Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ultrawide 29 vs 144hz - Realidade no Brasil


Posts recomendados

Bom dia Amigos, Atualmente possuo a seguinte configuração:

 

Ryzen 7 2700x (WC gamemax 240mm)

Msi X470 Gaming plus

16GB Ram g skill Flare x 3200mhz

Rx 580 8gb (próximo up)

Fonte thermaltake 600W 80 plus

 

E últimamente comecei a fazer alguns questionamentos a respeito da necessidade de 144hz 1ms sem muita qualidade ou 75hz 1ms com qualidade, atualmente possuo um AOC Hero G2460 144hz, jogo games de fps e Fifa, nos Fps gosto de competir, mas sem intenção alguma de ser profissional ou algo do tipo.  Como está escrito na config do pc a intenção do próximo up seria a VGA pelo fator do 144hz no jogo battlefield v (Fps atual entre 90-170 com algumas quedas pra 75 em momentos críticos da matança e smokes), mas essa reflexão é a respeito da nossa "realidade X preço de hardware no Brasil" porque como todos sabemos pra manter 144hz de minimo hoje em dia nesses jogos temos que ter um pc high end com settings no low e ainda sujeito a upgrades constantes assim que surgir lançamentos novos de franquias como battlefield e Call of duty, o que é muito desvantajoso financeiramente pro foco 144hz e caso eu optasse por trocar pra 75hz ultrawide, além de não ter a necessidade desse upgrade agora, eu conseguiria manter essa configuração acredito que por uns 2 anos no minimo, esse é o primeiro ponto. O segundo é a "desvantagem" de jogar em 75hz em relação a 144hz, deixei entre aspas, porque pelo que estou pesquisando, não é uma desvantagem tão gritante assim, pois o que vou perder na frequência do monitor, vou ganhar na qualidade da imagem para enxergar inimigos tanto em campo de visão, sem contar no caso do fifa que vai aumentar a visão geral do campo e sobre essa pesquisa que estou fazendo, estou inclinado a achar que não é os 144hz que vai fazer eu ganhar x1 em fps como o marketing em cima desses monitor tentar nos fazer acreditar, mas sim fatores como dedidcação mesmo e foco que eu boto em cima desse tipo de jogo, essa foi a segunda reflexão.

 

Enfim, queria opiniões diferentes a respeito desses 2 pontos, o que provocou essa reflexão em mim, foi o vídeo do canal rodrigo baltar onde ele fala sobre essa primeira questão e no mesmo vídeo ele fala sobre um teste feito no canal linustechup botando pro players a duelar em 144hz vs 60hz onde a diferença no acirrada no resultado, deixarei esse segundo video aqui também.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NT_LeoGaucho

Um monitor não é feito só por Hz e ms, como também a qualidade não está apenas na resolução. Cada modelo de monitor possui tecnologias e painéis diferentes (como IPS, TN, VA), assim como jogos de brilho/contraste que fazem uma diferença que vai além da fluidez. Não existe uma regra a se seguir, afinal depende de cada um o que considera uma boa experiência.

Monitores de 29' ultrawide possuem proporção diferente do padrão (21:9 contra 16:9), o que pode fazer pesar um tanto mais na carga de vídeo já que a tendencia é aumentar a resolução na horizontal.

 

Eu não vi o primeiro vídeo, mas pelo título já vou dar minha opinião:

Comparado a alguns anos atrás, hoje conseguir bons monitores está se tornando cada vez mais acessível, principalmente modelos de 144Hz. O que muito acontece é o pessoal ver as novidades e achar que qualquer produto que não tenha algo similar é um lixo, e nem percebe os produtos precários que já tiveram no passado.

Alguém lembra aí as TVs de plasma que eram um horror de dinheiro, não tinha qualidade, sendo o único atrativo o tamanho da tela? Agora temos TVs bem maiores até, com alta definição, cheio de recursos, altos Hz e custando um preço bem menor se comparado a de plasma (nestas horas ninguém lembra do fator inflação), e que mesmo assim, o pessoal acha ruim.

A evolução das telas está sempre acontecendo e facilitando cada vez mais os consumidores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, recentemente vendi meu LG 29UM69G e estou com um Alienware AW2518HF.

Quanto às características, o LG é 75Hz, IPS, Ultrawide. Já o Alienware é TN, LCD-TFT, 240Hz, Wide.

 

Okay, agora vamos as considerações:

O LG vaza luz nos cantos (principalmente no inferior esquerdo) mas a qualidade de imagem é muito boa. A frequência é baixa mas EU percebi diferença em relação ao 60Hz (Obs: FreeSync faz diferença e ajuda um pouco) e tem alto-falantes de boa qualidade!

Num contexto geral, o LG "peca" na baixa frequência, no fato de não ter ajuste de altura e poderia ter uma(s) porta(s) USB.

Quanto ao vazamento de luz, só é perceptível quando em fundo escuro.

Por sua vez, o Alienware tem todos os ajustes possíveis (altura, rotações latitudinal e longitudinal), frequência ímpar (já citados 240Hz) USB 3.0 porém, a qualidade de imagem é péssima (nunca vi pior - graças ao LCD de TFT) e não tem alto-falantes (tem um conector P2 no centro do monitor).

