento na TV, mesmo tendo caído por alguns minutos no PC. Ela estava assistindo algum seriado novo, então deveria ser em 4K. A ONU e o roteador estão no meu quarto e a TV está na sala, conectada por WiFi com uma parede entre os dois, distância de menos de 3 metros.

O wireless está configurado assim:
Modo: 11bgn misto
Canal: 8
Largura de canal: 40MHz
A opção "Habilitar WDS" está desmarcada.

 

Encontrei isso procurando no Google:
 

Citação

Hoje, depois de conversar com uma amiga que trabalha numa empresa de T.I., ela me explicou que poderia resolver esse conflito de segurança da minha rede de duas formas e dependeria da distância entre o roteador e a Smart TV nova.

Solução 01: Plugar um segundo roteador wifi

Se você tem um roteador D-Link ou similar sobrando, você pode configurá-lo em Modo Bridge e o conflito de segurança estará resolvido e a Smart TV não derrubará mais sua internet.

Solução 02: Plugar um cabo lógico

Plugue um cabo lógico do roteador até a Smart TV e assim a TV não derrubará mais seu wifi.

 

Faz sentido? Como você já disse, esse meu roteador é no máximo meia boca. Mas decerto posso usá-lo como segundo roteador em modo bridge, como sugerido na citação acima? Quando vieram instalar a internet aqui em casa, falaram que não havia espaço para descer o cabo de fibra ótica pelas tomadas da sala... Então passar um RJ45 é ainda mais improvável, eu acho...

Vi que você recomendou o roteador TP-Link Archer C60 e o Archer C7 em um outro tópico. Eu gostei do detalhe do Archer C7, de poder compartilhar arquivos pela rede diretamente por USB conectado no roteador. Não conhecia sobre isso...
Seria uma boa compra para mim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...