Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe PCWare Digitron/Pegatron IPM31


DarkSyrius

Posts recomendados

@Carlos Johnnes Dourado Sobrinho  Olá, tudo bem?

Bom, você tem que seguir no manual - que não explica muito.O chipset que ela possui é o chipset Intel G31. Os programas como o CPU-Z mostram assim mesmo, acho que pela similaridade entre os chipsets.

Se você vir minhas respostas anteriores verá que escrevi que essa placa-mãe NÃO é para suportar processadores de 45nm, o suporte´e limitado aos de 65nm. Contudo, várias pessoas, como as deste tópico, possuem um Q8400, eu mesmo o tenho e funcionou perfeitamente, mesmo sendo um processador de 45nm. Então deve ser por isso que você afirma que esse Chipset não suportaria um Q9400, acredito eu.

O Q6600 é um bom processador, muita gente o usa para overclock, coisa que essa placa-mãe não suporta - a menos que você faça um esquema que muda o barramento do processador de 1066 para 1333! Aí ele pula de 2.4Ghz para 3.0Ghz, chama-se tape mod (você coloca uma fita num dos contatos do processador):

https://adrenaline.com.br/forum/threads/como-fazer-overclock-no-intel-quad-core-q6600-2-4ghz-para-3-0ghz.637990/

 

Claro que com isso você terá um aumento do consumo e de calor, e o Q6600 tem um TDP de 105W contra 95W dos Q8400 e Q9400, então tenha um bom cooler, caso queira fazer isso.

 

Já o Q8400 de 2.66Ghz é certeza - ou quase, já que sua placa-mãe é semelhante, então não te dou 100% de certeza, mas deve funcionar!

O Q9400 é parecido, só tem mais memória cache, o que é bom! Se o Q8400 funciona, esse vai também!

 

Agora vai de preço, se ambos estiverem num valor parecido vai no Q9400, pois acredito que o Q6600 deva estar mais caro por esse fator "Overclock".

 

Não sei se esclareci muito, mas espero ter ajudado.

 

Se quiser, poste umas fotos do CPU-z e da sua Placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo, estou com essa mesma placa Pegatron ipm31 que adquiri recentemente com um Pentium Dual Core E5400, nesse exato momento chegou pelo mercado livre meu Core 2 Quad Q8400 porém quando coloquei ele no socket e liguei o pc, deu energia, coolers ligaram, porém não deu nenhum beep e nem sinal de vídeo, ela está com a mesma bios que você relatou ter usado com sucesso o Q8400, vou tentar agora reinstalar tudo novamente pra ver se tenho sucesso, mas caso tenha alguma outra dica fico no aguardo!

Capturar.PNG

Fiz os testes, com o pentium tudo liga normalmente, com o Q8400 somente ele e o cooler o computador liga e a bios reconhece ele, quando coloco as memórias e o ssd o computador liga e desliga, já fiz o clean cmos, será que a única culpada é a fonte nesse caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DarkSyrius obrigado amigo, neste momento estou usando o core 2 duo e7300 de 45 nm, acredito que funcione sim, ja testei um core2 duo e6750 de 65 nm. engraçado tdp  do q6600 e de 105w e do e8400  e de 95w, mas por caso de toda via irei usa o q6600 pelo menos e 100% de certeza que ira pega ja pelo o que o fabricante falou...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente era só problema na fonte! Minha fonte de 400w reais chegou hoje, instalei tudo no novo gabinete e funcionou perfeitamente, tive um leve problema de aquecimento mas é que depois que comprei a máquina usada que eu percebi que o cooler box da está danificado, provavelmente o antigo dono forçou o encaixe e quebrou alguns pinos, mas com uma boa "gambiarra" tá resolvido, 45º a temperatura do Core 2 Quad agora! Obrigado amigo seu post me ajudou muito!!!

Capturar.PNG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Carlos Johnnes Dourado Sobrinho Olá, tudo bem? Acho que nem ajudei tanto assim! heheheh

Mas se atente o Q8400 é um Core2Quad, já o E8400 é um Core2Duo! Em todo caso, é como te falei, o Q8400 funcionou muito bem - apesar de não ser suportado oficialmente!

Agora é só você escolher! Qualquer coisa estamos aqui para ajudar!

Mande relatos do seu sucesso!

 

@Felipe Ruschel Oi, tudo bom?

Desculpe pela demora em responder o tópico, pois também tive que trocar minha fonte e fiquei sem PC - e no cel é ruim de responder.

Mas ainda bem que você resolveu o problema! Geralmente desligamentos abruptos é causa da fonte. Sempre é bom ir fazendo os testes colocando item por item, como expliquei neste mesmo tópico. Um exemplo é que mexi no computador pra limpar, quando liguei tudo de novo, ligava, mas não bipava, nem nada... achei que tivesse colocado os conectores do gabinete errado, mas antes de tirar tudo de novo, removi as memórias e liguei. Pronto, o PC bipou! Coloquei todos os pentes e funcionou normalmente!

