Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento do processador i5 9600k em Stock


Posts recomendados

Bom dia amigos.

Montei um PC peça por peça tem poucos meses, e esta dando muito problema.

Mas ontem estava eu jogando um jogo leve (Apex Legends) e a o game apresentou problemas, alegando superaquecimento ou overclock.

Utilizei o aplicativo MSI para verificar a temperatura.

sem mexer em nada, a temperatura estava em 49. Quando fui jogar, estava atingindo 65/71 graus. Não fiz overclock neste processador. Utilizo um Watercooler Gamdias.

Abri o PC e troquei as ventoinhas do radiador do watercooler para jogar o ar quente para fora(eu deixava puxando ar frio de fora), troquei a pasta térmica e refiz o teste.

No mesmo game, a temperatura do CPU subiu para 68/78. Não sei mais o que fazer, pois vi vídeos de pessoas utilizando o mesmo processador e não passava de 61 graus enquanto jogavam. Lembrando que não fiz overclock no processador, do jeito que ele veio eu instalei no PC.

Configs:


Gabinete Pichau Seraph

I5 9600k

placa-mãe ASUS TUF z390-Plus Gaming

RTX 2070 GALAX 8GB

2x8GB Memória T-Force Xcalibur 3600hz

Fonte EVGA 600w 80Plus Bronze

WATER COOLER GAMDIAS CHIONE M1A 240R

SSD 240GB Sandisk

HD 1TB 

 

PS: 3 FAN frontais, 1 FAN Traseiro, 2 FAN superiores(Watercooler)

 

Por Favor, Se alguém puder me ajudar. Estou quase vendendo o PC e abandonando a plataforma, pois estou tendo problema atrás de problema. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GustavoBermudez

Identifiquei algumas questões que podem, individualmente ou em conjunto, causar o problema.

 

1) Montagem dos fans:

Deduzo que os 3 fans frontais estejam jogando ar para dentro do gabinete, enquanto o traseiro e os superiores (atualmente os do WC) estejam jogando ar quente pra fora. Se não for assim, monte dessa forma e teste novamente as temperaturas.

 

2) Configuração de bomba e ventoinha:

Confesso que não conhecia este cooler. Lendo alguns reviews na Amazon, percebi que há um número considerável de reclamações com relação a qualidade e durabilidade dele. Entretanto alguns usuários (satisfeitos) lembraram de configurar corretamente o equipamento. É preciso travar a bomba a 100% de uso. Já no caso da ventoinha, pode deixar variações ocorrerem. Mas recomendo que crie um perfil agressivo aí também. Tua placa-mãe é muito boa, ela deve ter boas opções de gerenciamento nesse sentido.

 

3) Montagem do WC:

Geralmente WC são posicionados no topo do gabinete, com as fans tirando ar quente deste. Entretanto essa não é a configuração ideal. Experimente utilizá-lo na parte frontal, puxando ar frio para dentro. Isso vai (obviamente) melhorar a temperatura da CPU, uma vez que o ar que passa pelo radiador será externo (e mais frio), ao passo que influenciará muito pouco ou nada os outros componentes. Tem vários vídeos no YT (não consigo abrir o site aqui pra linkar algum) testando essas variações de montagem. Dá uma olhada!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Hanner disse:

@GustavoBermudez

Identifiquei algumas questões que podem, individualmente ou em conjunto, causar o problema.

 

1) Montagem dos fans:

Deduzo que os 3 fans frontais estejam jogando ar para dentro do gabinete, enquanto o traseiro e os superiores (atualmente os do WC) estejam jogando ar quente pra fora. Se não for assim, monte dessa forma e teste novamente as temperaturas.

 

2) Configuração de bomba e ventoinha:

Confesso que não conhecia este cooler. Lendo alguns reviews na Amazon, percebi que há um número considerável de reclamações com relação a qualidade e durabilidade dele. Entretanto alguns usuários (satisfeitos) lembraram de configurar corretamente o equipamento. É preciso travar a bomba a 100% de uso. Já no caso da ventoinha, pode deixar variações ocorrerem. Mas recomendo que crie um perfil agressivo aí também. Tua placa-mãe é muito boa, ela deve ter boas opções de gerenciamento nesse sentido.

