Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hanner

Membro Pleno
  • Posts

    859
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tópicos solucionados

  1. O post de Hanner em Ryzen 5 3500 ou Ryzen 7 2700? foi marcado como solução   
    Pessoal, sem querer botar lenha na fogueira, mas a diferença de desempenho multi-thread não é desprezível não. Deem uma olhada nesse review:
    https://www.techspot.com/review/1966-amd-ryzen-5-3500x/
     
    A diferença no CineBench é quase 50% por exemplo. É fato que o 3500 tem um desempenho superior ao do 2700 nos jogos. Entretanto, sabemos que pra evidenciar essa diferença precisaríamos de uma placa de vídeo muito potente aliada a uma resolução baixa, o que é a minoria dos cenários.
     
    Apesar do grande incremento da performance single-thread da Zen2, a falta do SMT no 3500 torna ele uma compra tão "não recomendável" quanto o i5 8400 (também 6/6) era na época dele, custando o mesmo do 2700.
  2. O post de Hanner em Windows 10 original para jogos: diferenças de preço foi marcado como solução   
    Olá @Marcelo Calazans !
     
    Eu não arriscaria. Embora ocorra de algumas lojas (comprando em grandes volumes) conseguirem bons descontos em quaisquer produtos, essa diferença é realmente absurda. Ainda mais considerando-se que hoje no site da Microsoft o Windows 10 Home custa 730 reais:
    link
     
    Recomendo que dê uma lida neste tópico:
     
    Não conheço a referida loja, mas realmente é de se estranhar tamanha diferença. No mínimo, entre em contato com eles para tentar elucidar o caso.
  3. O post de Hanner em Phenom II X4 955 dá conta de uma HD7850 ou GTX 660? foi marcado como solução   
    Olá @Fr4nk !
     
    O teu Phenom é equivalente a um FX 4300, vai levar essas placas numa boa sim!
     
    Um abraço,
    Hanner
  4. O post de Hanner em Recomendação de Setup AMD para usar com GTX 1080 foi marcado como solução   
    Olá @Gui1803 !
     
    Teu setup está equilibrado sim. Eu, pessoalmente, economizaria nas memórias, por exemplo com este kit. Com relação à fama de cabeça-quente da AMD, esqueça. Isto é coisa dos tempos (nada saudosos) dos FX. O cooler box do Ryzen 7 3700X já dá conta do recado, exceto se pretendes fazer overclocks entusiastas nele. Repare que apesar de ser um 8c/16t de alta performance o TDP do 3700X é apenas 65W!
     
    Isto nos leva a outra questão. Caso teu objetivo não seja fazer overclocks lá pra casa dos 4.4GHz podes economizar na placa-mãe. Atualmente o melhor custo x benefício pra segurar esta CPU deve ser a  ASRock B450 Steel Legend. Não te preocupes porque nos testes até mesmo o Ryzen 9 3900X teve um desempenho similar nos chipsets X570 e B450, vê:
    Fonte
     
    Com relação ao gabinete, geralmente recomendo o Aerocool Aero500. Possui boas soluções de refrigeração, design minimalista (de minha preferência) e não tem aquela tampa frontal de vidro/acrílico que mais serve para atrapalhar a entrada de ar nas ventoinhas.
  5. O post de Hanner em Essa config geraria alguma incompatibilidade ? foi marcado como solução   
    @Thiago Hiraishi Dias
    O fabricante dá uma "exagerada" saudável na recomendação de fonte porque ele não sabe quais outras peças de hardware vais usar na tua configuração. Dessa forma, com o intuito de não recomendar um fornecimento que poderia ser insuficiente num caso extremo (dúzias de unidades de armazenamento, overclocks intensos de CPU e GPU, sistema customizado de resfriamento líquido incluindo bombas, etc.) ele "chuta pra cima" na hora de indicar. Veja nesse review que o consumo total do sistema não chega a 300W. Leve ainda em consideração que o teste foi realizado com um Core i9 9900K overclockado a 5GHz. Certamente o teu sistema vai demandar uma quantidade sensivelmente menor de energia.
     
