Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde .

gostaria de ajuda em um problema que esta me quebrando a cabeca.

meu PC:

Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

Processador AMD Ryzen 5 2600, Cooler Wraith Stealth, Cache 19MB, 3.4GHz (3.9GHz Max Turbo), AM4

Placa de Video ASRock Phantom Gaming X AMD Radeon RX580 8G OC, GDDR5

SSD Kingston A400, 480GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 450MB/s - SA400S37/480G

Fonte EVGA 600W, 80 Plus Bronze - 100-BR-0600-K

Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Cinza - BLS8G4D30AESBK  - 2 pentes (estão instaladas no A2 E B2 conforme recomendado pelo manual)

em stock a memoria roda a 2.400mhz

ao ativar XMP, o sistema fica dando tela azul memory mangement

o que me recomendam ? setar manual um over ? memoria e moba é incompatível? fui premiado com uma memoria ruim ou moba com defeito?

estou um pouco perdido na bios desta moba rsrsr

Postado
19 minutos atrás, brunojv disse:

boa tarde .

gostaria de ajuda em um problema que esta me quebrando a cabeca.

meu PC:

Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

Processador AMD Ryzen 5 2600, Cooler Wraith Stealth, Cache 19MB, 3.4GHz (3.9GHz Max Turbo), AM4

Placa de Video ASRock Phantom Gaming X AMD Radeon RX580 8G OC, GDDR5

SSD Kingston A400, 480GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 450MB/s - SA400S37/480G

Fonte EVGA 600W, 80 Plus Bronze - 100-BR-0600-K

Memória Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Cinza - BLS8G4D30AESBK  - 2 pentes (estão instaladas no A2 E B2 conforme recomendado pelo manual)

em stock a memoria roda a 2.400mhz

ao ativar XMP, o sistema fica dando tela azul memory mangement

o que me recomendam ? setar manual um over ? memoria e moba é incompatível? fui premiado com uma memoria ruim ou moba com defeito?

estou um pouco perdido na bios desta moba rsrsr

Comece atualizando a BIOS para a versão mais recente, caso não tenha feito isso ainda.

Depois, entenda que Ryzen é um pouco mais complicado com a RAM. Não é tão ruim quanto na primeira geração, mas mesmo a segunda ainda tem certa dificuldade de atingir frequências mais altas. Tente ligar o XMP e baixar o clock para 2933mhz, já vai ser um bom começo.

• Curtir 1
Postado

antes de tudo tenta colocar em outro slot, asus e famosa por issue de slot das MOBO, assim como a gigabyte tem issue nas bios.
 minha tuf tem 4 slot para memoria 2 cinza e 2 preto. se deixo nos 1 preto A1 A2 não suporta minha memoria com qualquer frequencia acima de 2933 sla porque. mas se coloco nos slot cinza(B1 B2) atinge 3.466.

Postado

@Imakuni  bios atualizada. pelo que vi na lista de ram compativel no site da placa-mãe, esta memoria nao esta la.

@Gungniro nunca escutei falar disto, você recomenda eu colocar XMP e tentar slots a1 e a2 e b1 e b2- no manual da placa recomenda a2 e b2 para dual e over

Postado
41 minutos atrás, Gungniro disse:

antes de tudo tenta colocar em outro slot, asus e famosa por issue de slot das MOBO, assim como a gigabyte tem issue nas bios.

Ah... certo... eu nunca ouvi falar desse famoso problema de slot em Asus e GA, mas beleza.

41 minutos atrás, Gungniro disse:

minha tuf tem 4 slot para memoria 2 cinza e 2 preto. se deixo nos 1 preto A1 A2 não suporta minha memoria com qualquer frequencia acima de 2933 sla porque. mas se coloco nos slot cinza(B1 B2) atinge 3.466.

São informações contraditórias... A1 e A2 são preto e cinza respectivamente, e você jamais deve usá-los juntos com apenas 2 pentes. O certo é sempre A1 e B1 ou A2 e B2 (pretos / cinzas, respectivamente). E geralmente, o 2o com o 4o costumam ser os que você deve colocar primeiro.

10 minutos atrás, brunojv disse:

@Gungniro nunca escutei falar disto, você recomenda eu colocar XMP e tentar slots a1 e a2 e b1 e b2- no manual da placa recomenda a2 e b2 para dual e over

Vide acima.

