Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Depois de anos utilizando máquinas sofríveis, resolvi montar um PC novo. Estou finalizando o técnico de Desenvolvimento de Sistemas e pretendo prosseguir os estudos.

Projeto um uso de IDE's como Android Studio, Visual Studio, alguma(s) VM, editor de imagem, eventualmente algumas rotinas de trabalho (acesso remoto, Voip, etc.) e, mais raramente, jogos (FIFA, algum simulador de corrida...)

Após algumas pesquisas, grande parte feitas aqui no Fórum, decidi por uma configuração baseada minimamente em um Ryzen 5.

Comecei a comprar os componentes, porém fiquei com algumas dúvidas, principalmente em relação a CPU e GPU...

Segue a lista dos componentes que já adquiri (todos na KaBuM!):

Cartão, parcelado

Placa-mãe    Asus Prime B450M Gaming/BR     R$ 458,71
Memória    Crucial Ballistix Sport AT Gray (1x8GB), 2666MHz     R$ 206,94
SSD    Adata XPG Gammix S11 Pro 256GB     R$ 282,24

---

Boleto
Fonte    Corsair CX 550     R$ 269,90
Gabinete    Corsair Carbide Series 175R     R$ 259,90

---

Total: aprox. R$ 1480,00

Algumas considerações:

• Li bastante sobre a questão da falta de dissipadores no VRM da placa-mãe. Porém, não pretendo fazer overclock e dificilmente pegarei algum processador com TDP mais elevado. Imagino que não será um problema;
  • Inicialmente, quero comprar um monitor Full HD e mais pra frente adicionar um segundo. Talvez, ligar também uma TV mais adiante...

Minhas maiores dúvidas são em relação ao processador, se ainda compensaria adquirir um R5 1600, ou focar nos equivalentes de 2ª/3ª geração. Cheguei a olhar também o R7 2700.

Quanto à GPU, o fato dos jogos não serem prioridade, cheguei a pensar nos R5 2400G/3400G e usar o vídeo integrado, acreditando darem conta das duas telas.

Mas há a diferença de desempenho para os outros Ryzen sem vídeo integrado. Então, andei dando uma olhada nas Radeon RX (460, 470, 550, 560 e 570).

Neste caso, as dúvidas também são em relação à série, e quantidade de VRAM "aceitável".

Pretendo investir por volta de R$ 1500, no máximo, para completar o setup (sem considerar monitor e periféricos diversos).

O que me recomendam? Agradeço desde já.

• Solução
Postado

Boa noite!
Eu recomendo o Ryzen 5 1600 uma vez que ele custa metade dos processadores de 3ª geração e tem excelente desempenho perante a eles. Com a economia, poderia pegar uma Rx 570 e ainda assim sobra uma boa grana dos seus R$1500,00, talvez até seja interessante +8GB RAM.

adicionado 2 minutos depois

Sobre o monitor, como o foco é IDE, talvez um Ultrawide seja interessante ou mesmo dois monitores conforme já mencionou.

• Curtir 1
Postado

@ThiagoLuiz Obrigado pelas dicas. É uma opção interessante pensando no custo x benefício.

Esqueci de mencionar que pretendo adicionar mais RAM. Vou ver como fica enquanto isso.

Na correria da Black Fraude o orçamento ficou apertado pra pegar mais 1x8Gb.

No caso do monitor, estou de olho no HP V22B. Cheguei a ver ele abaixo dos 500 Guedes, e volta e meia o preço dele abaixa na KaBuM!

Gostei da ideia do ultrawide também, mas preciso ver alguns reviews e ver um pessoalmente. Os preços que vi até o momento também são um tanto altos...

De qualquer forma, vou mantendo o tópico atualizado conforme a montagem avançar. E continuo aceitando sugestões.

Postado

Estava pesquisando os processadores, atrás de um R5 2600. Acabei me deparando com um R7 2700 na Terabyte por R$ 859,56 à vista. O 2600 está "tabelado" em 799 nas principais lojas.
Quanto à recomendação do @ThiagoLuiz, encontrei o R5 1600 na Kabum por volta de R$ 623 (Openbox).

Por via das dúvidas, boletei o 2700 e o 2600 e tenho até segunda para decidir (a.k.a. levantar os valores). O 1600 permanece como opção.

Quanto à GPU, ainda estou pesquisando. Cheguei a ver a RX 550 OC 4GB da PowerColor por R$ 372,00, mas tenho dúvidas quanto ao desempenho dela...

Provavelmente, a GPU será comprada no cartão, então não estou me deixando levar muito pelos valores à vista (boleto).

Postado

Boa tarde,

Ainda não tomei a decisão sobre os componentes que faltam. Estou buscando a melhor combinação entre processador e vídeo, tentando chegar numa "média".

