Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptação: Painel da TITAN 125 em bike


DiegoRCO

Posts recomendados

Opa galera beleza? Então, eu tô querendo por um painel de moto com velocímetro de bicicleta na minha bike. Porém estou com dúvida quanto ao painel, estou pensando em comprar o painel da titan 125 e um velocimetro analógico de bike, daqueles redondos, para ligar o sensor(da bike), q fica no garfo, pelo cabo do velocimetro (da bike) ao painel (da moto). Será que o cabo possui o mesmo formato de encaixe que o painel? Pretendo usar o sensor+ cabo do medidor de bike, isso já está definido, e, no lugar do velocímetro pôr o painel. Se o painel da titan 125 2005 não for do mesmo encaixe do cabo qual painel vcs acham q dá?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 horas atrás, DiegoRCO disse:

painel da titan 125 2005 não for do mesmo encaixe do cabo qual painel

Alguém do ramo apenas.

Do ramo da eletrônica, seu painel deve esperar o mesmo tipo de sinal que o sensor da bike envia ou projetar uma interface qualquer.

17 horas atrás, DiegoRCO disse:

velocimetro analógico de bike, daqueles redondos, para ligar o sensor(da bike), q fica no garfo, pelo cabo do velocimetro (da bike) ao painel (da moto)

Quase confuso, imagino que um velocímetro analógico de ponteiro espera um sinal rotativo, não? De fato nem analógico é. É apenas mecânico. O que me lemba este...

Cuentakilometros-bicicleta-od%C3%B4metro

 

Publique fotos e desenhos de sua ideia

 

Agora do ramo da física (ou algo assim), sua bike deve ter a roda com mesmo raio (diâmetro) da moto se não ela vai "mentir" pra você e você corre o o risco de ser multado por excesso de velocidade 😁

 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Isadora Ferraz desculpa a demora, no fim acabou que comprei um velocimetro de ponteiro mecanico como o da foto q você colocou e fiz um painel caseiro mesmo, com uma caixa de fonte de impressora e leds indicadores de sistema ligado, seta ligada luz de freio acionada, luz alta e luz baixa. Desisti do painel da titan, por enquanto. Posso fazer no futuro o seguinte, pegar a carcaça do painel e por o velocímetro de bike mesmo dentro junto com as luzes do painel

adicionado 8 minutos depois
Em 04/11/2019 às 07:21, Isadora Ferraz disse:

 

Em 03/11/2019 às 13:30, DiegoRCO disse:

velocimetro analógico de bike, daqueles redondos, para ligar o sensor(da bike), q fica no garfo, pelo cabo do velocimetro (da bike) ao painel (da moto)

Quase confuso, imagino que um velocímetro analógico de ponteiro espera um sinal rotativo, não? De fato nem analógico é. É apenas mecânico

Bom, minha ideia inicial era, por o sensor(proprio para bike) caracol(de rotação) na roda e ligar ele no velocimetro da moto, ao invés do velocimetro original(de bike), cheguei a conclusão de que ambos possuiam o mesmo encaixe, cabo(da bike) e velocimetro(de moto), porém pensando melhor, esse método poderia dar errado devido a "caixa de marcha" existente dentro do velocimetro da moto, ele poderia funcionar ao ponto de, o ponteiro mexer ao rodar a roda (hue), mas mostrar um valor completamente fora de ordem, ou seja, teria q abrir e estudar como calibrar as engrenagens

adicionado 21 minutos depois
10 minutos atrás, DiegoRCO disse:

fiz um painel caseiro mesmo, com uma caixa de fonte de impressora e leds indicadores

Ah inclusive, embuti um controle remoto do portão automatico dentro do painel com um botão para fora da caixa, tudo isso liga numa chave de ignição de moto, ligando e desligando o negativo.

 

Instalei tambem na traseira uma lanterna traseira de led com luz de freio e setas tudo junto numa peça só, as setas, buzina, luz alta e baixa são controladas por um chave de luz de moto.

 

Tudo isso é alimentado por um pack de 12 baterias 18650 retiradas de notebooks falecidos, sendo 2 baterias, cada bateria possui 6 pilhas ligadas em paralelo, estas pilhas estão ligadas de 2 em paralelo, cada conjuntinho desse está ligado com outros 3 em serie, 4.2Vx3=12.6V, a capacidade destas porém é difícil de determinar visto que estavam descarregadas a um bom tempo e velhas, estimo que tenha cerca de 2~5 Ampéres. Futuramente farei testes com cargas de consumo conhecido e ver quanto tempo esta bateria dura fornecendo energia para tal, com base nisso calcularei a capacidade dela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nota 6. Pra tirar um 10, ...

Em 04/11/2019 às 07:21, Isadora Ferraz disse:

Publique fotos

Uma maneira manêra de agregar conteúdo ao forum, à comunidade, ... à humanidade.

Ou, no seu idioma, pelo menos à ...

Em 03/11/2019 às 13:30, DiegoRCO disse:

galera

 

🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!