Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera to com um notebook recém comprado da acer um Aspire 5 A515-52G-57NL e as configurações são:

Placa de vídeo Geforce MX130

I5 8ª geração 

16gb de memória ram

Hd de 1tera

To usando muito para jogos, já que roda a maioria com um fps aceitável porém ontem percebi que, ao desligar, ele estava fervendo, baixei o HW monitor para ver a temperatura e estava 70ºC a temperatura do processador. Eis a pergunta, eu uso ele sem nnenhum suporte embaixo o que eu não sei se dificulta a saída de calor e se aquelas ventoinhas externas que o pessoal comprava muito a um tempo atrás realmente funciona, e se alguém tiver outras dicas para me dar como manter o processador com temperatura aceitável, pensei em pasta térmica, mas não quero me arriscar a abrir o note já que ele ta novo e eu tenho 0 experiencia no assunto.

E aproveitando já o tópico peço dicas de SSD pois como só tem o hd ele demora muito para ligar, não precisa ser um parrudo (custo-benefício).

Postado
29 minutos atrás, Rafael Murakami Moura disse:

Eis a pergunta, eu uso ele sem nnenhum suporte embaixo o que eu não sei se dificulta a saída de calor

se você usar ele em alguma superficie q bloqueie as saidas de calor, sem sombra de duvidas vai prejudicar.. a saida tem q ficar a mais livre possivel, tem q haver um pouco de espaco até para q o ar possa entrar e sair.. usar em cima de almofadas, cama, lencois, etc, torna tudo pior..

31 minutos atrás, Rafael Murakami Moura disse:

se aquelas ventoinhas externas que o pessoal comprava muito a um tempo atrás realmente funciona

na epoca q usei notebook, ha mais de 10 anos, ate comprei uma dessas mas sinceramente nao vi muito efeito nao..

32 minutos atrás, Rafael Murakami Moura disse:

pensei em pasta térmica, mas não quero me arriscar a abrir o note já que ele ta novo e eu tenho 0 experiencia no assunto.

entao esqueca, porque esse procedimento deve ser por quem tem pelo menos algum conhecimento previo minimo.. se nao sabe, nao faz.. e se o note é novo, pode ta na garantia e talvez nem precise trocar pasta nem nada.. é so o estilo de uso mesmo

33 minutos atrás, Rafael Murakami Moura disse:

E aproveitando já o tópico peço dicas de SSD pois como só tem o hd ele demora muito para ligar, não precisa ser um parrudo (custo-benefício).

você precisa estipular VALORES..

Postado

@Rafael Murakami Moura Bases de ventilação estilo Note Pal, são muito benéficas ao seu notebook. Elas mantém o fluxo de ar concentrado na parte de baixo do mesmo e isso é essencial para aumentar sua durabilidade. A temperatura não cai muito (e isso varia de modelo para modelo), mas não é só o interior do CPU que importa quando falamos de arrefecimento, e sim todo o conjunto.

Sobre o SSD, li que esse modelo de note tem suporte a M.2 tanto Sata quanto NVMe. Se quiser ter algo de ponta, vá em NVMe. Se quiser apenas aumentar a velocidade de carregamento do sistema, vá de SATA. Independente de qual escolher, pegue M.2 para facilitar a instalação (confira no manual se ele realmente tem suporte antes de comprar). No final das contas, a diferença de desempenho efetiva entre NVMe e SATA é pequena demais para justificar a diferença de preço, então fica a seu critério. Um M.2 SATA de 240 GB custa entre 170 e 200 reais (prefira marcas corsair, patriot, western digital, crucial, geil, g.skill e adata). 

Esquece isso de pasta térmica. Pasta deve ser renovada após alguns anos de uso, e em notebook o "adesivo térmico" (não usa pasta) costuma durar muitos anos antes de necessitar verdadeiramente de substituição. Trocar isso agora será mais prejudicial do que tudo, porque além de ser desnecessário viola a garantia. Esquece isso.

Se puder comprar o notepal/base de notebook, compre. Não vai se arrepender. Prefira marcas de qualidade como Thermaltake, Cooler Master, Deepcool e outras internacionais de qualidade. Fique longe de marcas descartáveis como Multilaser, C3tech e similares.

adicionado 2 minutos depois

Não curto kingston. Prefiro outras marcas melhores. Mas se quer baixo custo essa é a melhor opção:

SSD Kingston A400 240GB, M.2 2280, Leitura 500MBs e Gravação 350MBs, SA400M8/240G - R$ 199.23

adicionado 10 minutos depois

Só tome cuidado na hora de instalar. Muitas pessoas que não tem costume de instalar M.2 em notebook instalam ele invertido (trocando as keys) e isso danifica o aparelho, às vezes mata o M.2. Então, cuidado!

