Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de rede para escola


Posts recomendados

Olá pessoal, boa tarde!

Me chamo Abraão e estou começando meus trabalhos na área de redes (fazendo o curso da Alura), mas estou com um probleminha... 

Aqui na minha cidade (Praia de Pipa), temos uma ONG-Escola bancada por alguns empresários e por doações da comunidade, onde fornecemos aulas de inglês, francês, informatica (eu!), dança, natação, reforço escolar, alfabetização para adultos e uma serie de outras coisas, e tudo isso de graça para todo mundo que quiser participar. Nós temos mais de 300 alunos, em todos os turnos e a algum tempo, temos tido problemas com lentidão e quedas na rede cabeada e wifi. Nossa estrutura é antiguinha e feita de qualquer jeito (não fui eu quem fez, já tava assim quando cheguei kkkk) e agora que estamos fazendo uma reforma para aumentar o numero de salas pro ano que vem, vi a oportunidade de tentar melhorar nossa rede também, e me ofereci a tentar fazer esse serviço, mas não tinha a noção do trabalho e to perdido agora!!

 

Estou querendo fazer um negocio legal, mas me falta experiencia para criar uma rede para essa quantidade de usuários, em momentos de pico, chegamos atê quase 150 usuários simultâneos entre alunos, professores e convidados, então eu vou passar aqui como eu quero fazer a rede, e quais equipamentos pretendo usar, e gostaria de pedir as considerações de vocês, e um norte por onde posso ir vendo o que preciso para montar a rede por favor!

 

Primeiro além das dezenas de celulares que vamos ter na rede wifi, nós temos também cerca de 12 desktop , sendo 8 deles para a sala de informatica, 1 para o projetor e 3 na administração, e temos também 1 impressora de rede. Eu quero fazer a rede toda com fibra óptica, e por 4 uAP lite em em locais estratégicos da escola para a rede wifi interna e mais 2 outdoor para termos wifi na quadra e no resto do ambiente. Eu quero usar uAP pois é bem mais fácil de gerenciar a rede pela controladora, assim, podemos limitar a rede em determinados horários das aulas e por ai vai, mas pelo o que me falaram, para uma rede dessas eu precisaria de um projeto bem configurado, com mikrotik e a p**** toda, e não sei por onde começar... Não tem uma opção onde a gente só compra os equipamentos adequados, e quais seriam eles?  

 

att,

 

Abraão Lucas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente nos informe, mesmo que num esboço, como é fisicamente o prédio para que seja possível entender/dimensionar a infraestrutura.

Nos informe também o que você têm hoje em termos de software e hardware como servidor, router, switch, firewall, etc.

Para cada necessidade, utiliza-se uma tecnologia, logo, falar que quer usar fibra em tudo talvez seja desperdício, além da dificuldade e, principalmente, o custo.

Não esqueça de informar o prazo que você tem para elaborar/entregar tal projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!