    Tua configuração está bastante equilibrada. Recomendo apenas um cooler melhor para o CPU. O Wraith Stealth é o menor cooler que a AMD disponibiliza para os Ryzen. Não sei por que diabos enfiam ele num 3600 e o Wraith Spire no 1600 que esquenta menos. Temos alguns relatos de altas temperaturas aqui no Fórum. Teu gabinete tem espaço tanto para um bom air cooler (recomendo CoolerMaster HyperT4 e Lucifer K2 são exemplos muito bons) quanto para um radiador de 240mm (DeepCool Maelstrom 240T).
     
    A placa-mãe é suficiente. Mas se quiser uma com construção mais robusta (pensando num upgrade futuro talvez) e tiver orçamento, opte pela Steel Legend ou Pro4 da Asrock ou Tomahawk da MSI.
  6. O post de Hanner em Dêem suas sugestões e opiniões no setup que pretendo montar foi marcado como solução   
    Olá @Gus2019 ! Bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware.
     
    Em jogos, não muita.
     
    Geralmente, ativar o XMP na BIOS já resolve. Senão vai ter que subir frequência, afrouxar latência, etc. Em outras palavras sim, precisará fazer overclock nas memórias.
     
    O cooler enviado junto do 2700X (se não me engano) é o Wraith Prism, uma excelente solução. Vai segurar a onda dessa CPU sem overclock com tranquilidade. Pode dispensar o Watercooler (ou qualquer outro cooler aftermarket)
     
    Sim. Na verdade está até um pouco super dimensionada. Eu daria preferência por comprar uma fonte menos potente, porém com construção mais robusta como esta.
     
    Por fim, eu trocaria a CPU por um Ryzen 5 3600 que tem performance sensivelmente superior em jogos e perde por pouca diferença no multi-thread. Por outro lado, se couber no orçamento, o Ryzen 7 3700X une o melhor dos dois mundos (performance do 3600 em jogos + performance do 2700X em aplicações profissionais e/ou beneficiadas pelo paralelismo).
     
    Um abraço!
  7. O post de Hanner em Recomendação de fonte para G5400 e RX 570 foi marcado como solução   
    Olá @Rafaelmos ! Bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware!
     
    Veja este resultado de consumo Total do sistema no teste de stress FurMark:
    Fonte
     
    Com esse gráfico é possível observar que qualquer fonte fornecendo 300W já seria capaz de levar essa configuração com alguma folga. Infelizmente, no mercado nacional, praticamente não há fontes de qualidade com potência abaixo de 400~450W. Assim, minha recomendação fica por conta das Corsair CX (ou, minimamente VS), PCYes Eletro V2, ou - pra um orçamento mais curto - aquelas Thermaltake Smart.
     
    Repare ainda que o teste foi realizado numa máquina com CPU i7 4960-X overclockado a 4.2GHz. No teu caso (processador que demanda muito menos energia) o consumo total seria bastante inferior.
  8. O post de Hanner em Melhor placa-mãe para Ryzen 3600? foi marcado como solução   
    @Luiz Gustavo Kryszczun
    Faço minha esta indicação:
     
    Caso consiga esticar um pouco o orçamento (quem sabe levando memórias 3000 ou 2666 e setando 3200 manualmente?) a Tomahawk é um modelo excelente e tá mais barata que antes, embora ainda bastante cara:
    https://www.terabyteshop.com.br/produto/11793/placa-mãe-msi-b450-tomahawk-chipset-b450-amd-am4-atx-ddr4
     
    No teu lugar eu não teria muita pretensão pra overclocks. O Turbo Boost dos Ryzen 3000 tá o bicho, levando as frequências altas pros núcleos que realmente necessitam. Não que seja impossível fazer overclock manual, só não tem compensado o esforço.
  9. O post de Hanner em Intel Core i5 3570 vs Radeon RX 570 foi marcado como solução   
    @Daianne Limeira Pode comprar sem medo. O infame gargalo (se chegar a existir) será mínimo e imperceptível. De modo geral, essa CPU e Placa de vídeo vão se dar muito bem. Além disso, esse modelo da MSI não sofre do mesmo mal do Red Dragon da Powercolor, pode se tranquilizar.
  10. O post de Hanner em Recomendação de placa de vídeo para FX 8300 foi marcado como solução   
    @Christian Cunha Por esse preço não compensa. Compre essa CX 550 que é de qualidade superior. Não fique encucado com esses papos que rolam por aí de 600W, 700W, etc.
     