Na hora de escolher o notepal, escolha um que tenha boa ventilação e bom design. Use seu note apenas em mesa, pois na cama sempre vai danificá-lo (senão por sufocamento, então por trepidação que danifica o HD). Se você quiser instalar o sistema no SSD sem dores de cabeça, pode baixar o sistema aqui: https://www.microsoft.com/en-us/software-download/

Baixe windows 10, instale, logue com sua conta microsoft (a mesma que você tiver logado pela primeira vez no sistema que veio com o note). Sua licença deve estar vinculada a sua conta, então você conseguirá transferí-la para o novo sistema sem problemas. Alternativamente você pode fazer um clone do disco antigo, mas te falo que não tem nada melhor que um sistema novo sem as porcarias que a fabricante instala. Só lembre de baixar os drivers todos do site da Acer e instalar um a um.

adicionado 10 minutos depois

Ah, e instale sistema 64 bits, sempre.

Postado

VAleu pelo feedback galera, vou atras de tudo isso, quanto a instalação do SSD vou deixar por conta de algum técnico e pretendo gastar em torno de R$250,00.

VOu atrás de um notepal agora mesmo, valeu guys. Me assustei quando vi 70ºC no processador mas acredito ser o normal quando se exige um pouco mais dele.

Só não entendi muito bem essa de Sata, NVme e M.2, não sei como diferenciar eles

Postado
36 minutos atrás, Rafael Murakami Moura disse:

Só não entendi muito bem essa de Sata, NVme e M.2, não sei como diferenciar eles

Vem escrito no anúncio, apesar de até as lojas confundirem de vez em quando (comprei produtos com anúncios errados duas vezes ano passado, tive que devolver). Seu note suporta ambos, então não vai passar aperto se comprar errado. O preço dos NVMe é mais alto, só isso que precisa saber.

38 minutos atrás, Rafael Murakami Moura disse:

VOu atrás de um notepal agora mesmo, valeu guys. Me assustei quando vi 70ºC no processador mas acredito ser o normal quando se exige um pouco mais dele.

É perfeitamente normal para note, mas não quer dizer que seja saudável. Quanto maior a temperatura, menos eles duram.

38 minutos atrás, Rafael Murakami Moura disse:

VAleu pelo feedback galera, vou atras de tudo isso, quanto a instalação do SSD vou deixar por conta de algum técnico e pretendo gastar em torno de R$250,00.

Entre deixar por conta de "algum técnico" e fazer você mesmo, eu confiaria mais em você mesmo fazer. Técnico sem referência e que nunca fez esse procedimento tem a mesma chance de errar que você. A maior dificuldade seria só de abrir o notebook e pesquisar no manual, ou na referência da própria placa-mãe, a posição correta de encaixe, isso se o SSD que você comprar tiver as duas keys, o que nem sempre acontece. Se tiver uma só é só chegar e encaixar, sem erro. Recomendo que veja alguns vídeos sobre o assunto para ver se tem coragem de fazer você mesmo. Basta procurar por algo do tipo como instalar M.2, ou M.2 em notebook

adicionado 6 minutos depois

Lembrando aqui agora, tem um outro tipo de cooler para notebook. Eu conhecia pelo nome do primeiro que encontrei para comprar, que era o Fairy, mas hoje tem outras marcas e modelos no mercado. Esse é um exemplo: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=63728&gclid=CjwKCAiAu9vwBRAEEiwAzvjq-5wcs4NwyhgP6w_WMZVqNz-PXKFbeuA5pbjFL06Wvad1UiimKDPIHxoCFhkQAvD_BwE

Pessoalmente nunca usei. Penso que se não tiver a entrada de ar bem livre (ele atua na saída, ao contrário dos notepal) não vá adiantar tanto. Fora que os modelos que eu já vi eram bem barulhentos, mas prometiam milagres também.

Postado

@WOZ Dods

Valeu pelos retornos ta ajudando muito, eu vi que meu note é bastante aberto a parte inferior, até onde não tem ventoinha, acredito para da essa circulação de ar a mais, só que como to usando na mesa sem suporte acaba que não adianta muita coisa, o ar quente vai para mesa e não circula, o que acaba esquentando, mas enfim, sobre essa de ver no youtube, fiz isso para instalar a fonte do meu pc, em meio de muito desajeitos consegui executar a tarefa e ligar o computador e aprender bastante sobre hadware, só que as vezes penso ter danificado, sempre fico meio com pé atras de deixar na mão de outra pessoa, mas daqui para lá eu penso melhor sobre e vou estudando

• Curtir 1
Postado

@Rafael Murakami Moura Fazendo com calma e planejando com antecedência é muito difícil errar. Assista vídeos sobre manuseio dos componentes. Todos tem sua forma correta de manusear e o mais importante, no geral, é não deixar cair no chão. Raros são os componentes que sobrevivem a isso. 

A instalação do SSD em si é muito simples e fácil. A parte de abrir o note que é o drama. Todos os modelos de notebook hoje você acha algum vídeo mostrando os macetes, é só procurar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!