Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, não tinha certeza onde postar já que minha dúvida pois envolve o Windows 10 e o windows XP então achei melhor postar aqui.

Recentemente baixei um jogo bem antigo no meu PC que eu jogava há muito tempo. Ele funcionou no windows 10 porém travando muito inclusive no menu, fui nas propriedades e mexi em todas as configurações possíveis no Modo de Compatibilidade, continuou com leg. No mesmo PC no Oracle VM VirtualBox eu instalei o Windows XP, neste o jogo funcionou perfeitamente.

Até aí sem problemas, até gosto de usar o XP pela nostalgia, estou simplesmente curioso porque um jogo tão antigo e simples dá leg no Windows 10 mas não no Windows XP???

Como essa dúvida é apenas por conhecimento eu gostaria de uma resposta bem explicada sobre o assunto, não um resumo de uma unica frase.

O jogo é Pekka Kana 2 

Especificações do meu PC:

• Chipset gráfico:
  • AMD Radeon R7 200 Series (Não sei exatamente o modelo, tanto o CPU-Z quanto o dxdiag dizem apenas isso, mas também acho que não é relevante)
  • Tamanho da memória - 2048 MB
  • Tipo de memória - DDR3
  • Clock interno - 1050 MHz
  • Sistema:
  • Versão do Windows - Windows 10 Pro (64 bit)
  • Memória do sistema - 8 GB
  • Tipo da CPU - AMD Phenom(tm) II X4 945 Processor
Postado

Seu PC nem sequer é tão moderno assim. Na verdade os phenom II são do início da década, e já estão obsoletos há muito tempo. O windows 10 que é seu problema, pois o jogo foi desenvolvido para XP e você teria que rodá-lo em modo de compatibilidade para funcionar (isso se o modo de compatibilidade permitir, pois ele não é perfeito). O LAG que você mencionou pode se dever a várias razões, mas a falta de compatibilidade de drivers e bibliotecas que o windows utiliza é a maior delas. Tente entender que cada versão de windows é uma plataforma completa com bibliotecas e drivers específicos que o jogo tem que estar preparado para utilizar. O sistema ainda tem algum nível de retrocompatibilidade com alguns programas do windows 7, mas nenhuma com o XP, pois a Microsoft já tinha se empenhado por anos em abolir o mesmo, muito antes de sequer lançar o windows 8. Agora que ela se empenhou em abolir o W7, certamente não teremos mais compatibilidade no próximo sistema que ela lançar.

Em resumo, todo sistema é uma plataforma na qual os programas se apoiam e eles dependem de seu "environment" para funcionarem. Novas plataformas são desenvolvidas com novas tecnologias, e se elas fossem 100% retro-compatíveis com tudo que já foi lançado anteriormente, seriam extremamente infladas, lentas e ineficientes.

Pense assim: os caças da segunda guerra precisavam de centenas de metros de pista para acelerar antes de decolar. Os caças modernos precisam de frações desse espaço. Por qual razão construiríamos, hoje, porta-aviões com pistas longas, gastando mais recursos, mais dinheiro para esta finalidade, se não utilizamos mais os caças da WWII? Se eles são ineficientes e inadequados para nossa realidade atual?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!