    Veja nesse teste o consumo total de placas muito mais pesadas que a sua e combinadas com um processador igualmente monstruoso (Intel Core i7-7820X em overclok @ 4.3GHz):
     
    Em outras palavras, fique tranquilo pois 550W são mais que suficientes pra qualquer configuração com apenas uma placa de vídeo. Pode ter certeza que tuas fitas de led, fans de gabinete, etc jamais vão consumir tanta energia quanto uma build dessas.
    Além disso, é muito mais seguro utilizar uma fonte 550W de alta qualidade do que uma 700W feita de componentes inferiores.
  11. O post de Hanner em Essa config ta boa? foi marcado como solução   
    Sim, atualmente o melhor custo x benefício chipset B350 é essa GT5. A configuração vai te permitir inclusive fazer um upgrade de placa de vídeo futuramente, se assim desejar.
    Como os colegas disseram, o clock da CPU é destravado e pode ser setado manualmente nessa placa-mãe. Com relação às memórias, a maior frequência obtida nativamente é 2666MHz. Ou seja, se fizer questão dos 3000MHz vai ter que setar manualmente na placa-mãe.
  12. O post de Hanner em Upgrade de PC intermediário foi marcado como solução   
    O ideal seria primeiro melhorar a CPU. O problema é que essa plataforma "morreu" na sétima geração. A melhor CPU que tens como opção é um i7 7700, que ainda sofreria de algum gargalo térmico por conta da placa-mãe de entrada, custa a bagatela de 1500 reais e perde em multi-tarefas pra um R5 2600 que custa metade disso. 
    Então vamos pro lado da placa de vídeo. Você pode comprar uma RX 570 que custa uns 600 e alguns reais, e entrega performance muito superior a GTX 1050, apesar de que ela também sofrerá algum gargalo por parte da CPU.
    Guarde o restante do dinheiro e junte mais um pouco para quem sabe no fim do ano (com 13º e liberação das contas ativas do FGTS) trocar de plataforma pra uma mais moderna.
  13. O post de Hanner em Buscar último registro em uma planilha considerando uma condição foi marcado como solução   
    @Manoela Maciel  Bem vinda ao CdH. Dá uma olhada se funciona, trocando o valor da célula F2 entre os códigos 1, 2 e 3
    Exemplo Excel.xlsx
  14. O post de Hanner em Pc de até 4200 reais (primeiro Pc) foi marcado como solução   
    @Jhuan Gabriel Pode diminuir essa fonte aí, não tem necessidade de 650W não. Pegue uma CX550 da Corsair ou uma EletroV2 550W da PCYes.
    Eu pegaria um SSD com essa diferença de 250. Eu podia falar pra você pegar o Ryzen 5 2600, mas como já disse não acho que vale a pena.
  15. O post de Hanner em Upgrade computador - Valor máximo R$ 4000 foi marcado como solução   
    Vamos lá, eu faria algumas alterações:
     
    Processador: Pegue o Ryzen 5 1600. Veja nesse review que ele é menos de 5% inferior ao 2600 pra jogar em FullHD, isso quando pareado com uma placa de vídeo TOP como a GTX 1080. No caso de placas mais modestas, essa diferença desaparece. E mesmo que você fosse utilizar uma placa como a GTX 1080, seria fácil subir em 10% o clock do 1600 com sua placa-mãe chipset B450 e assim ficando com uma performance totalmente semelhante ao 2600. Veja bem que o 2600 é de fato um excelente processador. Só acho que ele não representa a melhor opção de compra uma vez que o 1600 custa 650 reais + frete.
     
