Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hanner

Moderadores
  • Total de itens

    860
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D

Reputação

525

5 Seguidores

Sobre Hanner

  • Data de Nascimento 07/08/1989 (30 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Rio de Janeiro/RJ
  • Sexo
    Masculino

Meu PC

  • Processador
    Ryzen 5 1600X
  • Cooler
    DeepCool Maelstrom 120T
  • Placa de vídeo
    RX 580 8GB Powercolor Red Dragon
  • Placa-mãe
    BIOSTAR RACING B350 ET2
  • Memória
    16GB (2x8) HyperX Fury 2400MHz
  • HDs
    WesternDigital 1TB
  • SSDs
    Kingston A400 480GB
  • Gabinete
    Cougar Archon
  • Fonte
    Corsair CX600
  • Mouse
    Logitech Prodigy G203
  • Teclado
    Razer Anansi
  • Headset
    Logitech G430
  • Monitor
    Philips 21'
  • Sistema Operacional
    Windows 10
  1. @toemduvida 1) Se tiver pensando em upgrades futuros, compre uma placa-mãe melhor. Chipset B350 ou B450, que terão estrutura pra suportar um processador mais robusto. Essa A320 pode até levar o 2600 sem problemas mas certamente vai capar a performance dum Ryzen 7. 2) Verifica o modelo da fonte. É melhor pegar uma Corsair CX 450 do que uma VS 500, mesmo tendo upgrades em mente. 3) O escolhido é um bom gabinete. Só recomendo que pesquise a distância entre as ventoinhas frontais e o painel que as tampa. Se for menor que 15mm dificilmente vai entrar algum ar por ali. O ideal, na minha opinião, é um gabinete com painel frontal em mesh (grade) como o Aerocool Aero500, Cougar MX300G, Sharkoon SKiller, etc.
  2. @Carlos H G Hassmann o problema é que somente as placas-mãe X570 (topo de linha) foram concebidas já compatíveis com a arquitetura Zen2. E é difícil encontrá-las abaixo de 1000 reais no mercado nacional. Recomendo que faça contato com a loja onde pretende comprar a tua, solicitando a atualização. Na Terabyteshop, por exemplo, muitos anúncios de placa-mãe já informam que a BIOS foi atualizada para versão compatível com Ryzen 3000. Entendo tua preocupação, mas é um procedimento comum na maioria das lojas grandes.
  3. Recomendo fortemente que não faça isso. Porque a tua fonte apesar de ruim provavelmente vai fornecer a potência necessária pra ligar o sistema. Entretanto as correntes nas linhas mais sensíveis (3.3v e 5v - que inclusive alimenta o(s) HD(s)) pode ser prejudicial, além da questão do ruído elétrico (ripple) que na maioria desses modelos é completamente inaceitável. Assim, você acreditará que o sistema está funcionando normalmente (afinal, ele ligou! passou no teu teste!) quando na verdade a bomba instalada entre teu sistema e a rede elétrica vai diminuindo a vida útil dos componentes até parar de funcionar (quando, geralmente, também leva junto pra cova um HD ou placa de vídeo). Faça como o @Elder Nauvirth disse. Fonte sempre é prioridade. Independente de comprar uma nova placa de vídeo ou não.
  4. Certo. Geralmente eles incluem apenas o fan traseiro (saída). É interessante adquirir, no mínimo, um outro de 120mm e colocar uma entrada de ar (a fim de criar um fluxo). A partir daí, vai de acordo com a tua "necessidade térmica". Se algum componente tiver esquentando muito (em especial a placa de vídeo acima de ~70°) vale a pena instalar mais deles. Sempre obedecendo o fluxo de ar: painel frontal + lateral (ou parte de baixo) jogando ar para dentro e painéis superior e traseiro jogando ar para fora. De preferência em igual proporção. Sim, sem problema nenhum. Apenas atente para o seguinte: 1) As memórias podem não ser reconhecidas imediatamente na frequência máxima de operação. Nesse caso você precisará ativar o XMP na BIOS para obter o máximo de desempenho delas. É fácil. 