Postado

@Imakuni  ativei o XMP e baixei para 2866 que era a mais alta que tinha nas opções. vou rodar o primetest95 por uns 20 min para checar

Outro ponto meu gabinete tem somente um cooler exaustor é um aerocool ciclon. e o cooler do ryzen2600 é o stock.

pode ser por temperatura alta do gabinete? você recomenda trocar o cooler do ryzen ou o padrão é suficiente para rodar a minha config?

Postado
7 minutos atrás, brunojv disse:

Outro ponto meu gabinete tem somente um cooler exaustor é um aerocool ciclon. e o cooler do ryzen2600 é o stock.

pode ser por temperatura alta do gabinete?

É, realmente o seu gabinete é um lixo em termos de fluxo de ar, mas nem por isso eu diria que é ele o fator limitante da RAM. Seria um óbvio fator limitante para o OC do processador, mas para a RAM, vai fazer pouca diferença.

8 minutos atrás, brunojv disse:

você recomenda trocar o cooler do ryzen ou o padrão é suficiente para rodar a minha config?

Quando possível, a troca seria uma boa sim.

Postado

e verifiquei integridade do win com dism, sckdsk e somente em stock 2400 fica estavel. talvez se eu setar manual o oc mas nesta bios to perdido nem ideia, se alguem souber algum tutorial agradeco

Postado

@Imakuni Sim confundi aqui, entre os A e B, porém se eu coloco todos no slot preto so da no POST a mobo não suporta, quando coloco todos no cinza funciona plenamente até o limite proposto no site do fabricante.

entrando em contato o suporte da asus fui orientado que e uma ''caracteristica'' da placa-mãe e como minha memoria não estava ''listada'' no manual de memorias compativeis eles não poderiam garantir a funcionalidade.
e nisso só funcionou no slot cinza, penso se eu for fazer upgrade de memoria corro risco de não funcionar nos slots a placa-mãe ainda ta na garantia mas não troca a n ser que o teste seja feito com memorias compativeis listadas no site da asus.
(em resumo empurrou pra loja que me vendeu).

adicionado 12 minutos depois

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/pc-nao-liga-ao-mudar-frequencia-da-memoria.628720/

Postado

@brunojv até da mas precisa saber qual o fabricante da memoria.
usa 2 programas 1 pra ver a fabricante e informaçoes da memoria e o outro pra você setar e simular. se tiver usando ryzen da 1 ou 2 geração de fato em algumas situações não suporta acima de 2.933 e se não tiver listada como compativel na site da sua placa-mãe pode gerar essa ''incompatibilidade'' onde talvez não seja possivel o xmp.
caso não queira usar o programa o que te recomendo é via na bios nos timings e pula o 1 numero (deve ser 14,15 ou 16) e nos 4 seguintes aumenta em 1 o valor e tenta ve se a maquina da post com a frequencia do xmp.
por algum motivo ***** minha placa só suporta no slot preto assim, como só uso 2 pente preferi deixar timings reduzidos e já que atinge a frequencia bem maior.
tem alguns tutorias na net, e mais fácil você ver os videos para poder entender.

Postado
20 horas atrás, brunojv disse:

Fiquei com medo e voltei para o stock tudo kkkk.

Você não vai estragar nada fazendo esse OC. É claro que se reiniciar... bem, reiniciou do nada, mas também não vai trazer nenhum dano permanente.

5 horas atrás, Gungniro disse:

entrando em contato o suporte da asus fui orientado que e uma ''caracteristica'' da placa-mãe e como minha memoria não estava ''listada'' no manual de memorias compativeis eles não poderiam garantir a funcionalidade.
e nisso só funcionou no slot cinza, penso se eu for fazer upgrade de memoria corro risco de não funcionar nos slots a placa-mãe ainda ta na garantia mas não troca a n ser que o teste seja feito com memorias compativeis listadas no site da asus.

Típica resposta de empresa grande... Na real, se não dá boot nem no padrão, é bem possível que sua placa-mãe esteja com algum defeito, mas eles usam essa lista para dar qualquer desculpa para evitar prestar bom serviço para o consumidor.

4 horas atrás, brunojv disse:

@Gungniro @Imakuni  vcs sabem como eu posso setar manual pela bios da asus a memoria ? voltagens etc pelo que li o ryzen roda melhor no 2933 mas nao sei ajustar isto na bios

Sim, pode. Se vai ficar estável nessa frequência ou não, aí já é outra história, mas você sempre pode regular manualmente.

Postado

@Imakuni  obrigado pelo conhecimento, agora vou buscar como setar ela manual na bios 1820 Update AGESA 1.0.0.3ABBA . pelo menos em stock esta a 2 dias e esta tudo estável!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!