Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Primeiro post aqui.

Sou designer de interfaces, trabalho com Web e aplicativos.

Preciso de socorro, pois meu PC parou de funcionar e acho q já ta na hora de passar pra frente.

Venho pesquisando há um tempo sobre um PC novo, mas são tantas informações soltas que achei melhor vir aqui e abrir um tópico específico.

O PC que tenho hoje, o mesmo há 6 anos, é um i3 3240 que começou com 4gb que aumentou pra 8gb de ram dual channel, GPU integrada e uma fonte genérica que deu problema e teve q ser trocada. Na época comprei uma Aerocool VX350 sem PFC ativo, que descobri posteriormente ser bomba. Outro agravante é eu usar estabilizador desde sempre, que agora vai ser substituído por DPS Clamper.

Eu venho capengando com esse PC porque ele nunca supriu minhas necessidades, na época foi meu pai que comprou já montado numa loja física porque era o que dava. Não quero cometer o mesmo erro, preciso de um PC que não me faça passar raiva e que aguente por uns bons anos.

Necessidades:

- Ser muito bom com multitarefa

- Ter suporte a dois monitores full HD no mínimo, no futuro pretendo ter

- Rodar programas de edição e manipulação de imagem, tipo Photoshop & Cia

- Jogar de vez em quando, sem muita exigência

Lembrando q a prioridade é pra trabalho, jogar é bem secundário

Tô disposto a importar as peças q puder do aliexpress pra diminuir o custo

Creio q dá pra aproveitar o HD de 500gb q eu uso hoje pra usar junto com um SSD

Pelo q andei pesquisando a linha ryzen é a melhor opção, daí vem algumas dúvidas:

- Qual placa-mãe usar? A320 não vale a pena(não vejo necessidade em fazer OC)? Vi que pra geração 3000 a compatibilidade melhor é com b450, mas são bem caras

- Uma APU tipo r5 2400g é suficiente? Tenho dúvidas se não seria necessário 6 cores+

- Caso precise de GPU dedicada, uma rx550 é suficiente? Vale a pena pegar uma GTX 960 usada do aliexpress?

Agora em relação ao PC em geral: