Ir ao conteúdo

Faz mal lavar placa mae com agua e sabão?

cesartiberio

Posts recomendados

Postado
Postado Originalmente por milktank@12 out 2004, 18:56

trabalhei numa assitência técnica por 1 ano e sempre que chegava uma placa-mãe com problemas o faziamos todo o processo de ressucitar se não desse certo lavavamos com agua e alcool, 30% das placas-mãe voltavam a funcionar, esse processo é feito até em locais de recuperação de placas-mãe para limpar o pdv antes do reparo, ele não causa problema algum, pelo contrário. :devil:

Concordo, até porque o processo que você citou é o mais comum, e eu inclusive expliquei cada passo dele, lava com água pra tirar o excesso de sujeira, depois lava SOMENTE com álcool isopropílico, que é pra retirar os resíduos de sabão e água da placa, depois coloca no sol e pronto, a placa tá zerada de novo :P

só retificando pra todos entenderem: LAVAR COM ÁGUA NÃO TEM PROBLEMA ALGUM, DESDE QUE A PLACA SEJA LAVADA EM SEGUIDA COM ÁLCOOL ISOPROPÍLICO E COLOCADA PRA SECAR AO SOL B)

Abraços... :bye:

Postado
Postado Originalmente por Carlinhos pro surf@12 out 2004, 16:00

deus oh live

quanta ignorância, parece q só s SPAR não sei o q, sabe q não c lava uma placacom agua, e nem com alcool e com nada eu lavaria a minha, c um técnico não sabe isso, P... ....., processa onde tu tiro o curso técnico então.

leva a tua placa numa loja especializada, depois tu queima essa ##### e t ferra, vai por mim.

Realmente eu processaria o local onde você tirou seu curso de técnico.... Haha :D

Postado
Postado Originalmente por SAPO-BOMBA+12 out 2004, 21:33QUOTE (SAPO-BOMBA @ 12 out 2004, 21:33) Carlinhos pro surf@12 out 2004, 16:00

deus oh live

quanta ignorância, parece q só s SPAR não sei o q, sabe q não c lava uma placacom agua, e nem com alcool e com nada eu lavaria a minha, c um técnico não sabe isso, P... ....., processa onde tu tiro o curso técnico então.

leva a tua placa numa loja especializada, depois tu queima essa ##### e t ferra, vai por mim.

Realmente eu processaria o local onde você tirou seu curso de técnico.... Haha :D

Postado

Olha fiz um curso de hardware no senai e ja trabalho com montagem e manutençao de computadores a uns 3 anos, juro que nunca ouvi falar em usar agua e sabão mas, como na area agente aprende todo dia acho que todo tipo de opinião é valido desde que seja opinado com responsabilidade e com certeza doque se esteja falando.Recuperamos placas com alcool isopropilico e spray limpadores de contato, que alias existem exelentes no mercado,e sinceramente eu não lavaria com agua e sabão até que alguém me provasse que realmente funciona e com o tempo não oxida mas, não duvido nadasó, :-BEER desconfio ok.

Abraços

Postado

Não querendo "jogar mais lenha na fogueira" mas a verdade é que praticamente toda placa é lavada a certa altura do processo de fabricação. É claro que utilizam água desmineralizada, detergentes de formulação especial, inclusive no que diz respeito à estática, secam sob temperatura controlada, etc e tal.

A meu ver os únicos inconvenientes de se lavar uma placa (desde que desprovida de componentes sensíveis à água) é deixá-la muito tempo molhada (oxidação) e ligá-la sem se certificar que esteja absolutamente seca.

Já lavei diversas placas, inclusive fontes, sempre tomei os devidos cuidados com secagem e nunca tive nenhum problema que pudesse ser atribuído ao procaesso de lavagem.

Postado
Postado Originalmente por Fani@12 out 2004, 22:05

Olha fiz um curso de hardware no senai e ja trabalho com montagem e manutençao de computadores a uns 3 anos, juro que nunca ouvi falar em usar agua e sabão mas, como na area agente aprende todo dia acho que todo tipo de opinião é valido desde que seja opinado com responsabilidade e com certeza doque se esteja falando.Recuperamos placas com alcool isopropilico e spray limpadores de contato, que alias existem exelentes no mercado,e sinceramente eu não lavaria com agua e sabão até que alguém me provasse que realmente funciona e com o tempo não oxida mas, não duvido nadasó, :-BEER desconfio ok.

Abraços

Esse spray é realmente muito bom, mas pra achar ele é um saco, e geralmente as lojas vendem ele caro... :(

você disse tudo: Todo tipo de opinião é válido desde que se tenha certeza absoluta do que se vai dizer, experiência comprovada dos fatos, pois isso aqui é sério, não se pode brincar com componentes caros como placas e processadores... Bem, eu já lavei até placa de impressora HP dessa forma e já fazem exatos 2 anos que ela continua a funcionar aqui em casa :D é uma 692C :P

Já lavei muita SiS530 da vida e muita placa de renome tb, porém só recomendo lavar dessa forma em casos extremos, quando há muita sujeira, vazamento de capacitores ou então muita sujeira encrostada que não vai sair só com um simples pincel...

