Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, comprei uma RX 580 da PHANTOM GAMING(ASROCK), e provavelmente vai chegar hoje em minha residencia, queria saber qual a melhor configuração dos fans dela e como eu mudo o funcionamento( tipo, deixar pros fans ligarem quando ela tiver com 45 graus) queria saber se tem algum software, e se tiver como eu mudo isso..

Postado

Ela trabalha no automático com as fans, tenho uma MSI MK2 e geralmente dps de um tempo jogando, a temperatura se mantem por volta dos 70-75. Essa temperatura é normal, essas placas esquentam mesmo. Não recomendo você ficar mexendo nas fans, a própria placa sabe o que fazer.

Mas se quiser mexer nelas, até para ver as temperaturas e ver se o ruído não te incomoda e tal. Baixe o MSI Afterbunner e ele já tem a porcentagem de uso das fans que você pode deixar como quiser. Recomendo que não deixe acima de 60-70, pois acima disso, ela só trabalharia em Overclock e com temperaturas acimas de 80ºC, ou seja, a longo prazo isso pode acabar dando algum problema nas fans (por trabalharem muito forte por muito tempo).

• Curtir 1
Postado

Eu sempre usei o radeon wattman que ja vem com o driver.

Clica no canto direito no icone do "Configurações do radeon" vai em  "Abrir configurações do radeon" e ele vai abrir o wattman, vai em jogos e nas Configurações globais voce entra em Wattman Global.

La mais pra baixo tem a configuração do fan de acordo com a temperatura.

Mais pra baixo tem o limite de acustica, que seria a frequencia da placa de video em que ele começaria a ligar o fan independente da temperatura. Da pra colocar em 1200mhz, se eu nao me engano ele vem em 900 por padrão, mas em 900 a placa nem quente fica direito, entao da pra ter mais tolerancia. Toda vez que mudar algo, clica em "Aplicar" la em cima a direita. Ele aplica na hora sem precisar reiniciar.

De modo geral, todas as placas AMD se beneficiam de undervolt, nas minhas 2 RX 580 eu ganhei FPS, diminui a temperatura e o consumo de energia e ainda consegui deixar o fan mais silencioso. Se quiser fazer, baixe esse programa:

https://benchmark.unigine.com/superposition

Na parte onde voce mudou o fan, clica na parte de tensão e coloca no manual, sua placa de frequencia maxima padrão de 1370 MHz. Esse valor deve estar la no Estado 7 automaticamente. Dai embaixo desse valor tem a tensão pre configurada pra placa de video rodar nessa frequencia. Diminua o valor em 20 e clica em "Aplicar", como vamos rodar um stress test nela, mude o fan pra ficar em 100% a partir de uns 40 graus. Mantenha o wattman aberto ,abra o benchmark e rode o benchmark em 1080p high ate o final.

No canto superior direito ele mostra a temperatura da GPU e a frequencia. Se tudo tiver certo, ele vai rodar sem nenhum artefato na tela e manter a frequencia em 1370 durante o teste todo. Anote a tensão no bloco de notas e escreva "Ok". Vai no wattman e diminui mais 20 a tensão e repete o teste ate travar. Quando travar, o pc vai ficar com tela preta por alguns longos segundos e ele vai restaurar as configurações do wattman pro original, inclusive os fans. Anota a tensão que ele travou, suba 10 e testa de novo. Se nao travar, voce achou a tensão minima estavel pra sua placa de video rodar. Dai agora voce ajusta o fan de acordo com o que voce deseja. Se a tensão do estado 7 ficar abaixo da tensão do estado 6, voce pode simplesmente igualar o valor do 7 no 6, ja que a frequencia do 6 é menor. O ideal seria voce clicar no Estado 7 e desativar ele e repetir todo o processo de benchmark e diminuição de tensão no estado 6. Pois desativando o 7, o estado 6 acaba se transformando na frequencia maxima que o benchmark ira rodar. Mas sinceramente eu acho que nao precisa, porque a placa esquenta mesmo quando a tensão ta acima de 1200mV.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...