Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento em Ryzen 7 3700X


Posts recomendados

Então gente, recentemente troquei meu kit e plataforma e hoje tenho esse pc:

R7 3700X 3.6ghz (COOLER BOX WRAITH PRISM)
MSI X570 Gaming Plus
8GB DDR4 Corsair Vengeance LPX 2400mhz
GTX 1060 6GB
HD 1TB Seagate Barracuda
SSD 240GB Kingston A400
Gamemax 600W

Eu tinha setado ele a @4.3ghz na bios e a temperatura tava alta em jogos, mas no ultimo dia tava muito calor e o ar condicionado tava desligado e ele nao tava aguentando rodar o battlefield 5, eu abria o jogo e ele ja batia 90º e o jogo fechava. Logo, resolvi desencanar de overclock e resetei a bios para padrão de fabrica mesmo e resolvi deixar ele no automatico ate eu comprar um water cooling decente da corsair tipo um h110 ou um h150i pro.


Mas hoje resolvi chegar em casa e fazer o stress nele atraves do AIDA64 e eu fiquei assustadíssimo com a temperatura que meu processador chegou! Fiz o stress durante 1 minuto e meio e ja parei porque nao tive coragem de seguir com isso kkkkkkkkk eu nem sei como ele chegou nessa temperatura uma vez que a temperatura maxima dele é de 95º e pra mim ele devia ter desligado...



Temperatura ambiente de acordo com o climpa tempo: 31º

Duvida: Ta normal isso? O cooler box Wraith Prism RGB é estão ruim assim que nao aguenta um teste de estabilidade de sistema do AIDA64? Sera que na montagem eu encachei o cooler meio que fazendo a pasta termica ficar zuada? seria a pasta termica espalhada que ja vem no cooler tão ruim? vocês recomendam eu tirar tudo de novo, limpar a pasta termica atual e colocar a minha artic silver 5 e usar os métodos novos que tão falando por causa que o chip dos ryzen 3000 mudaram e agora existem 3 DIE's?
 

 

 

O8bTJO1bP4b3wUZc.thumb.jpg.73d2bdc4518905eef1a9a4ea1e7385d2.jpg

 

stabilitytest.png.5de6515c8d2254b7531c254fe2652af7.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fuinhamaligna - boa noite.

 

Acredito que o primeiro a se conferir é um possível mau encaixe no cooler, que é adequado para este processador. A reaplicação da pasta térmica é, também, aconselhável. Após descartar essas possibilidades, ai sim dá para pensar em outras fontes para o descrito problema.

 

Sobre a reaplicação da pasta térmica, que novo método seria este descrito? Ainda que sejam três ou até mais unidades abaixo da interface térmica, é nela que vai a pasta e não existe necessidade de se preocupar com a configuração de chiplets do Ryzen que está usando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não e o cooler que e ruim só e mal projetado.
normalmente todos os ryzen 3000 tem esse issue alem do clock a falha principal de temperatura.
meu 3600 batia isso ai jogando assasins creed sem OC. hj com um mugen comparado ao lendario noctua 15 não passa de 72C nem com muito OC.
da pra ver claramente ao abrir um programa de monitoramento como hwmonitor/info ele batendo 72w e o cooler dele apesar de dizer 65W e uma dicipação simulada creio que baseada em temperatura ambiente padrão (15 a 22C) coisa um pouco fora da realidade BR.
baseado que tu consegue jogar com o coolerbox ta no lucro, maioria dos usuarios só consegue com temps acima de 90C...
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Bakura Ryo disse:

@fuinhamaligna - boa noite.

 

Acredito que o primeiro a se conferir é um possível mau encaixe no cooler, que é adequado para este processador. A reaplicação da pasta térmica é, também, aconselhável. Após descartar essas possibilidades, ai sim dá para pensar em outras fontes para o descrito problema.

 

Sobre a reaplicação da pasta térmica, que novo método seria este descrito? Ainda que sejam três ou até mais unidades abaixo da interface térmica, é nela que vai a pasta e não existe necessidade de se preocupar com a configuração de chiplets do Ryzen que está usando.

 

Então, quando eu tiver um tempo eu abro ele, limpo e passo minha artic silver 5... referente ao metodo de passar pasta termica tem muito forum gringo e video de alguns gringos recomendando fazer um X com a pasta termica no processador ou o metodo de 5 pontos... nas laterais e no meio..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Bakura Ryo disse:

@fuinhamaligna  - contanto que não deixe nenhum vazio ou excesso não tem importância a forma na qual você a aplica.

 

Entendi, mas eu acho que ja estou mais tranquilo sobre o assunto, nesses dias que preocupei da temperatura tava muito quente tipo uns 38º com sensação de 45º kkkk mas hoje ta pegando 60º do cpu jogando CS:GO, depois de um tempo no maximo uns 70º e no BFV que é mais pesado o multiplayer, fica de 70º a 75º... acredito que nao sejam temperaturas ruins e pra um COOLER BOX tá até de ótimo tamanho... no AIDA STRESS que esquenta muito mesmo mas isso eu nao to nem ai mais uma vez que eu vou ficar stremando e jogando e fazendo outras coisas e nao fazendo stress kkkkkk....

 

14 minutos atrás, PedraX disse:

E a ventilação do gabinete?É boa?