 

O "melhor" seria juntas o UltraWide e alta taxa de atualização, porém o custo Brasil é ridículo e o mais barato com essas características é o LG 34 144Hz, porém o custo dele é consideravelmente alto R$ 2.699,90 à vista no link ali atrás (lembrando que ele é Full HD e não 2k) e não tem os alto-falantes como seu irmão menor (de 29"). Isso significa que o valor pago por uma maior taxa de atualização e por uma tela 3 polegadas maior é de "somente" R$1800,00¹ (Brasil sil sil sil).

 

 

¹Comparado com o modelo 29WK500 que não tem alto-falantes, já o 29UM69G têm os alto-falantes porém custa R$100,00 a mais.

 

Dada minha experiência, hoje eu compraria um Samsung VA curvo 144Hz (com Quantum Dots) mas eu seria cobaia uma vez que nunca o vi ligado na minha frente e se eu tivesse melhores condições financeiras, o Acer XB271HU (27", 1440P, 144Hz, G-Sync, IPS) e se as condições fossem ainda melhores, um Ultrawide 1440P 144Hz IPS...

...mas isso já é assunto pra outra discussão.

 

Sobre a questão de 144Hz vs 60 resultar empatado, digo que o 60Hz cansa muito meus olhos enquanto maior frequência é menos agressivo. Nesse sentido, eu não tenho interesse em jogar em monitores de baixa frequência.

Não indico monitores 240Hz devido a 1° baixa qualidade dos painéis e 2° a dificuldade para qualquer hardware renderizar >200FPS.

 

Enfim, acredito que seja importante definir um limite financeiro para gastar em um monitor, em seguida definir o que você abre mão ou não (como no meu caso, preferi manter o monitor de alta frequência frente à qualidade) e assim poder filtrar os modelos que melhor encaixam nessa realidade.
 

Espero ter sido coerente com esse monte de texto... escrevi "direto" e não reli.

 

Sucesso aí!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

O LG vaza luz nos cantos (principalmente no inferior esquerdo) mas a qualidade de imagem é muito boa.

 

26 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Quanto ao vazamento de luz, só é perceptível quando em fundo escuro.

Meu antigo LG de 23' também era assim por causa do painel IPS, e este vazamento é causado por um aperto mal regulado nos cantos. Popularmente é chamado de backlight bleeding.

Nas primeiras semanas era insuportável a luz e mandei a uma assistência técnica da LG para dar um jeito. Pelo que entendi trocaram o display, mas continuou um pouco do vazamento, só que então era bem menos notável.

 

Atualmente comprei um Concórdia 23' 144Hz as cegas devido ao preço baixo e as críticas por ai. Me impressiono com a qualidade do produto e os recursos que apresenta, ainda mais por ser uma empresa brasileira. Em termo de qualidade perde por pouco do antigo IPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

eu seria cobaia uma vez que nunca o vi ligado na minha frente

Na verdade eu sempre fui cobaia das minhas compras (acho que essa parte ficou meio estranha).

Muitas me arrependo e muitas não mas todas me agregaram experiências.

2 horas atrás, Lost Byte disse:

Atualmente comprei um Concórdia

Eu pesquisei bastante antes de substituir o meu LG 29 e ainda assim fiz ********** adquirindo esse DELL e uma das opções era o Gamemax 1440P 144Hz mas não havia em estoque quando estava prestes a fechar a compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei esse Ultrawide 29 UM69G por 2 anos, a única coisa que senti falta foi de uma frequência maior. A base dele é uma *****, mas eu tinha um suporte F80N e ficou perfeito com ele, a LG coloca tecnologias muito boas mesmo nos monitores de entrada, é um IPS barato, mas as cores são muito fiéis, o tempo de resposta é bom e não tem problema de ghosting, o controle de qualidade é muito bom. Hoje os Samsung QLED(VA) 144Hz valem bem mais a pena que esse Ultrawide para jogos, 144Hz e contraste MUITO maior, além deles terem uma excelente base, já de fábrica. Apesar dele ser o melhor nessa faixa de preço, nem tudo são flores nesses Samsung: O FreeSync deles só inicia a partir dos 70Hz; Algumas unidades tem problema acentuado de ghosting ou estão vindo já com 1 ou 2 pixels mortos; O último ponto negativo é algo que descobri a pouco tempo, é que os painéis VA Samsung(todos os monitores VA baratinhos usam painel da Samsung) possuem um subpixel com design 'esquisito', podem ser ruins para trabalho(fundo branco + texto), não formam direito as letras, em algumas unidades pode ser coisa mínima, mas em outras pode ser algo bem ruim. Gamemax, Bluecase, HQ, são todos bombas normalmente, por mais que utilizem painéis de marcas famosas, a implementação é porca, o firmware é podre e é fácil achar nos fóruns pessoas sofrendo com diversos bugs de todos os tipos nessas marcas. Por mais que 144Hz não seja algo necessário no seu caso, é um recurso que torna a experiência muito melhor, na minha opinião não vale a pena abrir mão. Não faz sentido a questão do PC High End, pois não é necessário manter sempre 144 fps em todos os jogos, pode manter nos mais leves e jogar com menos frames em jogos pesados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!