As opções que tenho no momento são as seguintes:

Processadores

AMD Ryzen 5 1600 (Openbox), R$ 623,01, KaBuM!
AMD Ryzen 5 2600, R$ 799,00, Terabyte/KaBuM! (boletado em ambas, prioridade p/ Kabum devido ao prazo de entrega)
AMD Ryzen 7 2700, R$ 859,56, Terabyte (boletado)

VGAs (todas na Kabum)

PowerColor RX 550 4GB AXRX 550 4GBD5-DHA/OC, R$ 372,90

Gigabyte RX 560 4GB GV-RX560OC-4GD (Openbox), R$ 569,07

ASUS RX 570 4GB EX-RX570-O4G (Openbox), R$ 699,93

XFX RX570 4GB RX-570P4DFD6, R$ 679,90

Gigabyte RX 570 8GB GV-RX570GAMING-8GD (Openbox), R$ 697,41
ASUS RX 580 4GB DUAL-RX580-O4G, R$ 684,90 (boletada)

Os componentes estão boletados com vencimento para amanhã. É mais provável que pague a CPU no boleto mesmo. Já a VGA, estou avaliando pegar diretamente no cartão ou pagar o boleto via PicPay parcelando em 3x (o valor fica idêntico mesmo com as taxas). Caso os preços se mantenham até dia 24/25, quando o cartão vira, pego a VGA diretamente no cartão pois só pagaria em fevereiro. A exceção é a RX 580, penso que ela vai esgotar antes do cartão virar. Pagar uma parcela dela agora não ficaria tão pesado, mesmo com a compra do processador.

• 2 semanas depois...
Postado

Boa noite, 

Acabei comprando o R5 1600 e a RX580 da Asus. Montei tudo, porém a máquina não dá vídeo.

A iluminação de energia de todos os componentes acende normalmente. Os fans ligam (CPU, GPU e gabinete).

Revisei as conexões, estão todas ok tanto externa quanto internamente. 

A fonte está conectada à rede elétrica por meio de um filtro de linha. 

Tentei conectar meu monitor antigo com um conversor HDMI para VGA, e conectar direto no HDMI da TV, em nenhum dos dois aparece imagem.

Não sei se pode ser a versão da BIOS. Na caixa da placa-mãe vem dizendo já ser atualizada para a série 3000... Teoricamente, deveria funcionar com a série 1000 sem problemas. 

Alguma ideia do que pode estar acontecendo? 

Postado

O "problema" é que caso seja a BIOS, você vai precisar de um processador de segunda ou terceira geração para fazer o rollback para uma BIOS mais antiga.

Caso tenha comprado mais de dois módulos de RAM, tente ligar com somente um.

Faça o procedimento de Clear CMOS também para testar.

adicionado 0 minutos depois

Qual MOBO você comprou?

Postado

@ThiagoLuiz Se for isso mesmo, vou ter que dar um jeito, paciência rs. 

No momento estou só com um módulo de RAM. Testei nos slots 1, 2 e 3. Apenas no 3 a placa bipou, acusando memória mesmo.

Eu apenas retirei a bateria, aguardei alguns segundos e recoloquei. Só isso seria suficiente?

A placa-mãe é a Asus Prime B450M Gaming/BR

Quando chegar do trabalho, se necessário eu vou desmontar e remontar tudo pra verificar. O único inconveniente é que já fixei os cabos da fonte no gabinete com abraçadeiras (aliás, o cable management ficou bem honesto, o que dá mais raiva kkkk). 

De qualquer forma, obrigado pela ajuda.

Postado
1 hora atrás, L. Silva disse:

Eu apenas retirei a bateria, aguardei alguns segundos e recoloquei. Só isso seria suficiente?

Sim, seria.

Testei nos slots 1, 2 e 3. Apenas no 3 a placa bipou, acusando memória mesmo.

Não testou no 4?

É, no mínimo, muito estranho bipar acusando memória pois esta deve, obrigatoriamente, funcionar em todos os slots. Logo, quero dizer que o "problema" de bipar está relacionado com a placa-mãe e não com o módulo de RAM.

eu vou desmontar e remontar tudo pra verificar

Desculpe a pergunta mas você tem certeza que colocou o processador na posição correta? Obs: Acredito fortemente que sim mas...

11 horas atrás, L. Silva disse:

Não sei se pode ser a versão da BIOS. Na caixa da placa-mãe vem dizendo já ser atualizada para a série 3000... Teoricamente, deveria funcionar com a série 1000 sem problemas. 

No meu caso, possuo uma AsRock a qual já liberou atualizações de BIOS para os processadores de segunda e terceira geração dos Ryzen, porém eles informam que não se deve atualizar caso o uso seja com processadores de primeira geração.
Eu não atualizei uma vez que ainda estou com o 1600x. De qualquer forma, pelo menos vídeo na BIOS deveria dar.

Entrei no site da Asus para chegar a questão das BIOS.

Posso afirmar que não há nada específico sobre incompatibilidade ou afins.