Pode parecer besteira, mas salva vidas!

 

Nessa placa eu usei por muito tempo uma fonte genérica, até que ela começou a cheirar queimado e... queimou realmente! hehehehe

Mas estranho isso, pois não é um sistema que exija muito - apesar dos 95W do processador. E pelo visto sua VGA não consome tanto...

Eu usava muito com essa placa uma GT 440 DDR3 - pau a pau com a sua aí! hehehehe

Bom, se está resolvido, ÓTIMO!

Boa sorte, qualquer coisa é só chamar aqui!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

@Lucas Ourique Realmente nada de novo. Só precisei atualizar para que a minha reconhecesse 4GB de RAM, antes só funcionava com um pente de 2GB.

Mas se você estiver com tudo certo no PC, não há necessidade de atualizar!

 

*********************************************************************************************************************************************************************************************

 

Olá Pessoal!

Para quem tiver interesse, nosso colega @santos97 acrescentou um MOD BIOS para o Xeon X5450 com esta placa-mãe.

Quem tiver interesse, segue o tópico com um vídeo de ajuda para quem se interessar em modificar:

Lembrando que é um processo que pode danificar sua BIOS, então façam com clareza e certeza e por sua conta e risco!

Não foi testada por mim, então não posso dar qualquer opinião, porém, segundo o usuário, funcionou para ele!

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá pessoal, vim compartilhar um uma solução de um problema relacionado com essa placa referente a um upgrade de processador.

 

Instalei um core2duo e7500 neste modelo de placa conforme dados abaixo postarei, o problema então foi que ao clickar no botão para desligar (windows) o pc tudo estava indo bem quando o sistema encerra até da para ouvir o hd desligando porém o cooler do processador continua ligado e de forma alguma desligava, afim de encontrar uma solução para isso e identificar o real problema visitei muitos links e videos, então o problema dela não desligar estava relacionado a bios a placa suporte o processador mas provavelmente falta-lhe instruções, e não tem mais atualização da bios, nisso apelei para tentar uma bios de outra placa mesmo modelo porém fabricante diferente, ocasionou em uma falha que não saia do post, comprei uma gravadora de eprom e fui continuem testando, então cheguei na que resolveu o problema, a modelo fabricada pela itautec resolveu o problema de n desligar, apareceu algumas opções a mais na bios mas nada de mais, acusou alguns erros de sensores no post mas desabilitando algumas coisas na bios ficou tudo ok, abaixo irei passar as informações com link da bios original e da compatível com solução que não desligava.

862639016_WhatsAppImage2021-02-17at20_08_33.thumb.jpeg.cb36e4a03276b623c081126e21c28f01.jpeg1416688877_WhatsAppImage2021-02-17at20_08_32.thumb.jpeg.b1840ea86ca133683f0ee2db799fe85d.jpeg

 

aqui os dados do cpu-z
 

SMBIOS Version			2.5

DMI BIOS		
	vendor			IPM31
	version			0102
	date			11/18/2008
	ROM size		512 KB

DMI System Information		
	manufacturer		Digitron
	product			Digitron
	version			unknown
	serial			unknown
	UUID			{FEFEFEFE-FEFE-FEFE-FEFE-FEFEFEFEFEFE}
	SKU			unknown
	family			To Be Filled By O.E.M.

DMI Baseboard		
	vendor			Digitron
	model			IPM31
	revision		1.01G
	serial			unknown

DMI System Enclosure		
	manufacturer		Digitron
	chassis type		Desktop
	chassis serial		unknown

DMI Processor		
	manufacturer		Intel
	model			Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU     E7500  @ 2.93GHz
	clock speed		2933.0 MHz
	FSB speed		267.0 MHz
	multiplier		11.0x


A bios que estava (a que estava com o problema de não desligar usando processador core2duo e7500) é a 0102.
A que resolveu o problema é a da itautec 0101 (não sei se pode dizer que foi um downgrade já que não é da mesma fabricante apenas o modelo)

 

IPM31-0102(default_american_megatrends).zip

IPM31-0101(itautec).zip

 



 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hyroshima Olá, tudo bem?

Nossa, isso eu nunca tinha visto de Cooler de CPU continuar girando mesmo com o computador desligado - só ligado na força!

E muito bom que você compartilhou a informação conosco, muito obrigado! Pode ajudar quem tiver o mesmo problema.

 

E, se você puder ajudar, me interessou essa gravador de eeprom, se você puder compartilhar preço e link pra compra ficaria muito grato, já que a minha IPM31 está parada porque eu ferrei o BIOS dela e não encontrei um gravador barato para ressuscitá-la!

