Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então , eu uso o cabo displayport em um monitor aoc 144hz , porém depois de um tempo de uso , minha tela fica preta e aparece sem sinal , mas as outras entradas funcionam normalmente, não é o monitor e provavelmente não é a placa de vídeo.

Postado
6 minutos atrás, William Bruno disse:

Já, mesma coisa , não é o cabo, comprei o 1.4a certificado 

Não importa o tipo de cabo, pois cabos podem partir e serem danificados com o uso.

Se testou outro cabo DP, ok.

Coincidências à parte, um cliente meu me ligou hoje logo após meu almoço queixando-se do PC não dar imagem. Recomendei alguns testes e logo foi descoberto que a porta HDMI dele havia queimado. Isso normalmente acontece com equipamentos quando a instalação elétrica oscila muito e não tem as devidas proteções (leia-se clamper). Também ocorre quando a fonte é de má qualidade ou se faz uso de estabilizadores.

Postado
agora, WOZ Dods disse:

Não importa o tipo de cabo, pois cabos podem partir e serem danificados com o uso.

Se testou outro cabo DP, ok.

Coincidências à parte, um cliente meu me ligou hoje logo após meu almoço queixando-se do PC não dar imagem. Recomendei alguns testes e logo foi descoberto que a porta HDMI dele havia queimado. Isso normalmente acontece com equipamentos quando a instalação elétrica oscila muito e não tem as devidas proteções (leia-se clamper). Também ocorre quando a fonte é de má qualidade ou se faz uso de estabilizadores.

Não uso estabilizador, minha porta HDMI está ok e a porta displayport tambem , só que dps de 30m o pc da tela preta, eu tenho que desligar , tirar da tomada , e ligar o pc de novo

Postado

Lembrei que ocorreu com meu monitor em 2018 também. No meu caso foi a entrada DVI, e eu sempre tenho cabos novos à disposição por ser técnico. Testei um cabo novo e não funcionou, mas na entrada RGB funcionou normalmente. Logo presumi que era a entrada. Usei o pc por um ano no RGB, até que precisei fazer testes que dependiam do HDMI e usei um terceiro cabo. O DVI funcionou normalmente como se nada tivesse acontecido. Testei com o outro cabo novo que havia utilizado anteriormente sem sucesso, e testei com meu antigo também sem sucesso. Resultado: na verdade meu cabo estava partido/danificado, o novo (lacrado) que abri em seguida veio com defeito, e somente o terceiro era confiável, mesmo todos os três sendo originais, blindados, de boa qualidade.

Fica a dica.

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, William Bruno disse:

Não uso estabilizador, minha porta HDMI está ok e a porta displayport tambem , só que dps de 30m o pc da tela preta, eu tenho que desligar , tirar da tomada , e ligar o pc de novo

Isso ocorre com todas as saídas ou apenas com DP?

Postado

Quando ocorreu comigo eu instalei atualização de firmware da GPU, instalei atualização do monitor, formatei a máquina e nada. Às vezes é um simples pino torto no interior do conector da GPU ou do monitor. Passar um isopropanol delicadamente com um pincel de cerdas macias nas entradas (com os referidos componentes desligados da tomada) poderia trazer algum resultado, pois oxidação nunca deixa de ser uma possibilidade.

Postado

@WOZ Dods Voltei aqui , eu resolvi , trocar a placa-mãe e passar um isopropanol , mas não seria muito improvável ser oxidação ? ou simplesmente comprar outra placa de vídeo , tem alguma probabilidade de ser a placa-mãe ? 

Postado
41 minutos atrás, William Bruno disse:

@WOZ Dods Voltei aqui , eu resolvi , trocar a placa-mãe e passar um isopropanol , mas não seria muito improvável ser oxidação ? ou simplesmente comprar outra placa de vídeo , tem alguma probabilidade de ser a placa-mãe ? 

Trocar componente sem ter certeza absoluta é garantia de passar raiva. Oxidação é bem mais comum que você imagina, pois não requer um banho, apenas umidade excessiva. A limpeza com isopropanol resolve esse caso, pois ao contrário do ferro, cobre não é carcomido pela oxidação, e ela pode ser limpada ou raspada e o metal voltar a ter condutividade normal.