Tente conseguir algum processador emprestado, ou abra chamado para trocar a placa-mãe (alegue a questão da memória) ou mesmo o estorno. Assim você pode repensar em qual mobo adquirir.

adicionado 2 minutos depois

Aproveito para questionar se a placa de vídeo está bem encaixada.
Esse pino no slot PCI é meio mala.

Obs: no desespero a gente tem que tentar de tudo rs

Postado
2 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

Não testou no 4?

Não testei. Sabe quando você chega naquele ponto que é melhor parar, pois se insistir faz besteira? Acho que foi o caso, rs.

Desculpe a pergunta mas você tem certeza que colocou o processador na posição correta? Obs: Acredito fortemente que sim mas...

Sim, coloquei. Na dúvida, hoje até fui conferir umas imagens do socket e do processador, pra ter certeza se a "setinha" estava alinhada, vi que foi instalado corretamente. Todo o restante do processo, travar, aplicar pasta, instalar o cooler, foram feitos certinho.

Aproveito para questionar se a placa de vídeo está bem encaixada.
Esse pino no slot PCI é meio mala.

Andei pesquisando, e cheguei a conclusão de que na verdade deve ser o conector de alimentação PCI-E.
Notei que o led que fica logo acima do conector da fonte fica aceso direto. Pelo que entendi, ele indica justamente a falta de alimentação.

Assim que chegar, vou revisar bem essa conexão.

Obrigado pela atenção.

Postado
31 minutos atrás, L. Silva disse:

Andei pesquisando, e cheguei a conclusão de que na verdade deve ser o conector de alimentação PCI-E.
Notei que o led que fica logo acima do conector da fonte fica aceso direto. Pelo que entendi, ele indica justamente a falta de alimentação.

Assim que chegar, vou revisar bem essa conexão.

Legal, mais um ponto a ser observado.

Eu esqueci de sugerir em tentar conseguir outro módulo de RAM emprestado afim de testar também.

Infelizmente há a necessidade de se garantir todos os "pontos de falha". Claro que uns são meio lógicos e outros ficam subjetivos.
Desejo sucesso e boa sorte!

• Curtir 1
Postado

Boa tarde, 

Cheguei em casa, abri novamente a máquina e tive a ideia de trocar os cabos PCI-E (a fonte vem com dois).

Desta vez, bipou uma única vez e subiu a UEFI. Já consegui instalar o Windows, ao menos. 

Como nem tudo são flores, ainda estou com dois problemas... A máquina não reinicia. Quando a instalação do Windows tenta reiniciar, ou ao tentar reiniciar pelo S. O., a máquina encerra o sistema mas permanece ligada sem dar vídeo. Preciso desligar no botão de power e ligar novamente. Pode ser ligação incorreta do painel frontal ou alguma configuração da BIOS? 

O outro problema é em relação ao "conversor" HDMI-VGA que realmente não funcionou. Estou desconfiado que não passa de um adaptador maquiado. Vou tentar o reembolso do valor e comprar outro. Ficou apertado pra trocar de monitor agora, então vai ter que ser assim por enquanto. 

@ThiagoLuiz, muito obrigado por toda a ajuda.

Assim que estiver tudo 100%, atualizo o tópico. 

Postado

Bom dia.

Em 03/01/2020 às 18:52, L. Silva disse:

A máquina não reinicia. Quando a instalação do Windows tenta reiniciar, ou ao tentar reiniciar pelo S. O., a máquina encerra o sistema mas permanece ligada sem dar vídeo. Preciso desligar no botão de power e ligar novamente.

Na verdade, isso não está acontecendo só ao reiniciar ou só no Windows. Na UEFI também está.

Sempre que desligo ou reinicio a máquina, ela se mantém com os fans girando e leds acesos, sem dar vídeo.
Para acessar a UEFI ou subir o Windows, preciso desligar e ligar no botão de power cerca de 4 vezes.

Tentei atualizar a BIOS (uma a uma até a última versão), mas permanece com o mesmo problema.

Não faço ideia do que pode estar causando isso. De resto, tudo parece estar funcionando perfeitamente.

Postado
20 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Bom dia!

Então esse foi o motivo, certo?

Na verdade não. Parece que o tal led, nas placas Asus, não tem a mesma função que nas Gigabyte.

No momento, estou utilizando a máquina e ele está aceso.

Estou começando a achar que tem relação com essa dificuldade para reiniciar/ligar.

Como mencionei antes, preciso ligar/desligar algumas vezes no botão de power até a máquina bootar.

Nessas primeiras tentativas, noto que os fans giram na velocidade máxima e o speaker não bipa.

Quando ocorre o boot normalmente, os fans giram numa velocidade menor e o speaker bipa uma vez.

Postado

Bom dia,

Acredito que podemos encerrar o tópico, já que o mesmo cumpriu o seu propósito.
Abrirei um outro na seção correta referente ao problema que está acontecendo.

Obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!