Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou dando uma olhada nesse Mac Book Pro pra comprar no exterior: https://www.apple.com/br/shop/buy-mac/macbook-pro?product=MV972BZ/A&step=config#

 

Uma dúvida que tenho é sobre o processador. Tem a opção de um i5 8a geração quad core 2,4 GHz - 4,1 GHz. Tem também a opção i7 8a geração quad core 2,8 GHz - 4,7 GHz, mas é bem mais caro.

Hoje eu tenho um i5 5a geração dual core 2,7 GHz - 3,1 GHz. Specs: https://everymac.com/systems/apple/macbook_pro/specs/macbook-pro-core-i5-2.7-13-early-2015-retina-display-specs.html

Minha dúvida é se vale a pena pegar esse Mac Book Pro dado que a frequência base do processador (2.4 GHz) é inferior à frequência  do meu atual (2.7 GHz). Porém, o do Mac Book Pro é de uma geração bem mais recente e quad core.

Enfim, posso afirmar que o processador do Mac Book Pro é superior ao do meu Mac Book, mesmo a frequência base sendo mais baixa?

Obrigado!

Postado

Freqüência só tem valor para comparação dentro da mesma "geração/tecnologia".. o seu i5 é dual core com 4 threads..

 

Possivelmente o i5 de macbook é o 8279u que tem 4 núcleos e 8 threads, ou seja ele deve ser BEM superior ao seu atual, mesmo com o clock menor...

 

 

  • Curtir 1
Postado

Bom dia!

29 minutos atrás, Lernem disse:

Minha dúvida é se vale a pena pegar esse Mac Book Pro dado que a frequência base do processador (2.4 GHz) é inferior à frequência  do meu atual (2.7 GHz)

Sim, vale a pena a mudança uma vez que o seu atual processador é um Dual Core com Hyper Thread (2/4), sendo esse novo um Quad Core com Hyper Thread (4/8).

Além disso, não compare exclusivamente as frequências. Tal frequência não é um valor absoluto assim como um carro Volkwagem Gol 1.8 não necessariamente é melhor que um Chevrolet Cruze 1.6.

Neste comparativo, notasse que mesmo em tarefas single thread, o processador mais recente é bem melhor e isso se dá tanto pelo maior clock quando em turbo boost quanto por (muito provável) melhorias internas em registradores, tamanho das memórias cache, IPC, dentre outros.

adicionado 8 minutos depois
18 minutos atrás, bngomes disse:

ou seja ele deve ser BEM superior ao seu atual, mesmo com o clock menor...

Vale ressaltar que somente o clock base é menor, já o clock quando em turbo boost é maior.

Isso é feito para economizar energia quando não está sendo utilizado muito processamento e aumentar a performance quando necessário.

Postado

@ThiagoLuiz Faz todo sentido, amigo! Imaginei que a frequência não fosse o único ponto de comparação e que um processador 3 gerações à frente teria que ser melhor considerando frequências parecidas.

Obrigado pela ajuda!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...