Postado

@WOZ Dods Então eu fiz o que você disse, passei o isopropanol nas entradas e o DP voltou a funcionar , joguei 2 dias sem problemas , mas voltou o problema, dps de um tempo o PC fica tela preta, acho que vou comprar outra placa de vídeo :/

Postado

Sua GPU só tem saída DP? De repente poderia experimentar com outro tipo de cabo. O problema é que frequências mais altas e ***Sync é só com DP mesmo. Se puder testar com outra placa de vídeo antes só para ter certeza seria melhor. Se eu tivesse mais experiência com esse tipo de interface talvez pudesse ajudar melhor. Já pesquisou em fórums específicos? 

Lendo outros fórums eu percebi que dependendo da instalação da GPU o cabo display port não consegue travar no lugar corretamente. A resolução disso é desaparafusar a GPU e reaparafusa-la deslocada um pouco para baixo, debastar um pouco a parte do gabinete ou então usar outra saída DP se sua GPU tiver mais de uma. Veja os tópicos abaixo.

Display port no signal issue

NVIDIA Has a DisplayPort Problem Which Only a BIOS Update Can Fix

adicionado 0 minutos depois

Esse artigo sobre o update de BIOS das GPUs Nvidia é bem interessante. Leia com calma depois.

Postado

@WOZ Dods Minha placa é da AMD, RX 460, e as outras entradas funcionam, e eu ja tinha lido sobre essa att da bios,

porém sobre desparafusar eu não tinha visto, seria esse o problema? porque antes de ficar com esse problema, eu usei a placa por uns 2 meses funcionando 

Postado

O cabo DP tem que ficar preso ao ser conectado ao ponto de só poder ser retirado quando se aperta o botão de destrave. É muito comum, ao menos pelo que li já que não utilizo este tipo de cabo em casa, que por causa do gabinete ou da instalação da GPU esse conector não entre completamente, gerando mal contato que pode surgir de imediato ou após algum tempo. Se o cabo sai sem ter que pressionar a trava, pode ter certeza de que é esse seu caso. E ter desconectado para limpar e ter funcionado é mais um indicativo disso, pois podia não estar sujo, mas você ter reconectado um pouco melhor do que estava antes, mas ainda não bem o bastante.

Postado

@WOZ Dods  O cabo não sai quanto tento puxar com a trava, porém , eu usei da mesmo forma e funcionou 2 meses perfeitamente, quando comprei o monitor , porém agora o mais viável é fazer isso ? mesmo o cabo não saindo com a trava?

• Curtir 1
Postado

@William Bruno não entendi sua afirmação. Você quer dizer que não precisa acionar a trava para retirar o cabo? Se for isso, reposicione a GPU de forma que tenha mais folga entre a saída DP e a aleta do gabinete e veja se melhora sua situação.

No seu lugar, eu faria um teste de bancada e teria certeza definitiva se é meu gabinete que está atrapalhando ou se é um problema da GPU. Lembrando que muitas vezes é só o usuário que não está inserindo o conector até o final.

Postado
3 horas atrás, William Bruno disse:

@WOZ Dods Meu cabo está ok, eu disse que quando eu tento puxar com o cabo conectado , eu não consigo, então acho que seria outro problema, não sei...

Recomendo teste de bancada, se ainda estiver querendo salvar essa GPU. Isso consiste em extrair os componentes e testá-los sobre uma superfície não condutiva (borracha, papelão, plástico especial anti-estático). Se a conexão for o problema, testar a placa de vídeo fora do gabinete vai revelar a verdade. Se não funcionar, ou mude para outro tipo de cabo (DVI, HDMI, etc.) ou teste a GPU em outro PC.

Postado
18 minutos atrás, William Bruno disse:

@WOZ Dods @WOZ Dods  Então , vou tentar fazer isso , pode ser problema de eletricidade ne ? 

Por você ter falado que ao limpar o conector voltou a funcionar, nada me convence de que não seja problema no cabo ou no encaixe/gabinete. Como técnico, se este PC estivesse na minha mão para manutenção eu insistiria nisso exaustivamente.

Postado

Eu queria relatar outro problema támbem, quando eu jogava, depois de um tempo, meu jogo ficava lagado com o DP,

tipo se o Refresh rate tivesse bugado, e a tela ficava com umas ondas, voltava ao normal se eu reiniciasse o pc, mas dps de passar o isopropanool, isso parou, (só acontecia nos jogos)

Postado
4 horas atrás, William Bruno disse:

Eu queria relatar outro problema támbem, quando eu jogava, depois de um tempo, meu jogo ficava lagado com o DP,

tipo se o Refresh rate tivesse bugado, e a tela ficava com umas ondas, voltava ao normal se eu reiniciasse o pc, mas dps de passar o isopropanool, isso parou, (só acontecia nos jogos)

Mais um sinal de mal contato... 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!