    Placa-mãe: Repare que a PRIME B450 não possui dissipadores de calor nos reguladores de tensão (são pequenas estruturas metálicas que ficam na lateral esquerda e acima do slot de CPU). Assim, mesmo que o chipset B450 permita overclock, ele poderá ser limitado pelo aquecimento dos reguladores. Quando isso acontecer, eles vão baixar o clock do processador (às vezes pra valores muito baixos como 500Mhz) pra se preservarem, evitando sua queima. Embora essa tecnologia seja útil pra não queimar o componente, vai jogar o desempenho do overclock no ralo e ainda diminuir a vida útil da placa-mãe.
    Prefira modelos com os dissipadores de VRM (as estruturas metálicas que falei), como esse da Biostar, que inclusive é mais barato:
    biostar-pro-tb350-btc
     
    Placa de Vídeo: A RX 590 é um pouco esquentadinha. Além disso, encontrei essa GTX 1660 por 1200+frete na Kabum.
    Repare nesse outro review que a 1660 é equivalente ou superior a 590 em todos os jogos testados em FullHD. Além disso, se economizar na placa-mãe e processador como sugeri, talvez você consiga até levar pra casa uma GTX 1660TI que tá saindo por 1450 + frete. Veja nesse último comparativo que mandei que ela é sensivelmente superior a 1660 (não-TI).
  16. O post de Hanner em TV Philips não reconhece Windows 10 no HDMI foi marcado como solução   
    Boa tarde pessoal, já recebi a resposta do suporte da Philips:
     
    "Olá, Hanner, boa tarde!
    Obrigado por contatar o Centro de Informações ao Consumidor Philips.
    Esclarecemos que por se tratar de um televisor e não monitor, o aparelho não possui drivers para atualização, portanto não há como solucionar este problema de incompatibilidade.
    Em caso de dúvidas ou outras solicitações, conte conosco para qualquer esclarecimento.
    Atenciosamente,
    Equipe de Suporte Philips"
     
    É uma pena, mas parece que não tem mesmo o que fazer a não ser trocar de TV ☹️
     
    Abraço!
  17. O post de Hanner em clock processador Ryzen 5 1600 foi marcado como solução   
    Chipset AMD A320: Para usuários plug-and-play que só precisam que o PC funcione, o chipset A320 da AMD oferece uma plataforma estável e simples e opções de conectividade e largura de banda mais que suficientes para satisfazer a demanda de usuários residenciais e fãs de mídia.
     
    Chipset AMD B450: O chipset B450 da AMD é perfeito para usuários avançados que valorizam a flexibilidade e o controle do overclocking, mas não precisam da máxima largura de banda do PCIe® exigida por configurações de várias GPUs. Inclui a tecnologia de aceleração de armazenamento AMD StoreMI, sem custo adicional.
     
    Fonte
     
    Resumindo, não dá pra fazer overclock com essa placa-mãe
  18. O post de Hanner em Qual fonte devo usar? foi marcado como solução   
    Não tenho tanta certeza se aguenta. Dá uma olhada aqui:
    https://www.geforce.com/hardware/desktop-gpus/geforce-gtx-550ti/specifications
     
    Nas especificações diz que a fonte mínima recomendada é 400w...
  19. O post de Hanner em Contar células com critério sem repetição foi marcado como solução   
    @Janacernausan
    Acredito que este arquivo possa te ajudar.
    Porém observe que eu precisei criar uma coluna "Treinamento Arrumado" onde eu somente passo a fórmula Arrumar no nome dos treinamentos. Isso foi necessário porque alguns treinamentos estavam com um espaço (" ") no começo do nome.
     
    Observe também que a Flag Repetição leva em conta os campos Nome e Treinamento. Dessa forma, é necessário que seus dados sejam Classificados por Nome e por Treinamento, nesta ordem.
     
    Qualquer dúvida, avise.
    Planilha exemplo01.xlsx

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!