Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou estudando JS pelo livro 'JS guia definitivo' e me deparei com esse codigo

if (!username) username = 'John Doe'

Eu sei que 

!true == false
!false ==true

Mas eu não entendi o sentido no uso do if, alguem poderia escrever "por extenso" a logica

Postado

@Semnet boa tarde!!

o operador IF verifica se o resultado  da comparação entre dois objetos e verdadeira (true), entende que seja true qualquer valor diferente de (0, false ou indefined).

No caso de apenas um objeto esse operador verifica se o valor dele não é equivalente a false, sendo assim ele é dado como true.

no caso do cod acima, o "!" informa ao operador IF que é esperado um valor nao "true" do objeto testado.

if (!username) username = 'John Doe'
if (username!=true) username = 'John Doe'
//as duas linhas acima sao equivalentes e produzem o mesmo resultado.

na segunda linha do cod acima username pode ser (0, false ou indefined)

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado

@Semnet Basicamente toda e qualquer linguagem o caractere " ! " refere-se a "NOT". É uma negação.

Uma coisa que sempre usei para "decorar isso" é falar por extenso em voz alta a expressão.

IF NOT username THEN username is Jonh doe.

esse simbolo de not vale para todas as linguagens e todas tem o mesmo significado!

Sempre que ver isso, lembre-se de que está testando uma variável em negação.. por outro lado se for junto com " != " significa desigualdade, ou seja, em outras palavras  se for "diferente"  <> 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!