Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Meu computador ultimamente tem travado quando eu jogo, a tela trava e fica um barulho semelhante à quando da tela azul, só que se eu deixar fica a tela travada e esse barulho pra sempre. O engraçado é que eu mexo em projetos pesados em alguns programas da Adobe, que na teoria exige até mais da maquina do que o jogo e não trava.

Alguém consegue me dar uma luz do que pode ser e a solução? Pode ser a memoria RAM ou o processador? Eu realmente não entendo nada dessas coisas.

Setup:

Placa-mãe: M5A 78L-M LX/BR

Processador: AMD FX 6300 Six-Core Black Edition

Placa de Vídeo: Radeon R7 260X 2GB - Powercolor

Memória RAM: 8GB (1x8) Hyperx (não achei a caixa e nem outras informações da mesma)

HD: 1TB (não achei a caixa e nem outras informações da mesma)

Fonte: Electro V2 750W 80 Plus Bronze PC Yes

Cooler para Processador: Zero KZ1 PC Yes

Obs: Já por saber do histórico de aquecimento da linha FX, sempre que eu vou fazer um uso mais pesado do PC eu deixo sempre o ventilador virado pra ele pra não esquentar.

Obs2: Estou para levar o PC para fazer a limpeza rotineira e iria aproveitar para pedir para eles olharem isso, mas queria ter a opinião de vocês para eu não ser enrolado.

Postado

@Henrique Teixeira00 Bom dia e seja bem vindo.
Para que os colaboradores do fórum consigam lhe auxiliar de forma mais específica, por favor, descreva a configuração completa do seu computador, incluindo a fonte.
Em princípio, sugiro que você monitore a temperatura do processador, principalmente durante este processo em que ocorre o travamento.

• Curtir 1
Postado

@Daianne Limeira Chegando em casa eu olho as caixas pra dar o modelo certinho de cada peça, das que eu me lembre:

Processador: AMD FX-6300

Air cooler da PC Yes

Memória RAM: 8GB (1x8) HyperX 

Placa de vídeo: Radeon R7 260x - 2GB Powercolor

Fonte: 750w PC Yes

Chegando do trabalho vejo as especificações certinhas pois sei que está faltando informações de algumas peças citadas acima. Descarto a possibilidade do aquecimento pois sempre que vou editar ou jogar deixo o ventilador ligado na CPU e sempre vou verificando a temperatura, maaaas isso é um leigo falando né.

Postado

@Henrique Teixeira00 O aquecimento foi apenas uma sugestão lógica e inicial, mas se você faz o monitoramento da mesma e não detecta nenhum ponto crítico, menos ruim. Levando apenas em consideração que, caso haja algum problema de temperatura em função de mau funcionamento do sistema de refrigeração, não será o ventilador que irá segurar as temperaturas em níveis aceitáveis ao sistema quando em trabalho árduo.
Outra observação é que o seu sistema exige mais ou menos de determinados itens (processador, placa de vídeo, memórias, cooler, fonte... individualmente ou em conjunto) dependendo da atividade que esteja desempenhando, processando... Um determinado jogo exige mais ou menos do processador, apenas exemplificando, do que um outro determinado jogo ou do que um programa de editoração ou edição, por exemplo. O Adobe faz cálculos, pesados, complexos, usa muito do processador, faz isto com rapidez e maestria, mas não de forma ininterrupta, se comparado a um jogo com vários e constantes elementos sendo calculados e exibidos na tela, além de processar cálculos tem que controlar e trabalhar em harmonia com a placa de vídeo de forma quase que incessante.
Em suma, o conjunto pode e deve se comportar de forma distinta dependendo da utilização.
Mas focando no problema, eu daria uma atenção especial na manutenção dos coolers e pasta térmica (temperaturas), na placa de vídeo e por último, caso não resolvesse o travamento, eu apelaria para um dual channel de 2x8Gb.
Não descartando a possibilidade de ser outra a causa do problema.
Boa sorte.