Abraços :bye:

Postado

cara,lava ela com alcool absoluto!!Ele não possui agua e não vai oxidar!!Mas sei la,com agua,eu não aconselho não!!!falou

Abraço

Postado

Já lavei diversas placas de aparelhos eletrônicos entre som e televisores e até leituras opticas. Na área de informatica só lavei uma placa mãe, e memórias, inclusive a memória que estou usando tava condenada e voltou a funcionar depois que lavei e nunca mais deu problema.

Sou técnico em eletrônica a uns 8 anos e vários técnicos que conheço já fizeram isso alguma vez. Até porque tem muito aparelho de pessoas que moram perto da praia e tem problemas com a maresia.

Antes de começar eu retiro componentes como Baterias, Trasformadores, FlyBack etc...

Para lavar, uso detergente líquido (transparente) e uso um pincel para fazer bastante espuma. Tem que ser um pincel limpo e enxaguar bem a placa para não ficar resto de detergente. Depois deixo no sol, se possível em um lugar que não bata sombra o dia todo. Depois verifico com cuidado se ainda não tem água na placa, principalmente em conectores e embaixo de componentes.

Já fiz isso diversas vezes e nunca tive problemas, inclusive acabei de fazer isso com uma televisão nesse fim de semana, e ela está funcionando.

Mas é um trabalho de paciencia e cuidado, já vi técnico fazer isso e pifar o aparelho porque não deixou secar direito.

O risco é por sua conta.

• Membro VIP
Postado

Gostei dessa sua postagem Lucitécnico!

É dessa forma que a coisa deve ser vista. Se há algum componente que não possa ser submetido à presença de líquidos, remova todos eles e pronto. Basta lavar com o líquido que achar conveniente e que não seja contra indicado, secar bem usando dos meios possíveis, remontar os componentes retirados e tá ai uma placa limpinha.

Ficar de blá blá blá, falando coisa sem pensar ou simplesmente postando "abobrinhas" é falta de intelig.....

Abraços

Postado
Postado Originalmente por SAPO-BOMBA+12 out 2004, 22:14QUOTE (SAPO-BOMBA @ 12 out 2004, 22:14) Fani@12 out 2004, 22:05

Olha fiz um curso de hardware no senai e ja trabalho com montagem e manutençao de computadores a uns 3 anos, juro que nunca ouvi falar em usar agua e sabão mas, como na area agente aprende todo dia acho que todo tipo de opinião é valido desde que seja opinado com responsabilidade e com certeza doque se esteja falando.Recuperamos placas com alcool isopropilico e spray limpadores de contato, que alias existem exelentes no mercado,e sinceramente  eu não lavaria com agua e sabão até que alguém me provasse que realmente funciona e com o tempo não oxida mas, não duvido nadasó, :-BEER desconfio ok.

Abraços

Esse spray é realmente muito bom, mas pra achar ele é um saco, e geralmente as lojas vendem ele caro... :(

você disse tudo: Todo tipo de opinião é válido desde que se tenha certeza absoluta do que se vai dizer, experiência comprovada dos fatos, pois isso aqui é sério, não se pode brincar com componentes caros como placas e processadores... Bem, eu já lavei até placa de impressora HP dessa forma e já fazem exatos 2 anos que ela continua a funcionar aqui em casa :D é uma 692C :P

Já lavei muita SiS530 da vida e muita placa de renome tb, porém só recomendo lavar dessa forma em casos extremos, quando há muita sujeira, vazamento de capacitores ou então muita sujeira encrostada que não vai sair só com um simples pincel...

Postado

Ja lavei algumas aqui e funcionou beleza!!

Realmente..

use detergente neutro e escova com cerdas bem macias....

siga os procedimentos q a galera sugeriu....

Pode ser seca tbem com jato de ar.. é bem eficiente... mas tem de deixar secar ao sol, evitando o sol entre 11 e 13. como o colega falou...

isso aí!!

Faça por conta e risco!!

