Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, comunidade do Hardware. Gostaria muito de tirar uma dúvida sobre meu overclock.

Config:

Processador: AMD Ryzen 7 1700 3.0GHZ - MAXturbo 3.7GHZ Eight-Core

placa-mãe: Biostar B30GTX - Racing da Terabyte

Placa de vídeo: RX 550 4GB

Aircooler - Whrait Spiller do processador + 5 ventoinhas led 2 em cima 2 na frente e uma atrás.

Fonte: Gamemax 500w

Memória: 1x8GB Kingston 2666mhz + 1x4GB Corsair 2400mhz

Fiz um overclock na bios das placa-mãe para 3.4GHZ... Quero saber se está tudo certo... Pois sou iniciante nessas coisas de overclock e fui seguindo uns vídeos... segue a imagem.

OC R7.jpg

Postado

Seu Vcore está muito baixo, como fez esse OC? Estranho que a tensão também tá variando, tem um mínimo de 0.847 V, fez o OC por P-states?

3.4 nesse processador é quase que um downclock porque você perde os boosts de 3.7... Com o cooler stock acho que você consegue mandar todos os núcleos a uns 3.8 ou 3.7 no mínimo.

Postado

Bom, eu entrei na Bios da placa-mãe e alterei apenas o Ratio clock. Estava em auto, ai coloquei 34.00 e foi pra 3.4ghz e na tensão ficou 1,177 marcado na Bios. Nos programas de testes, ele fica oscilando todas as tensões e mhz. La na bios, todas congif estão no auto. Ontem, eu testei um pouco no 3.7ghz e foi há 45º a CPU  e 43 o processador. Vamos lá.. Sem OC, ele fica oscilando de 1.2mhz há 3.2 mhz processador... As tensões sempre vão de 0.989 há 1,777... as temperaturas ficam entre 32 graus normal e jogos 42 - 35 e por ai vai... No OC já fica mais de 40º

Fiz um teste de estresse cpu e foi há 60º

adicionado 13 minutos depois

20191125_170159.thumb.jpg.10b00cff1e1eb45511895ee6de86632b.jpg

OC - 2.jpg

Postado

@DougFuny Então colega, vamos por parte o clock do CPU fica alterando de 1.2GHz para esse seu clock máximo por causa do AMD Global C State está ativo, ele é uma função que faz com que o cpu só rode em sua frequência máximo quando alguma carga for jogada nele, permitindo assim melhorar a economia de energia e o CPU não esquentar tanto. Tente desativar o C State e fazer testes usando o AIDA 64. Tente utilizando 3.7GHz e veja quanto de Vcore a placa-mãe estará jogando para o CPU. Depois se permanecer nesses 1.177v. Tente 3.9GHz à 1.25v. E vá tentando, pois talvez não consiga 3.9 com só 1.25v, talvez precise de mais tensão mas ai pode começar a ver o CPU esquentar mais.

Postado

Conseguir acha a tal opção. Vamos lá... Deixei desativado o Global-Estate.

Coloquei 37.00 cpu clock e vcore há 1.20 e ficou assim na imagem.

ov - 3.jpg

Postado

Gabriel... assim, ve se eu estou certo. 

Na Bios, eu modifico o ratio de Auto para 37.00

No voltage vcore eu modifico de auto para +1.20v

e faço logo em seguida o teste de stresse por esse programa?

e deixo até final o teste? Ou quando der 65º?

Teste de stresse.jpg

Postado

@DougFuny Sim em um overclock é assim mesmo, porém eu recomendaria que testa-se no Blender R20 para comparação. E faça um teste de stress através do AIDA 64.

Deixe rodando por uns 20min-30min e de tempo em tempo vá monitorando a temperatura. Se você ver que tá chegando muito acima dos 80°C-85°C. Aumente a velocidade do Fan do CPU, se já estiver ao máximo no caso ai é o limite que esse seu cooler consegue empurrar esse processador em OC.

Postado

Veio..vamos supor que eu deixe apenas 37.00ghz e no vcore marque coloco há +1,20 e no total na bios ele apareça 1,345 ou 1,310voltagem  e 56º ou 60º ta bom? mesmo depois do stresse/

Postado

@DougFuny Pode acontecer de subir para 1.3v+ por conta do load Line Calibration, que confirme você sobe mais o clock e mais a tensão o VRM esquenta mais, e com isso a eficiência diminui de pouco a pouco fazendo com que a tensão as vezes caia, por exemplo você configura 1.4v, porém dependendo do VRm ele pode esquentar bem e pode gerar of V-drops que são quedas de tensão, e o load line calibration serve para compensar essas quedas de tensões se não me engano.

Postado

Oi Gabriel, boa tarde veio.. Cara, eu fiquei meio cabreiro dele esquentar muito,e estou esperando um tempo pra criar mais coragem e fazer o teste. Mas poxa, se liga... Meu PC eu comprei pela terabyte no full custom e a placa de vídeo RX550 4GB na mercado livre. O PC de boa, só que tanto na internet ou sem internet, fica dando várias quedas bruscas no FPS... Qualquer coisa que eu esteja fazendo fica dando umas travadas por uns 20 há 30 min... Já formatei e tudo e nada. 

OBS: HD500GB antigo.. esse hd deve ter uns4 anos ou 5... já passou por virús e dezenas problemas..

então, cara, tipo... que nem a pergunta do OLLY.. Onde está wall?(aquele carinha vermelho no meio de dezenas de pessoas e óculos) onde está o problema dessas quedas?

Repassando config - Ryzen7 1700 3.0gz max turbo 3.7 - 9meses | placa-mãe b350gtz Racing - 3semanas - a antiga é uma b450mhc - 9 meses | placa de vídeo é o mesmo tempo | HD uns 4 anos.. | fonte GAMEMAX500W 5meses - antiga era Corsair 550w | 1x4gb 2400mhz memoria Corsair 9 meses - 1x8gb hyperx2666mhz 4semanas

Bios tudo automático nas duas placas desda compra --- esses dias que tentei os OC. 

print fps queda.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...