Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Senhores, segui um guia no youtube de um overclock um pouco "puxado" para o Ryzen 2600.

O que eu fiz foi:

1. Alterei de 3850GHz para 4000GHz.

2. Minha Memória RAM estava usando CL20 de 2666MHz, passei para o CL16 de 3000MHz afim de ter um desempenho um pouco melhor.

Importante!

Fiz um teste atípico, sem ar condicionado ligado, geralmente jogo com o ar-condicionado ligado em 19ºC. E hoje esta um calor aqui no RJ, então imagino que o resultado final não seja esse.

O vídeo: 

Eu estava sentindo uns momentos de travamento no pubg enquanto fazia live e isso estava me causando um transtorno por eu ter um pc decente pra  conseguir fazer isso, então imaginei um OC na configuração padrão, não mudei nada, nem a Fan do processador.

Agora, obtive alguns resultados e quero que digam se isso vai arregaçar o meu computador ou diminuir a vida útil levemente:

Resultado de um Benchmark no CPUZ: https://valid.x86.fr/55uht0 > Da pra ver que meu processador teve uma evolução a mais, eu só queria transformá-lo em um 2600x ^^.

Fiz um Stress test e salvei no HWMonitor > Print: https://prnt.sc/q823yb (Fiquei bem preocupado pela temperatura ter chego a 80ºC). O Stress test durou 5 minutos e o limite dele foi esse. 

Agora, é claro que meu processador não vai ficar a 100% a todo momento, quando faço live e jogo PUBG ele fica entre 40 a 60%.

Minha dúvida é, calibro alguma coisa pra menos? Exagerei? Se eu trocar a FAN do ryzen pra uma melhor eu consigo diminuir essa temperatura?

---------------------------------------------

Meu Setup:

Processador: Ryzen 2600 OC 4.0Ghz 

Memória RAM: XPG 3000MHz

placa-mãe: B450 GAMING/BR

SSD: 120GB ADATA

HD: 1TB SEAGATE 7200RPM

Postado

Com cooler stock acho meio arriscado, baixaria pra 3.9 pelo menos.
4.0 só consigo fazer com 1.34 V de maneira realmente estável. 3.9 consigo com 1.29. Uso um cooler Lucifer K2, fica pelos 70 em 4.0 e 60 em 3.9 em teste de estresse. Em quanto tá a tensão NB/SoC e da RAM? Cuidado ao deixar em Auto.

Recomendo o OCCT pra testar a estabilidade, pelo menos meia hora mas de preferência 1 ou 2.
Rodei muitas horas de Prime95 e Aida64 de forma estável e o OCCT crashava em poucos minutos.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 vou fazer o teste com o OCCT e te mandar. E segui todos os passos do vídeo do rapaz acima.

adicionado 4 minutos depois

@Shaman93 Bom, de cara perdi vídeo nos 3 primeiro segundos... KKKK

Eu não sei mexer muito bem, teria como voce me ajudar para eu conseguir um resultado estável e eficiente? Tem WhatsApp?

adicionado 25 minutos depois

@Shaman93 fiz o teste no OCCT que você falou com o Ryzen 2600 em stock e me parece que nem como cooler normal e ele em stock é muito seguro... Fiz o teste em 2 minutos mas parei porque a temperatura subiu muito subitamente, segue os prints:

image.png.1649be549bc43a06120280c334d150f3.png

image.png.564d96567a0f1efb4bedf2a1d5328ef3.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!