 

3) Montagem do WC:

Geralmente WC são posicionados no topo do gabinete, com as fans tirando ar quente deste. Entretanto essa não é a configuração ideal. Experimente utilizá-lo na parte frontal, puxando ar frio para dentro. Isso vai (obviamente) melhorar a temperatura da CPU, uma vez que o ar que passa pelo radiador será externo (e mais frio), ao passo que influenciará muito pouco ou nada os outros componentes. Tem vários vídeos no YT (não consigo abrir o site aqui pra linkar algum) testando essas variações de montagem. Dá uma olhada!

Infelizmente n consigo colocar na parte frontal, pois n tem suporte. Atualmente o Water cooler está jogando o ar quente pra fora, devo colocar ele puxando ar frio pra dentro? E Sobre colocar a bomba em 100%, como faço isso ? Não sou um grande entendedor... Poderia me ajudar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GustavoBermudez

Lembre-se que o ar quente (menos denso) tende sempre a subir, enquanto o ar frio (mais denso) tende a descer. É por isso que aparelhos de ar condicionado são (ou pelo menos deveriam ser) montados no alto, enquanto aquecedores são montados perto do piso. Sabendo disso, teu gabinete deve ter um esquema de fluxo de ar parecido com isto:

Spoiler

image.png

 

Dessa forma, atente ao item 1) que eu disse lá em cima: as ventoinhas do painel frontal devem puxar ar para dentro do gabinete enquanto a traseira e as superiores funcionarão como exaustor.

 

Não conheço a BIOS da tua placa-mãe, infelizmente não consigo te ajudar a configurar os fans. Vamos ver se algum colega mais informado tem essa resposta. Em todo caso, procure no Youtube, é provável que encontre gente realizando essa configuração, uma vez que é bastante comum.

adicionado 1 minuto depois

PS: Lembrei de mais um detalhe relevante. Já verificou se a pasta térmica está OK? Ela promove uma melhor troca de calor entre a CPU e o dissipador do cooler. Caso tenha sido aplicada em quantidade insuficiente ou exagerada (ou mesmo se estiver ressecada, o que é improvável) pode afetar o desempenho do arrefecimento também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Hanner disse:

@GustavoBermudez

Lembre-se que o ar quente (menos denso) tende sempre a subir, enquanto o ar frio (mais denso) tende a descer. É por isso que aparelhos de ar condicionado são (ou pelo menos deveriam ser) montados no alto, enquanto aquecedores são montados perto do piso. Sabendo disso, teu gabinete deve ter um esquema de fluxo de ar parecido com isto:

  Ocultar conteúdo

image.png

 

Dessa forma, atente ao item 1) que eu disse lá em cima: as ventoinhas do painel frontal devem puxar ar para dentro do gabinete enquanto a traseira e as superiores funcionarão como exaustor.

 

Não conheço a BIOS da tua placa-mãe, infelizmente não consigo te ajudar a configurar os fans. Vamos ver se algum colega mais informado tem essa resposta. Em todo caso, procure no Youtube, é provável que encontre gente realizando essa configuração, uma vez que é bastante comum.

adicionado 1 minuto depois

PS: Lembrei de mais um detalhe relevante. Já verificou se a pasta térmica está OK? Ela promove uma melhor troca de calor entre a CPU e o dissipador do cooler. Caso tenha sido aplicada em quantidade insuficiente ou exagerada (ou mesmo se estiver ressecada, o que é improvável) pode afetar o desempenho do arrefecimento também.

Então, atualmente esta dessa forma da imagem que você enviou. Ontem mesmo pensei ser problema com pasta termica, retirei a que estava e coloquei uma nova, mas parece que piorou, porque o CPU conseguiu atingir 78 graus. Para colocar a Bomba do Watercooler em 100%, como você mencionou, faço esta configuração pelo setup da placa-mãe ? ou tem algum app que faz isso ?
Estou mandando imagens do meu Gabinete atual

PGSE-01RGB12213.png

pichau_gaming_seraph_rgb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GustavoBermudez

Conforme recomendação do  @PedraX, experimenta rodar sem o painel lateral. Esse painel frontal também não é o ideal, ele acaba limitando um pouco a entrada de ar.

 

1 minuto atrás, GustavoBermudez disse:

Para colocar a Bomba do Watercooler em 100%, como você mencionou, faço esta configuração pelo setup da placa-mãe ?

Sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Hanner disse:

@GustavoBermudez

Conforme recomendação do  @PedraX, experimenta rodar sem o painel lateral. Esse painel frontal também não é o ideal, ele acaba limitando um pouco a entrada de ar.

 

Sim.

Encontrei isso, mas não consigo alterar nada... Sabe se está em 100% ?

P_20191002_190232.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!