 

Creio que nao, é um thermaltake view 27, nao tem saida de ar em cima dele, apesar de ter 4 coolers dele, 3 puxando na frente e 1 atras tirando (ou é ao contrario?) kkkkkkk

 

Futuramente vou trocar de gabinete e pegar um water cooler da corsair ou um legal da NZXT... nao gosto muito do design e da poluição visual de um NOCTUA da vida ou qualquer outro air cooler...

 

Tava pensando em uns gabinetes mais custo/benefício como o gadit X da pichau ou algum outro parecido...

 

 

74701665_2485113418440544_6720770717475930112_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura tá normal. É isso aí mesmo com cooler box. Desencana de stress test, não vai ser sua situação real. E desencana de overclock, essa geração de Ryzen não tem ganhos significativos que valham a pena. Melhor deixar ele tudo no automático. 
 

water cooler pega no mínimo 240 ou de 360. Diferença de um pro outro é pouca de desempenho, mas apesar de ser mais caro, eu pegaria de 360 pra ficar uniforme. TOC é ***** hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, PedraX disse:

Experimente tirar essa tampa frontal de vidro.

 

Abaixou a temperatura de 42 a 45 (RYZEN MASTER) idle para 29 31 kkkkk... Ar condicionado ta ligado no 18º por causa que eu não podia suar para fazer isso acho perigoso kkk... mas deve ir para uns 35 37 quando eu desligar o ar mas ficou bem melhor sem essa tampa e sem esses 3kg de poeira kkkkkkkkk agora vou testar nos jogos e em breve dou a resposta...

 

obs: Tomei um susto quando liguei, tava fazendo um barulho medonho e meus USBs nenhum funcionaram... dai eu desliguei na hora e recoloquei o cabo do USB grosso e voltou a funcionar e sem barulho... eu tinha retirado e colocado ele na hora da montagem para afrouxar pra poder tirar a tampa mas acho que nao coloquei direito... Sera que quase queimei alguma coisa? '-'

76717585_1314859482020781_6844646975975981056_n.jpg

75247445_997365113931104_7560793636841979904_n.jpg

77114866_492693011334747_8215502628784701440_n.jpg

75349054_461427147840059_7943531332368334848_n.jpg

75362242_447790372592120_6044113029606408192_n.jpg

75557499_3490457867646153_7566138710756950016_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bakura Ryo disse:

@fuinhamaligna  - poxa, seu gabinete está realizando bem a função de estufa!

 

Cara, se o problema realmente é esse, passe um tempo sem a tampa frontal até que troque por um que permita circulação de ar em seu sistema.

 

Sim, estou fazendo isso, o problema é o medo de algum inseto entrar na parte da frente dele kkk ultimamente essa época do ano ta entrando muito bixo la no meu quarto e parece que é da epoca mesmo, enfim, futuramente vou criar um post pedindo dicas para comprar um  water cooling, pois nao quero uma poluição visual de um air cooler que mal cabe no gabinete (ate mesmo o novo que vou comprar pela frente kkkkkkkk)

 

@Bakura Ryo Posso deixar esse topic aberto por quanto tempo? e depois posso reviver ele depois de quanto tempo? kk Tem algum link para que eu possa ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, fuinhamaligna disse:

@Bakura Ryo Posso deixar esse topic aberto por quanto tempo? e depois posso reviver ele depois de quanto tempo? kk Tem algum link para que eu possa ver...

 

O tópico permanece aberto enquanto for útil e relevante. Se passar muito tempo desde que ele tenha recebido sua última atualização - mais de três meses - pode então criar um novo. Quando for abordar sobre o watercooler, poderá fazê-lo em outro tópico. Contanto que não repita o mesmo assunto em várias postagens, não terá problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Bakura Ryo disse:

 

O tópico permanece aberto enquanto for útil e relevante. Se passar muito tempo desde que ele tenha recebido sua última atualização - mais de três meses - pode então criar um novo. Quando for abordar sobre o watercooler, poderá fazê-lo em outro tópico. Contanto que não repita o mesmo assunto em várias postagens, não terá problema.

 

Entendi, obrigado, acho que ja achei realmente meu problema.... 

 

 

 

Minha fonte é Gamemax 600W acredito que o pico de tensão e os picos de temperaturas em idle de 40 pra 55º sejam esses.... ele sempre sobe muito a tensão no boost automatico da bios e acontece isso... conversei com um amigo meu engenheiro eletricista e ele afirmou que bem provavel de ser a fonte mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fuinhamaligna - agora que comentou sobre a ocorrência de tensões elevadas, me recordo de ser um tema discutido no lançamento dos Ryzen de terceira geração. No entanto, isso não causava superaquecimento, visto que sua duração é curta demais para tal. A AMD lançou correção em forma de update da BIOS onde estes pequenos picos foram amenizados. Então, atualizar sua BIOS não é má opção, mesmo crendo que não seja este o problema. Tenha cuidado no entanto, garanta que esta atualização seja feita em momento que não exista risco de desligamento inesperado.

 

Precisa destacar também que uma fonte inadequada prejudica mais sua placa-mãe que o processador, visto que quem entrega energia ao CPU é a placa, não a fonte. Como intermediária, ela quem sofreria. E, sobre sua fonte atual, eu não a recomendaria caso estivesse para comprar. Porém, apesar de ela não ser boa como várias concorrentes, acredito não existir necessidade de troca.

 

Sem overclock envolvido, é de se suspeitar que o problema seja no hardware. Desde a pasta, um possível mau encaixe da solução térmica e até um defeito no cooler - é onde mirar ao procurar por problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!