Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde @Eder Neumann

É em relação a diferença dos campos Unidades_201908_2 e Unidades_201907_2. Esses campos que estão em percentuais não aparecem na opção de Campo Calculado.

Segue exemplo imagem abaixo em amarelo: image.png.a138118a2fae8cbf5d2ac5a2daf1292f.png 

Obrigado desde já. 

image.png

Postado

entendi o que você quer mas gostaria de entender a necessidade de subtrair porcentagens...

para esclarecer esta minha duvida, o que representa este 0,74%?

Pergunto isto pois a subtração das unidades na linha 2 dá 122, mas não consegui encontrar uma forma de fazer este 122 chegar em 0,74% através dos valores apresentados, ou seja a sua diferença numérica das unidades (122) não é 0,74% de alguma coisa ali dentro no meu entendimento, talvez por isso não esteja sendo possível atingir este valor...

adicionado 4 minutos depois

mas caso o valor que você precise apresentar seja este mesmo você ainda pode usar um procv para extrair a informação, mas não ficará vinculado a tabela dinânica.

Postado

Bom dia @Eder Neumann

Alterei as legendas e fiz os cálculos fora da tabela dinâmica, está no quadro abaixo da tabela. Segue arquivo anexo. 

Os percentuais são representatividades de venda por categoria dentro do mês de agosto e setembro. 

A subtração é para mostrar a variação entre os meses, ou seja, se a variação é negativa, mostra que a categoria vendeu menos que no mês anterior, assim preciso me reunir com os gerentes dessa categoria e mostrar os dados para cobrar justificativa.

Tab dinâmica - subtrair.xlsx

Postado

o seu valor precisa necessariamente ser apresentado em %?

pois como eu disse, 0,74% não é uma representação real de qualquer coisa real numericamente falando, e sim uma simples subtração de valores (mas que continua não representando unidades)

o que você pode fazer é criar um campo calculado que fará a diferença das unidades (em unidades e não porcentagem) e usar este valor para então calcular a porcentagem.

para ter-se uma variação entre períodos real você deve comparar a diferença (numérica) entre elas por algum valor sólido para obter a porcentagem, por exemplo você teve uma queda de vendas de 122 unidades em "Farma" de um mês para o outro, uma queda de 122 unidades em relação ao mês 7 será:

=-122/1575

que lhe dará uma queda real de vendas de 7,7460%, entende?

anexo revisado com um calculo mais conciso.

Postado

@Eder Neumann

São visões diferentes. Me desculpe, não expliquei bem. Segue uma explicação diferente da necessidade da subtração. 

Exemplo:

Para esse caso que você montou, eu consigo ver a representatividade da evolução em relação a unidade. 

Para o caso que eu falei, eu preciso saber qual a representatividade da evolução do mercado de farma x hospitalar. 

Eu posso ter aumento na quantidade de unidade no segmento farma, porém a representatividade do mercado ser menor que o hospitalar. Essa visão de representatividade de mercado, é onde tomaremos algumas decisões de continuar ou não com esse mercado.  

Poderia avaliar se conseguimos incluir essa subtração para apontar a evolução do mercado?

Postado

substitui a planilha dinâmica por uma tabela com formulas, creio ficar mais fácil de lidar por estarmos tratando com formulas específicas que calculam valores "internos" da representação e não da fonte de dados. (tenho certeza que deve ter uma forma de fazer mas estou meio sem tempo para pesquisar no momento)

veja se ficou bom (esta em verde)

Postado

@Eder Neumann boa tarde!

Essa planilha era somente um exemplo, a planilha da empresa tem mais de 70 colunas as tabelas dinâmicas tem "n" filtros, onde a melhor solução é fazer segmentação de dados.

Tenho mais de 10 filtros (variáveis) somente de segmentação de dados e com esses cálculos não atenderia.

Muito obrigado pela dica e outras formas de resolução.  

Quando você tiver a solução pode enviar?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...