Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos.

Estou com um problema crônico de vrm no meu pc à mais de 1 ano. Um placa-mãe Asus intel 1150, uma Gigabyte a320, (depois uma Gigabyte B450 DS3H apresentou os sintomas e foi vendida, não tive notícia de problemas mais com ela)  morreram em torno de 2 meses de uso. Ela começa não ligando pela manhã, notadamente em tempo frio. Primeiro ela liga depois de varias tentativas, depois de uns dias só liga lá para o meio dia, quando a temperatura está ficando quente. Até aí SE ela liga, funciona perfeitamente até ser desligada. Depois elas não ligam mais, quero dizer que elas não dão mais vídeo, nem tela de bios, porque o cooler sempre gira, mas as luzes do painel traseiro não acendem, nem as luzes do teclado/mouse. Daí para frente o problema continua evoluindo, chegando ao ponto de nem o cooler ligar mais. Neste ponto o cooler só gira se eu ligar a placa sem o cabo extra da cpu, com ele conectado a placa simplesmente não responde.

Bem, esse ano decidi montar novamente um pc, novamente uma Gigabyte B450M DS3H, e pasmem, o problema voltou! A placa-mãe foi para o beleléu em 2 meses! Acionei a garantia, peguei outra Gigabyte B450M DS3H, e depois de 2 meses ela morreu novamente! Sempre os mesmos sintomas. Neste período todo foram 3 fontes, uma Seasonic SFX 300w, uma EVGA 450w, e na última placa uma Corsair CX 650w que comprei por achar que o problema talvez fosse na fonte. Existem dois problema aqui em casa, o calor, moro na região de Recife, e a unidade, quando chove cai gotículas minúsculas dentro de casa. E mais um suspeito, um filtro de linha, daqueles que tem um fusível, que comprei desde que montei o primeiro pc. Alguém sabe que diabos está fazendo isso com as placas? A rede não é, o meu vizinho tem o pc dele sem problema nenhum. Na última placa o vendedor (do ML) reclamou do que parecia uma oxidação,  era localizada em uma área de 2x2cm, em cima de uns transistores minúsculos, ao lado de um capacitor blindado do vrm. Segue uma foto da 'oxidação'.

(Será que essa oxidação foi alguma coisa que vazou do capacitor?)

Screenshot_20191024-212826_Video Player.jpg

Postado
30 minutos atrás, Sergio NewSonic disse:

Eu também tive duas gigabytes novas pifadas em 1 ano... isso é defeito de fabricação das placas.

Realmente eu fiquei com uma pulga atrás da orelha com a Gigabyte, foram 1 a320, 2 b450 queimadas e mais uma b450 que ameaçou queimar, mas antes teve a Asus com o mesmo problema. Não sei nem o que pensar mais.

Postado

Você usa estabilizador ou algo do tipo? Pra questão da umidade você tem que comprar um desumidificador e manter o cômodo do PC todo fechado, com o desumidificador ligado, sempre que o tempo estiver mais úmido. Ar condicionado na função de desumidificar também ajuda. Fora isso não tem muito o que fazer, cidade litorânea é isso aí.

Postado

Mais uma foto dos transistores (?) 'oxidados' ao lado do capacitor.

Screenshot_20191024-212038_Video Player.jpg

adicionado 5 minutos depois
9 minutos atrás, Shaman93 disse:

Você usa estabilizador ou algo do tipo? Pra questão da umidade você tem que comprar um desumidificador e manter o cômodo do PC todo fechado, com o desumidificador ligado, sempre que o tempo estiver mais úmido. Ar condicionado na função de desumidificar também ajuda. Fora isso não tem muito o que fazer, cidade litorânea é isso aí.

De fato eu moro à 10 minutos andando da praia, mas não se vê sinal tão evidente de maresia aqui. Será que aquele verniz da implastec ajudaria? 

Lembrando que meu vizinho também tem pc e não tem problema nenhum. Na mesma rua tem uma lan house com um 10 pc's lotados de poeira e com peças pré historicas, acho que tem até ddr2, e não tem problema com maresia.

Postado

Quanto a umidade coloca saches de sílica gel dentro do gabinete. Coloca umas 60-80g e troca mais ou menos a cada seis meses.

Mas esse defeito ai é de fabricação, inclusive no site do fabricante diz que os resistores são resistentes a corrosão...

• Curtir 1
Postado
20 horas atrás, isaX disse:

Realmente eu fiquei com uma pulga atrás da orelha com a Gigabyte, foram 1 a320, 2 b450 queimadas e mais uma b450 que ameaçou queimar, mas antes teve a Asus com o mesmo problema. Não sei nem o que pensar mais.

Estou pensando aqui, após receber o reembolso da placa defeituosa, se continuarei na plataforma amd em placas não-gigabyte, ou se migrarei para intel também em placas não gigabyte....

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Sergio NewSonic disse:

Estou pensando aqui, após receber o reembolso da placa defeituosa, se continuarei na plataforma amd em placas não-gigabyte, ou se migrarei para intel também em placas não gigabyte....

Estou pensando a mesma coisa, as placas para AMD estão muito caras e de péssima qualidade. Vejo placas para intel cheias de recursos e muito mais baratas, mas os processadores Intel são carissimos. Acho que vou tentar só mais uma placa AMD, se der pau vendo a bagaça toda e migro para um socket ddr3 da Intel, com processador barato la da china mesmo... Talvez aquelas placas x79 Frankstein da China, kkk...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...