Ir ao conteúdo

SSD M.2 Não Reconhecido pelo Windows

Ir à solução Resolvido por ddjanir,

Posts recomendados

Postado

Bom dia. Montei um novo PC onde tenho um SSD M.2 (Onde gostaria de instalar o windows), um SSD e um HD Sata. No momento da instalação do Windows não apareceu o SSD M.2 como disco para instalar, e por conta disso instalei no SSD Sata mesmo. Acontece que o SSD M.2 aparece no gerenciador de dispositivo como instalado, mas no gerenciador de Disco do Windows o mesmo não aparece. Na Bios da placa-mãe o SSD M.2 também é reconhecido. Alguém sabe o que posso tentar fazer para ajustar?

SSD: Corsair Force MP510

placa-mãe: Asus Tuf Gaming Z390-M Wifi

Obrigado!!

Gerenciador_Dispositivo.jpg

Gerenciador_Disco.jpg

Postado

Tenta isso:

Ctrl+R

Digita CMD

Aperta Enter

Digita "DiskPart"

Aperta Enter 

Digita "list disk"

Aperta Enter

Procura o seu SSD

DIGITA "select Disk 0" (substitui o 0 pelo número do disco)

Aperta Enter

Digita "clean"

Postado

Oi BRC, segui as suas instruções e o SSD não apareceu na listagem. O SSD M.2 em questão é de 240GB. apareceu o HD Sata de 1 Tb e o SSD Sata de 500 Gb.DiskPart.jpg.701ccc874a3647928740bfc59f458f0d.jpg

Postado

@ddjanir Na BIOS ele aparece? Se sim, talvez tenha que colocar um driver extra num pendrive e usar na hora da instalação do Windows um arquivo baixado talvez do site do fabricante da placa, uma vez vi isso no youtube um cara com um SSD Samsung 970PRO 512GB igual o meu a placa não mostrava ele no setup do Windows, aí ele carregou um arquivo .inf se não me engano e o tal SSD apareceu.

Postado

No site da Corsair tem apenas um aplicativo, que serve para gerenciamento de SSD. Mesmo neste aplicativo o SSD M.2 não aparece. Abaixo coloco a imagem da BIOS, onde o SSD foi reconhecido normalmente.

OBS: Já atualizei a BIOS do sistema.

BIOS_1.jpg

BIOS_2.jpg

Postado

Boa noite Brc. fiz a troca do SSD para o slot de cima mas nada mudou. O SSD continua aparecendo na BIOS e no gerenciador de Dispositivo, mas no Gerenciador de Disco o mesmo não aparece.

Em tempo, baixei o programa EaseUS Data Recovery e nele aparece o disco com a informação "Partição Perdida 2".

Gerenciador de Disco.jpg

EaseUS.jpg

• Solução
Postado

Boa tarde. Consegui solucionar o problema. Baixei o programa AOMEI Partition Assistant e através dele consegui formatar o SSD M.2. Depois que fiz esse procedimento, consegui instalar o Windows neste SSD M.2.

Obrigado a todos pela ajuda. Tudo resolvido!!

• 4 anos depois...
Postado

ATENÇÃO!!!! Aconteceu exatamente o mesmo comigo, tentei vários vídeos na internet, fóruns e comunidades e não encontrei essa solução que deu certo comigo: Tentei várias configurações na BIOS e no Windows e nada resolveu.
Simplesmente a BIOS e o windows não reconheciam o M.2 NVMe que tenho aqui. Então fui para o físico e deu certo na hora.
SOLUÇÃO: Com o computador desligado, eu abri a tampa lateral dele para ter acesso a placa-mãe, e na própria placa-mãe eu procurei bem e encontrei um jumper, tipo da figura em anexo. O local onde está esse jump vai variar de placa para placa, cada uma pode estar em um local diferente. A minha estava junto com o conector do M.2 , lá o jumper marcava 1-2 para SATA e 2-3 para PCIE , mas essa numeração pode estar ao contrário dependendo do modelo da placa-mãe. 
O que eu fiz, foi simplesmente tirar o jumper que estava no pinos 1 e 2 e coloquei ele nos pinos 2 e 3 ou seja, passei de SATA para PCIE. 
Assim que liguei o pc, tanto a BIOS quanto o windows já reconheceram o M.2 e funcionaram normalmente. Espero ter ajudado. E se puderem, respondam ai para dizer se o seu deu certo.

jumpM.2.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...