Postado

@Daianne Limeira Legal, deu pra entender seus exemplos também!

Você acha que esse tipo de travamento pode estar relacionado mais com a questão de aquecimento então? Eu tava pensando que poderia ser a memória RAM ou o processador dando pau. Como eu disse, vou levar o PC em breve para limpeza e vou aproveitar para pedir pra eles darem uma olhada e se atentarem aos coolers como você falou!

Postado
1 hora atrás, Henrique Teixeira00 disse:

Você acha que esse tipo de travamento pode estar relacionado mais com a questão de aquecimento então?

Não especificamente, mas seria a primeira opção e talvez a mais simples de ser averiguada até por quem não entende muito.
Depois eu daria uma averiguada na placa de vídeo.
Lembrando que o up de memória vai ajudar muito em todos os aspéctos, mesmo não sendo esta a causa. Afinal, você relatou que trabalha com programas e projetos pesados e eles irão lhe agradecer (8Gb tá no limite).
Vá por eliminação.

Postado

@Daianne Limeira Bom dia Daiane, tudo bom?

Eu por aqui de novo.. 

Bem, pude observar que o problema é realmente o aquecimento, minha CPU é um JAVA da PC Yes, eu tirei a parte em acrílico da lateral e não houve mais travamento, depois coloquei de novo e travou.

Sabendo que o que está causando esse travamento é o aquecimento, você acha que um watercooler resolveria? Levando em conta que o processador é um FX 6300 e no gabinete só dá pra colocar um cooler de 120mm. Um bom gabinete com uma refrigeração boa seria uma opção também? Se sim, você recomenda algum bom de custo x benefício?

Tenho medo de mesmo investindo em um watercooler, ele não ser o suficiente pra conter o aquecimento

Postado

Em 18/12/2019 às 08:46, Henrique Teixeira00 disse:

Cooler para Processador: Zero KZ1 PC Yes

Não entendo muito de water coolers ao ponto de lhe fazer indicações, na verdade não gosto, não uso e tenho verdadeiro pavor devido a inúmeros relatos lidos por mim em relação a vazamentos e outras coisas deste modelo onde outras peças do computador foram afetadas, danificadas... um air cooler dando problemas, o máximo que ocorreria seria a paralisação do mesmo, sem vazamentos. Mas é uma opinião particular minha, sei que tem muita gente que faz bom uso e é fã do modelo que parece ser tendência...
Sendo objetiva... quando você reporta que ao retirar a lateral de acrílico do gabinete o problema cessa e ao retornar com o acrílico o problema retorna, fica claro que a circulação de ar no interior de seu gabinete não está dando conta e é uma das causas (não a principal) do problema. Não conheço o gabinete "JAVA PC Yes" em detalhes, mas vale uma avaliação mais cautelosa. 
Sugiro que você faça uma vistoria no funcionamento do seu CPU cooler (Zero KZ1 PC Yes), se certifique que o mesmo esteja limpo, bem preso, bem instalado, funcionando bem e, como manutenção, troque a pasta térmica do processador por uma nova e de qualidade. Refaça os testes com o acrílico no lugar e veja se houve "normalização".
Note que, segundo eu entendi, seu computador vem travando ultimamente e não é algo que ocorria anteriormente... Levando a crer ser alguma coisa que se deteriorou, desgastou com o tempo de uso. Por isto, em princípio, sugeri manutenção corretiva com limpeza, verificação do cooler e a troca da pasta térmica.
Não descarte ser problema na placa de vídeo em relação, também, as altas temperaturas. Verifique o cooler desta peça.
Monitore as temperaturas (CPU / placa de vídeo) com programas específicos que certamente lhe darão um caminho a seguir.

adicionado 10 minutos depois
Em 18/12/2019 às 08:46, Henrique Teixeira00 disse:

Obs: Já por saber do histórico de aquecimento da linha FX, sempre que eu vou fazer um uso mais pesado do PC eu deixo sempre o ventilador virado pra ele pra não esquentar.