2) O Ryzen 5 3600 só funciona nessa placa-mãe a partir da verão 2.10 da BIOS. Mas fique tranquilo, ela está disponível para download desde Maio do ano passado e a maioria das lojas faz (ou já fez) a atualização pra você, bastando solicitar. A performance no jogos é praticamente a mesma. Entretanto o 3600 conta com a tecnologia SMT que simula o dobro de núcleos reais em linhas de processamento. Dessa forma, ao jogar títulos otimizados para muitos núcleos (uma potencial tendência, uma vez que os consoles da próxima geração devem vir equipados com processadores de 8 núcleos) ou mesmo jogos mais antigos em paralelo com outros programas (navegador, música, steam, software da placa de vídeo, etc) os 6 threads a mais do 3600 farão diferença. Assim, não recomendo que economize aqui. Se for o caso, procure uma placa-mãe mais barata que ainda possua uma estrutura bacana pra suportar a CPU. Exemplos: Gigabyte B450M DS3H Gigabyte B450 Aorus M Todos os CPU Ryzen de segunda e terceira (e a maioria dos de primeira) geração vem com um cooler sim.
  5. @Carlos H G Hassmann Configuração excelente. Agora é só monitorar os preços em busca de uma promoção hehehe
  6. Bacana, não sabia hehehe. A tua fonte aguenta sim, sem problema nenhum. Já com relação a placa-mãe, pode pegar esse modelo aqui, um pouco mais barato: Gigabyte B450M Gaming Tem modelos B350 da Biostar e da Gigabyte ainda mais baratos (Racing GT e DS3H, respectivamente) mas estão esgotados. Aguarde uns dias e veja se consegue.
  7. A CX possui certificação 80plus Bronze, plataforma CWT (projeto DSA), PFC ativo, regulação individual das linhas. Ou seja, é um pouco mais eficiente e segura. Como a diferença de preço nunca é muito grande, vale a pena o pequeno investimento a mais.
  8. Sim. Ela tem especificações similares às da MSI B450 Gaming Pro Carbon usada no teste a seguir: link. Pode ver na seção "X570 vs. B450 Chipset" que as diferenças de performance mesmo nos Ryzen 3700X e 3900X são mínimas. Então, se não pretende usar os recursos disponibilizados pelo chipset topo de linha (SLI por exemplo), essa Steel Legend atende numa boa sim. A você, a mim e provavelmente todos que compraram . Mas fique tranquilo, em 2017 a AMD lançou o novo socket AM4 com os processadores Ryzen bem mais frios e eficientes com excelente performance multi-thread, porém ainda deficitários em games em alguns cenários. Em 2018 fizeram um refresh da arquitetura e, finalmente, em 2019 os Ryzen 3000 (arquitetura Zen2 e processo de fabricação em 7nm) com excelente desempenho para jogos sem perder a "marca registrada" de muitos núcleos e boa performance em aplicações que beneficiam-se de paralelismo.
  9. Bem notado, ainda deixei passar essa informação crucial @Lucas Juan Barbosa Soares Pode ir na CX 450 sem medo, ótima fonte.
  10. @Tarcisio - ES Não precisa ser uma placa-mãe de alto desempenho. Apenas uma placa-mãe que não vá limitar a performance do processador. Recomendo a leitura: Sabemos que o desempenho em jogos do 3500 é sensivelmente superior ao 1600. Entretanto, usando a tua placa de vídeo atual (imagino que seja R7 370) ou qualquer outra abaixo da RTX 2060 o limitador de desempenho vai ser a placa de vídeo. Assim, não há razão para não economizar no processador. Além disso, tratando de desempenho bruto em aplicações que beneficiam-se de paralelismo, bem como usando outros programas junto dos jogos (pode incluir aí Steam, Software da placa de vídeo, Discord, Navegador, Música, etc) o Ryzen 5 1600 leva vantagem sobre o 3500 por contar com a tecnologia SMT que emula o dobro de linhas de processamento, com um incremento de performance da ordem de 30%. adicionado 2 minutos depois Complementando: Como @julia2123 disse, o Ryzen 5 1600 voltou a um preço bem baixo e ainda por cima na versão AF, que tem processo de fabricação em 12nm (como o Ryzen 2600). Ou seja, é um Ryzen 2600 com os clocks do 1600. Um ajuste de dois clicks no Ryzen Master e você comprou um Ryzen 2600 a preço de banana.
