Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pesquisei aqui no fórum que toda série 3 do ryzen 5 é bugada em relação ao uso dos clocks do processador fazendo o mesmo usar 100% do desempenho em atividades desnecessárias fazendo a fan do processador ficar oscilando bastante.

Li que desativar o precision boost na bios irá sacrificar um pouco de desempenho mas resolveria esse problema do processador usando o máximo de clock desnecessariamente e que isso resultaria também na diminuição da temperatura

Isso é correto?

VI esses comentários como exemplo:

mano é aasim mesmo se você fizer stress vai dar 93 graus no tdie , tambem tenho um ryzen 3600 , o que você pode fazer é comprar outro cooler air ou water , ou então perdendo um pouco de desempenho e desativar o precision boost na bios

-

desativa o turbo boost que ja era, o meu em stress total com cooler box chega no maximo a 70 graus. Perde um pouco de desempenho, mas baixa bastante a temperatura.

-

Quem tá com problemas na temperatura, vai na BIOS, entra na aba de overclock do CPU e desativa o VCORE e o PRECISION BOOST OVER DRIVE, que já vem automatico de fabrica na amd, é tipo um overclock automático, depois que desativei a CPU voltou aos clocks originais e ficou estável as temperaturas. Agora só roda entre 40 graus á 60 no máximo, com o CPU em 100%.

-

Meu processador é ryzen 5 3400g

Postado
53 minutos atrás, Seumadrugahs disse:

Pesquisei aqui no fórum que toda série 3 do ryzen 5 é bugada em relação ao uso dos clocks do processador fazendo o mesmo usar 100% do desempenho em atividades desnecessárias fazendo a fan do processador ficar oscilando bastante.

Nunca ouvi isso, mas tudo bem.

54 minutos atrás, Seumadrugahs disse:

Li que desativar o precision boost na bios irá sacrificar um pouco de desempenho mas resolveria esse problema do processador usando o máximo de clock desnecessariamente e que isso resultaria também na diminuição da temperatura

Desativar o turbo é a solução errada para outro problema (o de super aquecimento), então não é uma boa.

55 minutos atrás, Seumadrugahs disse:

mano é aasim mesmo se você fizer stress vai dar 93 graus no tdie , tambem tenho um ryzen 3600 , o que você pode fazer é comprar outro cooler air ou water , ou então perdendo um pouco de desempenho e desativar o precision boost na bios

-

desativa o turbo boost que ja era, o meu em stress total com cooler box chega no maximo a 70 graus. Perde um pouco de desempenho, mas baixa bastante a temperatura.

-

Quem tá com problemas na temperatura, vai na BIOS, entra na aba de overclock do CPU e desativa o VCORE e o PRECISION BOOST OVER DRIVE, que já vem automatico de fabrica na amd, é tipo um overclock automático, depois que desativei a CPU voltou aos clocks originais e ficou estável as temperaturas. Agora só roda entre 40 graus á 60 no máximo, com o CPU em 100%.

Ignore esses comentários, são pessoas que não sabem o que estão dizendo. Ou pelo menos, estão fora de contexto, mas é mais provável que só não saibam mesmo.

• Curtir 1
Postado

@grievous @Imakuni Não estou com problemas de superaquecimento, mas acho estranho o uso indevido do processador para atividades ínfimas, por exemplo fico jogando apex no high e acho normal usar 100% do processador e chegar ao pico de 75 graus,

Mas quando vou jogar lol ou dota 2 q são jogos levíssimos fica na temperatura normal de 58 a 68 graus, mas aleatoriamente dá uns pico de 68 a 74 graus usando o máximo do processador sem nenhuma necessidade

E isso resulta numa fan barulhenta que acho o problema mais chato porque o tempo inteiro jogando fica alternando entre o baixo a medio e alto desempenho ficando aquela turbina de avião no seu ouvido

Eu uso a fan que vem com o próprio processador que dizem ser boa mas barulhenta mesmo

Aí tô na duvida de como resolver esse problema na oscilação da fan: achar algum jeito de desabilitar o turbo do processador e aí reduzir a temperatura e consequentemente a fan vai oscilar menos por atingir temperaturas menores (se isso funcionar... n sei se desabilitar o turbo core vai diminuir as temperaturas)

Ou programo manualmente o uso da fan no speedfan

Ou compro um cooler decente...

O que vcs acham?

Postado
2 horas atrás, Seumadrugahs disse:

Mas quando vou jogar lol ou dota 2 q são jogos levíssimos fica na temperatura normal de 58 a 68 graus, mas aleatoriamente dá uns pico de 68 a 74 graus usando o máximo do processador sem nenhuma necessidade

Se há uso, é porque há necessidade. E 74C não faz diferença, a temperatura dá pulo mesmo quando há uso.

3 horas atrás, Seumadrugahs disse:

E isso resulta numa fan barulhenta que acho o problema mais chato porque o tempo inteiro jogando fica alternando entre o baixo a medio e alto desempenho ficando aquela turbina de avião no seu ouvido

Eu uso a fan que vem com o próprio processador que dizem ser boa mas barulhenta mesmo

Aí tô na duvida de como resolver esse problema na oscilação da fan: achar algum jeito de desabilitar o turbo do processador e aí reduzir a temperatura e consequentemente a fan vai oscilar menos por atingir temperaturas menores (se isso funcionar... n sei se desabilitar o turbo core vai diminuir as temperaturas)

Qualquer fan decente faz barulho em alta rotação, é algo que não tem como evitar. Agora, o que você pode evitar é deixar subir o RPM, configure a curva manualmente que resolve o problema do barulho.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Imakuni disse:

Se há uso, é porque há necessidade. E 74C não faz diferença, a temperatura dá pulo mesmo quando há uso.

Qualquer fan decente faz barulho em alta rotação, é algo que não tem como evitar. Agora, o que você pode evitar é deixar subir o RPM, configure a curva manualmente que resolve o problema do barulho.

Pra configurar a curva manualmente seria no speedfan, correto? você poderia me indicar um tutorial pra isso?

Obrigado

adicionado 29 minutos depois

Como o lol é um jogo leve o jeito que arrumei de n ficar exigindo desnecessariamente do processador foi mudar pra economia de energia, aí o lol fica tranquilo com pico de no máximo até 63 graus (comparado a antes a 74 graus)

O que acho estranho é que ainda fica oscilando muito a temperatura em um curto tempo, sempre fica entre 47 a 58 graus e isso faz com que a fan fique alternando a cada 10 seg em média entre baixo a médio desempenho. É normal essa oscilação de temperatura repentina?

É só em game isso, em idle ou usando só a internet a temp fica normal sem oscilar

• Membro VIP
Postado

@Seumadrugahs Se eu não me engano a configuração da curva da ventoinha pode ser feita no Ryzen Master, software da própria AMD dedicado p/ overclock.

Minha sugestão seria ativar o vsync no LOL, veja se isso não resolve o seu problema.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...