Futuramente, após o atual problema ter sido detectado e resolvido, para não ter que passar pelo descrito acima, pense na troca do gabinete por um mais eficiente e também do CPU cooler.
Boa sorte.

Postado

@Henrique Teixeira00 Boa tarde.

5 horas atrás, Henrique Teixeira00 disse:

Qual programa posso usar para monitorar a temperatura do processador?

Existem alguns e talvez estes sejam os mais populares: HWMonitor, AIDA64, Core Temp, SpeedFan..., mas não os recomendaria no quesito de precisão. Dependendo do sistema (sensores/placa-mãe) eles podem apresentar alguma incompatibilidade ou instabilidade (bugs), apresentando temperaturas irreais, desconexas com a realidade... muito altas, muito baixas ou até reais... Os relatos são inúmeros, cabe a você testá-los e decidir... Após alguns testes aqui, eu mesma faço bom uso do HWMonitor que, mesmo não tendo fé absoluta nas suas leituras, acredito estarem bem próximas das temperaturas reais do meu sistema... creio estarem na média.
Li alguma coisa sobre o "AMD Overdrive". E neste não daria para ver as temperaturas, mas a margem térmica. Se passar da margem um indicador fica vermelho avisando e alertando da necessidade de atenção... Não conheço o programa, não posso lhe indicar, mas sugiro que você busque informações detalhadas, mesmo porque, sendo da AMD seria o ideal para você.

Também é possível monitorar a da placa de vídeo?

Com o HWMonitor, em tese, sim.  Eu também o utilizo em conjunto com um outro, também bastante popular, chamado GPU-Z (na aba Sensors) e estou satisfeita com ambos.
Também da AMD, recordo já ter visto algo sobre um programa chamado "Radeon Overlay". Não vou me estender, mas basta você dar uma lida no artigo do link abaixo:
https://pcworld.com.br/como-verificar-a-temperatura-da-gpu-na-placa-grafica-do-seu-pc/

E qual a temperatura ideal de ambos? E qual a temperatura máxima aceitável?

image.thumb.png.54797816859f3a78dfe1cf82488996a7.png
Aconselho você a buscar mais informações na internet.
Na minha visão a temperatura ideal é aquela em que o computador desempenha suas funções sem que haja queda de desempenho por conta disto, ou seja, o mais frio possível. No caso do FX 6300, "70.5ºC" seria a temperatura máxima recomendada pela AMD como margem de segurança, e não é que não possa passar disso, só não seria recomendado chegar acima dos 70ºC e permanecer por lá com um sistema de refrigeração ineficiente.
Obviamente, é esperado que em processamento pesado e/ou constante se atinja a marca ou próximo, mas não a todo tempo e além do processamento, a temperatura da placa-mãe, das demais peças e do ambiente, são também fatores ativos a serem considerados. É para isto que existe a proteção da placa-mãe, o sistema de monitoramento e de refrigeração... São muitas variantes e se o processador atingir a uma temperatura considerada crítica, a placa-mãe possui uma proteção que desliga (teoricamente) o sistema no intuito de impedir a queima do processador.
Com o computador em estado de "repouso", por exemplo, acredito que a temperatura do processador deva ficar entre 30 a 45 graus sendo bem refrigerado, mas é relativo e vai depender de outros fatores.
.
Não fique obcecado por medidas, faça seus testes, escolha as peças, os programas de monitoramento e, após estabilizado,  esqueça, desencane, se divirta, trabalhe, use e abuse da máquina... Apenas tenha por hábito uma limpeza periódica ou um check-up quando sentir alguma alteração no desempenho, o sistema geralmente dá indícios... Senão, você não aproveita o que de melhor a tecnologia pode lhe oferecer.
Espero que algum colega mais experiente, ou não, venha contribuir com opiniões e contestações as minhas considerações. No mais, desejo para todos sucesso e um feliz Natal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!