:-BEER:-BEER:-BEER:-BEER

Postado

cara, é o seguinte, se você resolver de lavar com água e sabão (o q eu jamais recomendaria para ninguém), isot eu sendo tecnico de info e de eletrônica, você pode ter azar e a placa não dar + sinal, porém se você utilizar alcool isopropilico, o serviço é garantido 100%, eu trabalhei 1 ano e meio na SIEMENS, a gente sempre utilizou o alcoolo isopropilico diariamente, sem nenhum problema, e tanto que algumas placas voltavam a funcionar somente com a lavagem com o alcool..

e outra, eu semrpe utilizei para limpeza de meus proprios componentes o alcool, porque ele é garantido, aém de secar super rápido..

você apenas tem de ter cuidado para não espirrar ele em seus olhos, porque aí é um abraço..

beleza!! ta mandada a dica, se você fizer tudo com calma com as ferramentas certas (alcool isopropilico, uma boa escovinha, tanto para espalhar o alcool como para secá-lo, não tem erro)...

mas nto a componentes danificados, se eles realmente estiverem, você vai ter q trocá-los, não adianta você lavar, sujar, bater morder.. porque DANIFICADO É DANIFICADO...

ok's ta aí!! mas é por sua conta e risco, mesmo que se você não está muito confiante para fazer isso, peça a algum amigo q saiba..!! você deve ter algum amigo seu q seja tecnico de eletrônica para poder auxiliá-lo certo??

beleza aí!! t`[]'s :bandeira::-BEER

OBS COMO DITO, NINGUÉM SE RESPONSABILIZA PELO Q AQCONTECER CONTIGO..."""!!!

Postado

Acho que toda opinião aqui é válida, como o Fani e Lucitécnico falaram, porém é preciso ter certeza absoluta do que vai falar e acima de tudo paciência e cuidado pra seguir qualquer uma das dicas aqui postadas... Eu particularmente já uso o método água-sabão-álcool já faz alguns anos, e sempre funcionou muito bem, então não vejo porque não continuar a utilizar esse método e até mesmo recomendá-lo aos amigos do fórum, porém é preciso ter cuidado, paciência e seguir atentamente cada uma das dicas de quem postou as soluções... :)

Postado

Sério , faz assim ...

Vai no supermercado e compra :

- Pinho Bril

- água tonica

- coca-cola

- 2 kilos de alcatra

- 1 caixa de sabão em pó

- 2 litros de leite

- 1 lata de nescau

- sabão de coco

- 1 toalha de rosto

1º passo - Ligue a maquina de lavar e mistura o pinho bril com a agua tonica e a coca ...

2º passo - Enquanto a maquina mistura os componentes coloque a alcatra em cima da placa para limpar as impurezas.

3º passo - coloque o sabão , o leite e o nescau

4º passo - corte a alcatra em pedaços e cozinhe para voce comer pois vai ficar com fome pois isso demora

5º passo - coloque a placa mãe na maquina

6º passo - de banho no seu cachorro com o sabão de coco

7º passo - retire a placa e seque bem com a toalha de rosto.

8º passo - de uma assoprada , coloca a memoria invertida, coloque a fonte no 220 e ligue a maquina ...

Boa sorte :-BEER

Postado

Bem, utilizo água, sabão e limpa contatos em placas-mãe e placas de impressoras. Algumas recuperam, outras não. Não faço esse procedimentos em placas que estejam funcionando.

Postado
Postado Originalmente por Seatz@13 out 2004, 09:47

Sério , faz assim ...

- Pinho Bril

- água tonica

- coca-cola

- 2 kilos de alcatra

- 1 caixa de sabão em pó

- 2 litros de leite

- 1 lata de nescau

- sabão de coco

- 1 toalha de rosto

1º passo - Ligue a maquina de lavar e mistura o pinho bril com a agua tonica e a coca ...

2º passo - Enquanto a maquina mistura os componentes coloque a alcatra em cima da placa para limpar as impurezas.

4º passo - corte a alcatra em pedaços e cozinhe para voce comer pois vai ficar com fome pois isso demora

8º passo - de uma assoprada , coloca a memoria invertida, coloque a fonte no 220 e ligue a maquina ...

Boa sorte :-BEER

Totalmente inútil seu comentário... Isto aqui é um fórum sério, serve pra ajudar a galera e não pra você soltar piadas sem a menor graça...

Postado
Postado Originalmente por SAPO-BOMBA+13 out 2004, 09:58QUOTE (SAPO-BOMBA @ 13 out 2004, 09:58) Seatz@13 out 2004, 09:47

Sério , faz assim ...

- Pinho Bril

- água tonica

- coca-cola

- 2 kilos de alcatra

- 1 caixa de sabão em pó

- 2 litros de leite

- 1 lata de nescau

- sabão de coco

- 1 toalha de rosto

Boa sorte  :-BEER

Totalmente inútil seu comentário... Isto aqui é um fórum sério, serve pra ajudar a galera e não pra você soltar piadas sem a menor graça...

• Membro VIP
Postado

Bom, este assunto já foi mais do que debatido né? Daqui por diante só surgirão os cometários ilustres... Por este motivo estou dando o tópico por encerrando.

De qualquer maneira, quem quiser observar ou discutir SERIAMENTE tal questão, poderão fazê-lo neste tópico aqui: http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=124508

Abraços,

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...