Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

overclock ryzen 5 2400g e memória 2400mhz


Kyllian Santos

Posts recomendados

Jogo csgo com fps entre 120-170, preciso deixar o fps estável em 144 para jogar cs go com monitor 144hz.

Não tenho muito $ para upgrade então gostaria de ajuda na escolha da melhor placa-mãe custo beneficio para fazer overclock no processador ou na memória (ou nos 2), o que for melhor para eu ter 144fps fixo

 

Provavelmente preciso trocar a fonte também, certo?

 

Descrição do pc: Ryzen 5 2400g
placa-mãe a320m asrock
16gb memoria ram DDR4 2400mhz MHZ 1x8gb Corsair 1x8gb Vulcan
Fonte KCAS AEROCOOL 400W
SSD 240GB EVO

 

essa é uma boa placa-mãe para o que eu preciso?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9888/placa-mãe-biostar-b450mh-ddr4-amd-am4?gclid=Cj0KCQiA2ITuBRDkARIsAMK9Q7NBaJ6nw6qdzhx9shHSLsbhNKJcbkrNwXuR2cjRf6LzS74OuRL4LUoaAu8GEALw_wcB

 

ou essa

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9888/placa-mãe-biostar-b450mh-ddr4-amd-am4?gclid=Cj0KCQiA2ITuBRDkARIsAMK9Q7NBaJ6nw6qdzhx9shHSLsbhNKJcbkrNwXuR2cjRf6LzS74OuRL4LUoaAu8GEALw_wcB

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso você precisaria de no mínimo uma B350 para overclock conseguindo economizar um pouco, e não uma B450 .

E a sua fonte não tem problema em ser de 400W, seu processador consome pouco e você não possui uma placa de vídeo dedicada.

Você consegue fazer um pequeno overclock para 2666 sem aumentar a tensão diretamente na bios pela XMP, indo na sua bios e acessando a página "OC Tweaker".

Assim você conseguirá ter um aumento de desempenho razoável sem trocar de placa-mãe, visto que aumentará a frequência da sua VRAM automaticamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheFoxx o melhor a se fazer então é manter todas as peças e fazer overclock da memória para 2666? 

 

Eu li em muitos lugares que minha placa-mãe não faz overclock algum, por isso eu pensei que precisaria trocar de placa-mãe.

 

Para fazer overclock bom do processador e memória qual seria a melhor placa-mãe custo/benefício?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, recomendo que primeiramente você tente o overclock na RAM pra ver se estabiliza no mínimo por volta de 144fps, caso você não consiga atingir, é bom fazer um overclock sim.

Uma boa placa custo benefício seria a B350 Tomahawk, estando por volta de R$500.

Mas eu não recomendo que você troque de placa-mãe apenas para overclock na APU, em minha opinião é melhor você juntar um pouco mais de dinheiro e optar por comprar uma RX570 que em promoções fica por volta de R$600~R$700, que já vai dar muita diferença em relação a Vega 11.

 

Link da placa-mãe:https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-b350-tomahawk-ddr4-socket-am4-chipset-amd-b350

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Kyllian Santos disse:

@TheFoxx o melhor a se fazer então é manter todas as peças e fazer overclock da memória para 2666? 

 

Eu li em muitos lugares que minha placa-mãe não faz overclock algum, por isso eu pensei que precisaria trocar de placa-mãe.

 

Para fazer overclock bom do processador e memória qual seria a melhor placa-mãe custo/benefício?