 

Muito obrigado pela ajuda! Tudo de bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DarkSyrius disse:

@Hyroshima Olá, tudo bem?

Nossa, isso eu nunca tinha visto de Cooler de CPU continuar girando mesmo com o computador desligado - só ligado na força!

E muito bom que você compartilhou a informação conosco, muito obrigado! Pode ajudar quem tiver o mesmo problema.

 

E, se você puder ajudar, me interessou essa gravador de eeprom, se você puder compartilhar preço e link pra compra ficaria muito grato, já que a minha IPM31 está parada porque eu ferrei o BIOS dela e não encontrei um gravador barato para ressuscitá-la!

 

Muito obrigado pela ajuda! Tudo de bom!

é, eu já vi alguns problemas assim mas nunca parei para buscar informações até que peguei uma para arruar kk, então, a gravadora ta menos de 30 reais, comprei na shopee infelizmente o vendedor que comprei acabou estoque, mas tem vários brs lá nessa faixa de preço.

Gravador De Eprom Usb:
472404339_Capturadetela2021-02-18153137.jpg.f26dfb91e00b9d7b59ddabb8ff08c453.jpg

e tem um video explicativo muito bom que usei:


e o site pra baixar o drive ( eu usei a mesma versão que a pessoa usa no video V1.29 ) : https://www.riopretocomponentes.ml/ch341a/

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Hyroshima Olá, tudo bem?

Muito obrigado pela  rápida resposta e bem completa!

Então, eu estou de olho para comprar esse gravador para usar em Placas-Mães chinesas X99, mas não tinha achado em lugar algum que esses gravadores CH341A poderiam ser usados para esse tipo de chip de BIOS da Digitron, já que se não me engano, é outro tipo, DIP - eu não entendo muito dessas parte de eletrônica! hehehehe

Pelo vídeo acho que são chips desse tipo 24xx.

Eu ia pegar do Aliexpress, estou esperando uma promoção. Se servir para ambas vai ser muito bom! Pelo menos garanto para poder recuperar as BIOS das X99 e poder ressuscitar minha IPM31!

 

Eu achei esse aqui no Shopee completo por 70 reais:

https://shopee.com.br/product/191507555/7214181056?smtt=0.0.9

 

Muito obrigado pela informação!

 

Abraço e tudo de bom!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DarkSyrius disse:

@Hyroshima Olá, tudo bem?

Muito obrigado pela  rápida resposta e bem completa!

Então, eu estou de olho para comprar esse gravador para usar em Placas-Mães chinesas X99, mas não tinha achado em lugar algum que esses gravadores CH341A poderiam ser usados para esse tipo de chip de BIOS da Digitron, já que se não me engano, é outro tipo, DIP - eu não entendo muito dessas parte de eletrônica! hehehehe

Pelo vídeo acho que são chips desse tipo 24xx.

Eu ia pegar do Aliexpress, estou esperando uma promoção. Se servir para ambas vai ser muito bom! Pelo menos garanto para poder recuperar as BIOS das X99 e poder ressuscitar minha IPM31!

 

Eu achei esse aqui no Shopee completo por 70 reais:

https://shopee.com.br/product/191507555/7214181056?smtt=0.0.9

 

Muito obrigado pela informação!

 

Abraço e tudo de bom!

 

Se você souber a série da bios dessa sua placa x99 talvez você nem precise disso tudo, em alguns casos como o rapaz do video explica, você precisara remover a bios (mesmo as que são soldadas) para por na outra placa que vem (adaptador) solda a bios na plaquinha e encaixa na gravadora, depois do processo ai é só soldar de volta, já verificou em algum fórum gringo ou até br se alguém já fez a recuperação de bios de uma x99 de forma simples?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 01/03/2021 às 19:34, Hyroshima disse:

Se você souber a série da bios dessa sua placa x99 talvez você nem precise disso tudo, em alguns casos como o rapaz do video explica, você precisara remover a bios (mesmo as que são soldadas) para por na outra placa que vem (adaptador) solda a bios na plaquinha e encaixa na gravadora, depois do processo ai é só soldar de volta, já verificou em algum fórum gringo ou até br se alguém já fez a recuperação de bios de uma x99 de forma simples?

Olá de novo, gostaria de me desculpar pela demora na resposta, pois não fui notificado no e-mail...

Então, consegui adquirir um gravador destes e estou esperando chegar, espero que funcione direitinho para ambas as placas-mãe...

As X99 são do tipo soldado mesmo, mas não precisa fazer a dessolda, é só usar uma garrinha ou jacaré que vem com o kit do gravador. Já para o chip DIP da IPM31, ele solta da placa e tem que ser encaixado, como mostrado no vídeo.

