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Boa noite, pessoal. Vim aqui alguns meses atrás com um problema no HD e agora volto justamente por causa de outro. Em setembro tive um problema e me recomendaram usar o chkdsk r para resolver. Funcionou super bem, legal. Esses dias tive o mesmo problema e hoje fui usar o comando e, enquanto esperava terminar, a energia caiu por um momento quando o processo estava na etapa 4. Ao reiniciar o PC abri o chkdsk de novo e comecei a, já na etapa 1, receber o erro em anexo (Peço desculpas pela resolução, estava na tela de startup avançado e não consegui tirar print). Traduzindo, seria algo como "segmento de arquivos ilegível". Além disso, o ETA do chkdsk chegou a 999h, o que nunca tinha acontecido antes. Minha questão é: Posso resolver isso formatando a unidade? Não tenho nada de particularmente importante nela, só alguns jogos instalados (como essa unidade foi reapropriada de um HD externo antigo meu, nunca confiei nela para deixar meus arquivos importantes, e depois do último problema, passei tudo que havia de importante lá para uma partição mais confiável) então formatar quase não implicaria uma perda significativa. Consigo consertar esses erros (tanto o do segmento de arquivos quanto o último que tive) formatando? Vou adicionar aqui também o link para o post anterior e a imagem que coloquei nele, assim fica mais fácil.

 

Um abraço!

 

Link do post anterior: 

 

WhatsApp Image 2019-12-20 at 21.24.38.jpeg

HDs.jpg.3fcf5bad73b98d29542e050a66c3f688.jpg

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5 minutos atrás, mick 07 disse:

Complicado. Normalmente quando se interrompe o CHKDSK no meio, os arquivos ficam corrompidos. 

Sim, imaginei ser esse o caso. Então uma formatação resolveria esse problema? Já que deletaria os arquivos corrompidos... Meu medo é, de algum jeito, ser um dano permanente à partição.

Postado
7 minutos atrás, mick 07 disse:

Não sendo problema físico, creio que resolva.

Ótimo! Suponho também que isso resolveria o outro erro, certo? (Inclusive me lembro que foi você que me ajudou no último tópico rs)

Postado
1 hora atrás, mick 07 disse:

Idem.

Depois de formatar o HD, fui reiniciar o windows para instalar atualizações. Na tela de boot, recebi o erro "erro de disco rigído mestre secundário" ou algo assim. Apertei F1 e continuei. Quando loguei, vi que o outro HD não estava disponível em Meu Computador. Fui no gerenciamento de discos e vi essa tela. Cliquei em "inicializar disco" no outro HD e apareceu essa caixa de diálogo. Em português é um erro de E/S, algo assim. Estou começando a achar que é melhor tocar uma marcha fúnebre pra esse HD...1882562546_ErroHD.thumb.jpg.d9f1be7dff48ce1b5da277b73f165636.jpg

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- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

Postado
9 horas atrás, mick 07 disse:

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

Ok, fiz o recomendado e vou dar os updates. Antes, queria mencionar que esse HD que está dando problema (que hoje, ao ligar o PC, estava funcionando normal, ao contrário de ontem) é partializado em dois, um com 2 TB que foi o formatado e um com 1TB que deixo de back-up para o meu pai. Esse de 1 TB não mexi nada, então pode ser que tenha algo corrompido lá, imagino. Aos pontos.

 

1) O cabo está funcionando ok.

 

2) Não uso SSD.

 

3) Primeira imagem

 

4) Segunda Imagem

 

5) Terceira e quarta imagens. O programa acabou por travar no meio do scan porque tentei continuar usando o PC enquanto fazia o scan. Agora estou fazendo o chkdsk e depois farei o scan de novo.

 

6) O chkdsk está sendo feito. Vai demorar um bom tempo, então resolvi ir postando o que já tenho.

 

Diag.1.jpg

Diag.2.jpg

Diag. 3.jpg

Diag.4.jpg

Postado

Update: O chkdsk chegou na etapa 4 e começou a encontrar "bad clusters". No entanto, a previsão de término é de mais de 25h e simplesmente não consigo deixar o computador ligado por tanto tempo. Gostaria de saber, se eu interromper o chkdsk (sei que pode corromper arquivos, mas com essa previsão de término vou ter que acabar cancelando), posso salvar os arquivos importantes da partição (se houver algum) e formatá-la para resolver o problema? Ou salvá-los em outro lugar só mudaria o problema de lugar? Por fim, será que esses erros que recebi e que postei acima poderiam ser causados por problemas nessa partição? Ela já me deu trabalho antes, algumas vezes o reparo de inicialização tentou consertá-la mas pelo visto não funcionou.

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