  11. Olá @Vanderfagner Junior bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware! Placa de vídeo e Fonte estão muito superfaturadas. Por esse valor (1235 no total) você poderia comprar uma GTX 1660 e uma PCYEs EletroV2 com performance muitíssimo superior. Se as tiver comprado pela internet e recebido a menos de 7 dias, devolva-as. Coolers para gabinete podem ser comprados de acordo com a necessidade. Atente para as especificações de fluxo de ar e pressão, mas não tem muito como errar. Placa-mãe: Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2 Memórias: Crucial/GSKILL/GEIL/Corsair Gabinete: Aero500, Sharkoon SKiller, Cougar MX300G, Redragon Wheel Jack (este já vem com uns coolers mas é mais caro) Uma vez que você vai usar placa de vídeo dedicada não é tão essencial assim usar dual-channel, portanto pode comprar apenas 1 pente de 8GB. Assim, no futuro, quando/se quiser fazer um upgrade, pode comprar mais 1 módulo de 8GB.
  12. @Igor LAmas O preço tá justo por conta do processador, placa de vídeo e placa-mãe. A fonte é boa apesar de ser modelo relativamente antigo. Os HDs provavelmente são bem antigos, eu não me assustaria se um deles queimasse em um período relativamente curto (6 meses?). Uma vez que pretende fazer um upgrade no futuro e os jogos que pretende rodar não são tão pesados, por que não montar você mesmo uma plataforma nova com uma APU como o Ryzen 5 3400? Assim você teria uma performance boa (apesar de muito inferior ao R51600+RX480) e uma plataforma com garantia e procedência pra te sustentar no futuro upgrade. Comprar hardware usado depende muito de saber como foi o uso do dono anterior. Senão é tiro no escuro. Eu comprei uma RX 580 usada para mineração(!), mas eu conheço o antigo proprietário. Sei que não foi feito BIOS Mod, overclock, etc. e apesar dela ter rodado uns 9 meses 24h por dia, as temperaturas e demais condições de trabalho eram totalmente aceitáveis.
  13. Olá @Zort41 Eu trocaria CPU, Placa-mãe e Watercooler por: Ryzen 5 3600 B450 Steel Legend Cooler HyperT4¹ Economizando assim 250 na placa-mãe, 400 no processador e 100 no watercooler. Com esse dinheiro, dá pra pegar mais 8GB de RAM (muitas aplicações atuais estão perigosamente perto dos 8GB), aumentar o SSD para 480GB (só o GTA5 tem uns 85GB, mais Windows, mais meia dúzia de programas, lotou teus 240GB) e pegar uma placa de vídeo bem mais potente como a RTX 2070 ou RX 5700. ¹ Se tiver preferência por watercooler, compre pelo menos um modelo com radiador de 240mm. WC de entrada com 120mm possuem desempenho semelhante ao de bons air coolers que custam geralmente menos. Meses atrás tínhamos o Maelstrom 240mm por menos de 300 reais, que era o rei do c x b dos CPU coolers. Infelizmente esgotou em todas as lojas grandes.
  14. @Letícia Verissimo Placas-mãe chipset B450 (Steel Legend e todas as outras) foram lançadas em sua maioria em 2018. Já os Ryzen 3000 em 2019. Dessa forma, todas precisam ser atualizadas pra rodar processadores Zen2. Muitas lojas já vendem a placa-mãe com a BIOS atualizada. Então o ideal é conferir com o vendedor. O procedimento é simples e leva apenas alguns minutos, mas (para a maioria das placas-mãe) impossível de realizar sem possuir outro processador da primeira ou segunda geração.
  15. Pode fugir. Chave seletora de tensão, apenas 21A na linha 12v, gerando uns (21*12) 252W, mais uns 50 de demanda das demais linhas e você tem uma linda fonte de 300W. Fora o ruído elétrico que deve ser imenso. Eu nem ligaria mais o PC com essa fonte, quem dirá colocar uma nova placa de vídeo. Na pesquisa por fontes de qualidade no mercado nacional a gente não deve "buscar razões para não comprar uma fonte". Deve-se partir da premissa que a fonte é provavelmente ruim e a partir daí buscarmos razões que justifiquem sua compra. Em outras palavras, na falta de mais informações, testes e reviews confiáveis, é mais seguro assumir que a fonte é de baixa qualidade. Concordo com a maioria das recomendações do @Angern . Só a KCAS que faz torcer um pouco o nariz, tem opções melhores por pouco dinheiro a mais.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!