Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

OI caros, tudo bem.

Comecei a notar desde a semana passada que windows está "bugando" com placas de som antigas geralmente as do socket 775 como os cores 2 duos da vida. Abri o tópico não para pedir ajuda mais para relar como fiz pra conseguir ajustar o problemas e como cheguei a solução. Vamos lá então.

Primeiramente o sintoma. O adaptador de som até é reconhecido pelo sistema operacional porém é informado que não é um plug de som conectado, achei estranho pois a maquina estava funcionando a vários meses como uma central de áudio de loja então deduzi que o conector havia Quebrado ou queimado.

Listando então o que fiz

  • Olhei no SETUP e na BIOS estava setada a placa de som ativa "Azalia Audio se não me engano" na maioria das placas que peguei. e estava ativo.
  • Rodei um Linux em modo live CD e para meu espanto o som estava OK.

Cheguei a conclusão então que o problema era meus driver de som ou alguma incompatibilidade porém ao passar o dia me chegou mais uma maquina com o mesmo sintoma.

pra resolver baixei o driver de som direto pelo site da fabricante nesse meu primeiro caso a placa era uma Itautec ST4261 com o codec de som ACL888 o que me facilitou, o problema também o correu em placas da Biostar, Asus, Gibabyte e uma ASrock. em todas o problema foi solucionado instalando o driver diretamente do site da realtek.

O problema que fic é que o driver antigo que o windows vinha utilizando funcionava e esse novo que aplicaram está causando essa falha. Então recomendo a atualização do driver caso o problema seja igual ao descrito.

 

https://www.realtek.com/en/component/zoo/category/pc-audio-codecs-high-definition-audio-codecs-software

Postado

Seria interessante informar a versão do driver que o Windows colocou e a versão do fabricante da placa-mãe

Parece com o problema anterior com os drivers gráficos da Intel que o Windows instalava o driver beta e o fabricante da placa-mãe usava o driver estável que não dava erros

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!