 

Obrigado

Quem determina o desempenho de vídeo não é o CPU, tampouco a memória, menos a inda a placa-mãe. Se você quer maior desempenho de vídeo (FPS), precisará de uma GPU superior. Investir em qualquer outra coisa será dinheiro jogado fora, especialmente com o CPU e memória que você já tem.

adicionado 3 minutos depois

Sua fonte não é de boa qualidade, ela é média para baixa, mas a potência dela aguenta uma RX 570, talvez até 580. Para ter certeza use esta calculadora e coloque todos os seus componentes tal como estão: https://outervision.com/power-supply-calculator

Agora que compreendi que você está utilizando a APU, então realmente aumentar a frequência das memórias resultaria em ganho de FPS, mas o investimento mais acertado continuaria sendo em uma GPU, pois as APUs Ryzen equivalem a uma placa de vídeo de nível de entrada, e isso é útil apenas para jogar jogos com desempenho mínimo. Alto desempenho só é possível realmente com uma GPU dedicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei os componentes no outervision

com a rx570 deu Recommended PSU Wattage:370 W

com a rx580 deu Recommended PSU Wattage:436 W

 

20 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Quem determina o desempenho de vídeo não é o CPU, tampouco a memória, menos a inda a placa-mãe. Se você quer maior desempenho de vídeo (FPS), precisará de uma GPU superior. Investir em qualquer outra coisa será dinheiro jogado fora, especialmente com o CPU e memória que você já tem.

adicionado 3 minutos depois

Sua fonte não é de boa qualidade, ela é média para baixa, mas a potência dela aguenta uma RX 570, talvez até 580. Para ter certeza use esta calculadora e coloque todos os seus componentes tal como estão: https://outervision.com/power-supply-calculator

Agora que compreendi que você está utilizando a APU, então realmente aumentar a frequência das memórias resultaria em ganho de FPS, mas o investimento mais acertado continuaria sendo em uma GPU, pois as APUs Ryzen equivalem a uma placa de vídeo de nível de entrada, e isso é útil apenas para jogar jogos com desempenho mínimo. Alto desempenho só é possível realmente com uma GPU dedicada.

 

Levando isso em conta o melhor a fazer é manter todas as peças e adicionar uma rx570, vou esperar a black friday e tentar pegar uma por 600$

12 minutos atrás, TheFoxx disse:

@Kyllian Santos Aguentaria sim, como dito anteriormente utilize o site da Outervision para tirar duvidas semelhantes.

Mas eu não recomendaria que você fosse muito além da 570.

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Kyllian Santos disse:

Levando isso em conta o melhor a fazer é manter todas as peças e adicionar uma rx570, vou esperar a black friday e tentar pegar uma por 600$

Essa é a ideia. Procurei por benchmarks do CSGO na RX570 em FHD, mas não encontrei. No youtube deve ter alguns, talvez até com seu exato modelo de CPU. É bom consultar benchmarks nesse caso para entender se você oberá o desempenho almejado antes de comprar o componente. Dito isso, eu acredito que o desempenho da RX 570 seja mais que suficiente para o que você deseja. 

PS.: assim que tiver uma grana sobrando troque esta fonte. Ela vai ficar no limite. Uma corsair 450 ou 550 seria mais adequada. E capriche na ventilação do seu gabinete para manter a durabilidade de todos os componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, WOZ Dods disse:

Essa é a ideia. Procurei por benchmarks do CSGO na RX570 em FHD, mas não encontrei. No youtube deve ter alguns, talvez até com seu exato modelo de CPU. É bom consultar benchmarks nesse caso para entender se você oberá o desempenho almejado antes de comprar o componente. Dito isso, eu acredito que o desempenho da RX 570 seja mais que suficiente para o que você deseja. 

PS.: assim que tiver uma grana sobrando troque esta fonte. Ela vai ficar no limite. Uma corsair 450 ou 550 seria mais adequada. E capriche na ventilação do seu gabinete para manter a durabilidade de todos os componentes.

Obrigado pelas dicas!

 

Consegui uma folga $$ acabei de pegar uma corsair vs650 por 260$ e mês que vem pego uma rx 580 que vai me atender com folga.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kyllian Santos disse:

Obrigado pelas dicas!

 

Consegui uma folga $$ acabei de pegar uma corsair vs650 por 260$ e mês que vem pego uma rx 580 que vai me atender com folga.

 

Valeu.

Apesar de as VS serem de uma série secundária da Corsair, você fez uma excelente aquisição por este preço. A RX580 realmente vai te atender bem, e provavelmente vai superar as expectativas para este jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!