Muito obrigado pelas dicas, são de grande valia! Quando chegar o gravador eu volto para falar se deu certo ou não e, caso dê certinho, vou tentar fazer o BIOS mod para Xeon, muita gente está atrás e ninguém sabe se funciona ou não e, os poucos locais que achei o arquivo, tem que pagar ou não existe mais!

Forte abraço e, mais uma vez, muito obrigado!

 

Um vídeo bom e em português sobre os chips e a gravação das X99 é esse aqui:

 

Esse carinha é bem legal e me ajudou muito a montar o kit x99!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Hyroshima E aí, tudo bem?

Antes de mais nada eu gostaria de te agradecer pelas dicas com o gravador CH341A!

Comprei o meu pelo Shopee e demorou cerca de um mês para chegar. Chegou essa semana e logo testei para ver se estava funcionando e estava tudo certo!

Pesquisei sobre gravação no tipo de chip dessa placa-mãe, para referência o Chip de BIOS da IPM31 é o MX 25L4005apc 12g.

Coloquei na gravadora, segui os passos do vídeo acima. Reconheceu, limpei os dados e gravei a ROM normalmente!

Agora minha placa está viva! It's Alive Again!!!

Muito obrigado mesmo!

Quem tiver necessidade de regravação pode investir nesse gravador que é bem fácil de usar e fácil de gravar e, pelo visto, os chips 24 e 25 são bem padrão para essas placas-mãe socket 775!

 

20210703_160808.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MOD BIOS para XEON e a IMP31

 

Bom, vou aproveitar o tópico e ressuscitar o assunto dos processadores Xeon socket 771 adaptados para o socket 755, como o das nossas IPM31.

 

Muito se falou, um dos usuários demonstrou que realmente funciona sem a necessidade do MOD BIOS - o qual estava disponibilizado apenas num fórum que se tem que pagar pra baixar ou por vendedores do Mercado Livre.

 

Pois bem, como ressuscitei minha velha guerreira IPM31 e tinha um Xeon E5450 que utilizei com outra placa-mãe, resolvi tirar a dúvida e o veredito é: Xeon funcionam normalmente sem MOD BIOS na IPM31 - mas tem ressalvas!

As ressalvas são que o processador não trabalhará com aplicações que utilizem virtualização (VT-x) ou o suporte a SSE4.1, de resto, aparentemente, funciona normalmente!

 

Então se você quer utilizar um processador XEON 771 modificado para o socket 775 nessa placa-mãe IPM31, pode ir sem maiores problemas sem a necessidade de MOD BIOS!

Eu testei especificamente para o XEON E5450 e funcionou normalmente, sem maiores problemas!

 

Seguem imagens do POST e do BIOS:

 

Post mostra normalmente o XEON, sem alertas de BIOS Update:

 

20210703_161059.thumb.jpg.bffa1044fd6ed7d18f5a3e2d8ab9771a.jpg

 

As especificações dos processador estão corretas, lembrando que o multiplicador dever se o máximo - 9 nesse caso para o clock correto do processador!

 

20210703_161137.thumb.jpg.97a4ea5142db70e4d238fabcad36fc5a.jpg

 

Aqui mostra apenas dois núcleos, mas isso acontece também com os Core2Quad:

 

20210703_161240.thumb.jpg.eeb4cb473d473a63e0ad9484ec359e43.jpg

 

Por fim, uma anomalia na leitura da temperatura da CPU, contudo, dentro do sistema, as temperaturas são mostradas normalmente:

20210703_161151.thumb.jpg.914cf0f49e62bbfceafbc7c9e5abbdad.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MOD BIOS para XEON e a IMP31

Agora algumas imagens dentro do Sistema (Windows 7):

 

Tanto o AIDA64, CPU-Z e o Sistema reconhecem os 4 núcleos, o clock correto de 3.0 GHz e o processador em si:

886017468_XeonIPM3101.thumb.png.20dfaeea83961f01176d43e7da361b38.png

 

1463065301_XeonIPM3102.thumb.png.9be0e8ec3546ff73979b7756a67436e6.png

 

Podem verificar que é realmente a PEGATRON/DIGITRON IPM31 com BIOS comum 0303 com o XEON E5450:

 

1851480358_XeonIPM3103.thumb.png.9ed4e4427562e2913535214263878da7.png

 

Aqui pode-se ver que as Temperaturas são exibidas normalmente, mas reparem também a falta do VT-x e do SSE4.1 nas instruções do processador:

 

2064250113_XeonIPM3104.thumb.png.59b60820047384f53d309a456e5a844e.png

 

Por fim, eu acredito que é uma boa opção para quem não quer gastar muito e ter um desempenho a mais e sem a real necessidade de realizar o MOD BIOS - a menos que você realmente precise a virtualização e do SSE4.1.

 

Espero ter ajudado a esclarecer mais esse ponto referente a essa Placa-Mãe IPM31.

 

Qualquer dúvida é só postar!

Muito obrigado a todos!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!